quarta-feira, 24 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Felipão inicia um novo ciclo hoje

- Publicidade -

Londres/Inglaterra (Gazeta Press) – A Seleção Brasileira inicia uma nova era hoje, quando enfrenta a Inglaterra em amistoso programado para às 16h30 (no RN) no Estádio Wembley, em Londres, capital inglesa. Isso porque o duelo será o primeiro do técnico Luiz Felipe Scolari no comando do time canarinho desde a sua volta. Caberá ao treinador, campeão em 2002, repetir aquele feito, dessa vez ao lado de Carlos Alberto Parreira, treinador vitorioso no Mundial de 1994 e que se tornou coordenador nesta comissão técnica.
Depois de 11 anos longe da Seleção, Luiz Felipe Scolari retorna ao comando do Brasil no amistoso de hoje, contra a seleção inglesa
Felipão, que substitui Mano Menezes, vai reencontrar a Inglaterra, a quem derrotou nas quartas de final da Copa do Mundo de 2002, em triunfo de virada por 2 a 1. Atualmente as duas equipes passam por momentos diferente. O Brasil sequer conseguiu montar um time confiável para a disputa da Copa das Confederações de junho, o que faz seus torcedores temerem um fracasso no Mundial em casa, no próximo ano. Já os ingleses parecem mais estáveis, apesar de estarem na segunda colocação do Grupo H das Eliminatórias para a Copa do Mundo, atrás de Montenegro.

No Ranking da Fifa os britânicos aparecem em sexto lugar, enquanto que os brasileiros são apenas os 18º colocados. “Vamos trabalhar desde já para o resgate do carinho do torcedor. Acredito que temos condições de fazer um bom trabalho e chegarmos confiantes e competitivos nas competições que teremos pela frente”, disse Felipão.

Porém, a comissão técnica quer evitar cobranças exageradas em caso de um mau resultado contra os ingleses. “Não seria inteligente cobrar resultados agora. Estamos mais preocupados com o desempenho da equipe, pois se isso for bem os resultados logo virão”, afirmou Parreira.

A equipe de Felipão tem novidades, a começar pelo gol, onde Júlio César volta a ganhar uma oportunidade desde a derrota de 2 a 1 para a Holanda nas quartas de final da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Outro que reaparece é o meia Ronaldinho Gaúcho, um dos destaques da Família Scolari de 2002. “Eu tenho uma história na Seleção Brasileira que não gostaria que terminasse com a eliminação para a Holanda. Quero encerrar meu ciclo com esta camisa com chave de ouro e por isso pretendo aproveitar as oportunidades que surgirem”, disse Júlio César.

Também novidade nesta convocação, o zagueiro Dante deve começar jogando ao lado de David Luiz, com quem formou a zaga no único treinamento da equipe antes do confronto. Dúvida  por causa de dores na panturrilha, David Luiz se movimentou com naturalidade, e Leandro Castán e Miranda devem ficar como opções no banco.

Pelo lado da Inglaterra, o técnico Roy Hodgson considera importante a oportunidade de enfrentar o Brasil para ter uma noção de como está seu trabalho. “Estamos querendo a classificação para uma Copa do Mundo que será disputada no Brasil e nada melhor do que termos pela frente um teste contra a equipe que será anfitriã deste torneio. A Seleção Brasileira tem sempre um time forte, jogadores de grande qualidade técnica e que vai exigir muito de nós”, analisou o técnico da Inglaterra.

Ronaldinho quer se fixar no time

Ausente nas últimas partidas da Seleção Brasileira, o meio-campista Ronaldinho Gaúcho retornou ao time verde-amarelo sob o comando do treinador Luiz Felipe Scolari, que reassume a equipe nacional após triunfar na Copa do Mundo de 2002.

Em busca de se fixar entre os atletas lembrados por Felipão, o jogador do Atlético-MG espera ter ótimo desempenho no amistoso contra a Inglaterra, hoje, às 16h30 (no RN), no estádio Wembley (Londres).

“Tenho lembranças especiais dele. Claro, nós ganhamos o Mundial de 2002 sob seu comando, e jogando um futebol bonito. Ele mostrou confiança em mim e me convocou. Scolari é muito corajoso e tem como meta ganhar a Copa de 2014”, explicou Ronaldinho em entrevista ao jornal britânico “Daily Mail”.

Em 2002, Ronaldinho conduziu o Brasil rumo à vitória diante da Inglaterra em partida válida pelas quartas de final da Copa do Mundo. Após Michael Owen abrir o placar, o então camisa 11 fez bela jogada individual e deu passe para Rivaldo igualar o placar. Na sequência, o próprio meio-campista, em surpreendente cobrança de falta, fez o gol que garantiu o time verde-amarelo nas semifinais.

O amistoso de hoje celebrará o aniversário de 150 anos da Football Association (FA), entidade responsável pela formulação de grande parte das regras que ainda estão em vigor no futebol. No entanto, apesar de exaltar a data comemorativa, Ronaldinho pretende encarar a partida de maneira séria e mostrar que continua sendo um jogador de grande nível.

“É, obviamente, uma ocasião especial. Além disso, é um confronto entre duas grandes nações do futebol. Mas a única coisa que importa é que estou de volta ao time do Brasil. Eu preciso mostrar que posso ser fundamental na próxima Copa do Mundo”, completou Ronaldinho, que ainda apontou alguns destaques da equipe adversária. “Rooney é um jogador que eu gosto, é capaz de melhorar qualquer seleção do mundo. Ashley Cole é um lateral-esquerdo fantástico. Já o vi parar os melhores jogadores do mundo e de forma silenciosa”, encerrou.

Ramires pede atenção em Rooney

Titular da Seleção Brasileira nos últimos jogos sob o comando de Mano Menezes, o volante Ramires conhece bem a Inglaterra, já que atua pelo Chelsea desde 2010, quando foi contratado junto ao Benfica. Para começar com um triunfo a nova fase da equipe verde-amarela, agora treinada por Luiz Felipe Scolari, o meio-campista reconhece a importância de ficar atento ao atacante Wayne Rooney, do Manchester United, no amistoso com os ingleses.

“Rooney é uma peça fundamental da Inglaterra e será muito difícil pará-lo. Espero um bom duelo com ele. No entanto, eles são perigosos em todos os setores, porque o Inglês é o melhor campeonato do mundo e tem muitas estrelas. Este não é apenas um amistoso para nós. Scolari quer retornar com uma vitória e nós desejamos ter nossa oportunidade de ganhar com um novo técnico”, afirmou Ramires.

Aos 25 anos, Ramires já atuou em uma edição da Copa do Mundo em sua carreira, tendo feito parte do grupo que acabou sucumbindo diante da Holanda em 2010, na África do Sul. Presença constante entre os convocados da Seleção Brasileira desde os tempos em que o time nacional era comandado por Dunga, o volante se tornou um dos principais meio-campistas do Campeonato Inglês desde que chegou ao Chelsea.

Para o amistoso de hoje, outros atletas que atuam na Inglaterra também foram chamados. O zagueiro David Luiz e o meio-campista Oscar, companheiros de Ramires no Chelsea, e o goleiro Júlio César, do Queens Park Rangers, entraram na lista de convocação de Luiz Felipe Scolari, que retorna ao comando do Brasil após o título mundial de 2002.

“Hoje, Brasil e Inglaterra estão em um nível muito semelhante. Há jogadores jovens nas duas equipes e os treinadores são experientes. Isso torna as coisas mais iguais em campo. Para todos os brasileiros que moram em Londres, este jogo será ainda mais especial. Não é um simples amistoso. Considerando o nível dos times, esta partida até poderia ser em uma Copa do Mundo”, encerrou o meio-campista.

Brasil e Inglaterra já se enfrentaram em 23 oportunidades. Ao todo, a equipe sul-americana, atual 18ª colocada no ranking da Fifa, soma 11 vitórias, nove empates e três derrotas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas