sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

A voz do polvo é a voz de Deus

- Publicidade -

Berlim (AG) – Vem da Espanha o famoso provérbio: “Não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem”. Um dia antes de sua primeira final de Copa do Mundo, os súditos da Rainha Sofia já devem ter adaptado o ditado para “Não acredito no polvo, mas que ele acerta, acerta”. Hoje Paul — ou seria Pablo? —, o molusco-profeta do aquário Sea Life, em Oberhausen, na Alemanha, deu seus derradeiros “palpites” neste Mundial. Ele “apostou” nas vitórias da Espanha, na final, e Alemanha, na disputa pelo terceiro lugar.

O polvo Paul, que ficou famoso por adivinhar os resultados durante a Copa do Mundo, voltou a trabalhar e aponta a Espanha como campeãAté agora, Paul só era consultado sobre os vencedores dos jogos da seleção alemã. Mas, por conta da final inédita, abriu-se esta exceção. Pela primeira vez também ele apontou o resultado de dois jogos em sequência, sendo que apenas um de véspera, como de costume. Apesar disso, os procedimentos foram os mesmos de sempre. Duas caixas com a mesma quantidade de mexilhões são colocadas no aquário de Paul, cada uma com a bandeira de um país. Aquela que ele abrir para pegar a comida é considerada seu “palpite”.

O processo seletivo de ontem foi transmitido para toda a Europa. Duas redes de TV alemãs interromperam a programação para uma cobertura ao vivo. Canais de Espanha, Holanda e outros países do continente também acompanharam a decisão de Paul em tempo real. A primeira escolha foi bastante rápida. Paul levou três minutos para abrir a caixa com a bandeira espanhola. Para apontar a vitória alemã, na partida deste sábado (10), contra o Uruguai, foram gastos 10 minutos.

— Essa foi rápida. Parece que a vitória da Espanha é quase certa — disse Tanja Munzig, porta-voz do aquário Sea Life, afirmando ainda que, em algumas ocasiões, ele levou até 70 minutos para se decidir.

O polvo já mostrou que é imparcial em suas escolhas. Apesar de viver na Alemanha, “previu” que a seleção tricampeã perderia para a Sérvia, na primeira fase, e seria eliminada pela Espanha, na semifinal. Inglês de nascimento, “apostou” na vitória alemã sobre o time de Gerrad, Rooney e Cia. Neste Mundial tem 100% de acerto, mas errou quando escolheu a caixa com a bandeira alemã na véspera da final da Eurocopa de 2008. A Espanha acabou conquistando o título.

Este deslize e os dois recentes votos de confiança na seleção de Del Bosque transformaram o polvo no mais novo queridinho da Espanha. A ponto de virar assunto do governo daquele país. O primeiro-ministro José Luis Rodriguez Zapatero, é um dos novos admiradores de Paul.

— Estou preocupado com o polvo… Penso em enviar uma equipe de proteção — disse Zapatero.

A ministra espanhola para o Meio Ambiente e a Pesca, Elena Espinosa, também quer o polvo bem vivo:

— Na segunda-feira estarei no Conselho de Ministros da Europa e pedirei uma moratória para Paul, para evitar que os alemães o comam.

Na imprensa espanhola, a escolha de Paul foi saudada como prenúncio da conquista quase certa do título inédito. “O polvo Paul nos tornou campeões”, foi a manchete do diário esportivo “Marca” em sua página na internet. Os espanhóis podem até não acreditar mais em bruxas, mas que o polvo acerta, disso ninguém por lá duvida.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas