quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Veículos alternativos são alvos de atentados

- Publicidade -

Motoristas da Cooperativa de Transportes Alternativos de Natal aguardavam na manhã de ontem , na Delegacia de Plantão da Polícia Civil da Zona Norte, pela requisição para a perícia, pelo ITEP, de quatro veículos da Cooperativa de Transportes Alternativos de Natal,  que sofreram ataques na madrugada de ontem, causando danos também a uma residência e um veículo de passeio. Dois desses alternativos foram totalmente incendiados, um outro recebeu dois tiros e um quarto veículo teve uma pedra de paralelepípedo jogada contra seu parabrisas.
Veículo incendiado no Soledade II estava estacionado na garagem do proprietário
O motorista Julio Cesar, proprietário do veículo que fazia a linha 314 – Nordelândia/Boa Esperança/Igapó sofre a situação mais díficil. A casa em que ele mora de aluguel na rua  Ilha de Marajó, no Conjunto Soledade II, teve um dos quartos – que ficava ao lado da garagem na qual seu veículo de transporte estava guardado – com parte do telhado arrancado pela explosão, assim como a pequena área na entrada da casa, onde as paredes também ficaram bastante danificadas. Parte do porta-malas do seu veículo de passeio derreteu com o calor do incêndio. Júlio acredita que foi atirado algo como um coquetel molotov, porque o incêndio consumiu o veículo de transporte muito rapidamente: “Algumas pessoas disseram ter visto uma moto com  duas pessoas jogarem algo na direção do veículo e que havia um outro carro atrás da moto, dando cobertura. O fato é que não dá pra continuar operando sob o terror”.

Julio César conta que a linha 314 havia sido desativada pela empresa Norteriograndense, que decretou falência, mas a cooperativa fez a solicitação à Secretaria de Mobilidade Urbana para assumir a rota, e contou com o apoio do Sindicato das Empresas de Transportes Urbano do RN para essa finalidade.
Outro incêndio ocorreu no Soledade I. O veículo estava estacionado em frente à casa do motorista
No Conjunto Soledade I, outro motorista da cooperativa, Fábio Rogério, também teve um susto nesta madrugada, quando foi acordado pelos vizinhos na rua Itabuna, alertando o morador sobre o incêndio que acontecia no veículo que ele havia deixado estacionado em frente à sua residência, como de costume e com autorização do proprietário: “Ouvi tiros e em seguida, os gritos dos vizinhos. Tentei abrir a porta do veículo para usar o extintor, mais a explosão aumentou, a frente da casa ficou coberta de fumaça e eu tive que quebrar um muro atrás da casa para sair com a minha família em segurança” – conta. Fábio Rogério diz que trabalha como motorista há um ano e meio e apesar de já ter sofrido vários assaltos, nunca tinha vivido algo tão terrível. O veículo incendiado fazia a linha 503-Planalto/Satélite/Centro.
Van que estava no conjunto Santa Catarina foi alvo de tiros
Na casa do motorista Reginaldo Pedro da Silva, na rua Itaperuna, Conjunto Santa Catarina,  a família acordou também por volta das três horas da madrugada com um barulho de explosão: “Achamos que tinha sido um fio de alta tensão na rua, mas logo vi que os vidros do transporte ainda estavam se estilhaçando por conta dos tiros” – afirma Reginaldo, que diz ter recebido ameaças desde que se dispôs a assumir a nova linha. Esse veículo, que fazia a linha 052, foi atingido por dois tiros que atravessaram o parabrisas traseiro e atingiram o da frente.  No painel de controle do motorista, dava pra ver resto das cápsulas das balas.
Veículo estacionado em posto da Moema Tinoco foi apedrejado
O último veículo depredado estava estacionado para conserto em um posto de gasolina no início da rua Moema Tinoco, no Conjunto Pajuçara e recebeu uma pedra atirada contra seu parabrisas.

A presidente da Cooperativa de Transportes Alternativos, Maria Edileuza de Queiróz, lamentou a onda de atentados e disse que espera providências das autoridades: “Temos 80 pais de famílias que estão trabalhando com medo. Hoje, quase quiseram parar por completo”.

O Delegado Marco Geriz, da delegacia de plantão na Zona Norte, diz que os boletins de ocorrência dos casos foram feitos e serão encaminhados para as delegacias distritais.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas