quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Valcke reclama de criticas ásperas contra o Brasil

- Publicidade -

São Paulo (AE) – O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, publicou a sua coluna mensal no site da entidade e aproveitou o espaço para alfinetar “algumas poucas pessoas” que estão criticando a preparação do Brasil para a Copa de 2014. Assim, ele fez coro ao discurso do ex-jogador Ronaldo, membro do Comitê Organizador Local (COL) do Mundial, que na última quarta apontou um excesso de críticas da imprensa aos preparativos brasileiros e cobrou união de todos durante o processo.
Jérôme Valcke diz não entender como os críticos se preocupam apenas com os aspectos negativos
“É muito difícil entender por que, em um país que vive e respira futebol e onde em breve torcedores estarão apoiando as melhores seleções do planeta, algumas poucas pessoas continuam a enxergar apenas aspectos negativos, mesmo que não haja nada de negativo”, escreveu Valcke, que até filosofou para justificar a sua indignação com as críticas. “O Brasil é um país fantástico em todos os sentidos. Tenho orgulho de organizar ao lado dos brasileiros o maior evento esportivo do mundo. Como tudo na vida, porém, você pode ver o copo meio cheio ou meio vazio. É uma questão de atitude. Aqueles que o enxergam meio vazio correm grande risco de perder o momento quando o copo estiver finalmente cheio.”

O dirigente da Fifa resolveu atacar os críticos, mesmo que de forma sutil, depois de também ter ficado constrangido, na última quarta-feira, ao ser questionado sobre a sua participação na candidatura brasileira para sediar a Copa de 2014, o que ocorreu pouco antes de ele mesmo integrar o Comitê Executivo da entidade que confirmaria o Brasil como anfitrião da competição, em 2007. Valcke negou, entretanto, que tenha havido conflitos éticos entre sua função como consultor do Brasil e o posterior cargo na Fifa. Ele alegou que ainda não era funcionário quando aceitou o convite para ser consultor.

Antes de reclamar dos críticos, mesmo sendo ele próprio um antigo crítico dos atrasos brasileiros, Valcke usou a sua coluna para fazer uma série de elogios à preparação do Brasil para o Mundial – nesta semana, o dirigente realizou mais uma vistoria por algumas sedes, passando por Fortaleza, Brasília, Salvador e Rio. Mas também reafirmou a cobrança para que os estádios da Copa das Confederações, competição marcada para acontecer entre 15 e 30 de junho, fiquem prontos até abril

“A minha confiança no Brasil é baseada na firme responsabilidade assumida pelos governadores e prefeitos em cumprir com os seus compromissos na garantia de que todos os seis estádios da Copa das Confederações estarão concluídos até meados de abril para que, assim, possam receber pelo menos dois eventos-teste adequados antes do início do torneio. Todos eles estabeleceram datas para a inauguração e as partidas que servirão de teste. Essas datas estão definidas e não podem ser alteradas, porque a montagem das instalações temporárias, como as dos setores de telecomunicações e informática, precisa começar imediatamente a fim de garantir que as imagens da competição sejam devidamente transmitidas para o mundo inteiro e os torcedores possam desfrutar de uma experiência inesquecível”, disse Valcke.

Ele ainda enfatizou que a Fifa e o Brasil estão “caminhando juntos no ritmo certo, graças à nossa bem-sucedida parceria com o governo e as cidades-sede”. “Estou convencido de que, por meio deste trabalho coletivo, realizaremos a edição brasileira da Copa do Mundo acima das expectativas do mundo da bola. Afinal, a Copa do Mundo está finalmente retornando ao país do futebol”, pontuou Valcke.

Rio Grande do Norte mostra “cara” na Itália

Os operadores de turismo italianos terão a oportunidade conhecer melhor as potencialidades do Rio Grande do Norte como destino turístico.  A partir de amanhã, a Itália receberá o Goal to Brasil, evento de promoção dos destinos brasileiros no exterior, realizado pela Embratur. O mote do evento é a Copa do Mundo de 2014. Em cada edição do projeto, uma cidade-sede da Copa  é escolhida para apresentar seus destinos turísticos. Em Milão, principal centro econômico da Itália, o destaque será Natal. A TRIBUNA DO NORTE fará a cobertura do evento. O jornal foi convidado pela Embratur, que arcará com as despesas da viagem.

A programação terá uma coletiva de imprensa, a ser realizada amanhã, onde porta-vozes do governo federal e representantes do governo do Rio Grande do Norte falam aos jornalistas estrangeiros sobre os preparativos do país e da cidade em questão para sediar a Copa do Mundo de 2014. Depois disso, haverá uma rodada de apresentações de todas as regiões do Brasil e, para finalizar, os profissionais receberão informações específicas do estado-anfitrião.

Por fim, a Embratur realiza a “Vivência Brasileira”. Trata-se de um momento onde os convidados podem conhecer mais sobre a cultura e a gastronomia do estado a ser apresentado, no caso o Rio Grande do Norte. Em Milão, o evento contará com show da cantora Camila Masiso, com um repertório em homenagem a Luiz Gonzaga. Recentemente, Camila encerrou a turnê da segunda edição do projeto “Parcerias Sinfônicas – Clássicos do Baião, Tributo a Gonzagão”.

A participação em Natal será a oitava edição do projeto Goal to Brasil, que seguirá ainda para Alemanha (Frankfurt), Inglaterra (Londres), Peru (Lima), Uruguai (Montevidéu), México (Cidade do México) e EUA (Nova York). As edições anteriores passaram pelo Chile (Santiago do Chile), Colômbia (Bogotá), Argentina (Buenos Aires), França (Paris), Portugal (Lisboa), Canadá (Toronto) e Espanha (Madri).

Na semana passada, a Embratur realizou a sétima edição Goal To Brasil, em Madri. O evento reuniu mais de 150 profissionais de turismo, jornalistas e formadores de opinião da Espanha. Esta foi a primeira edição do Goal to Brasil em 2013 e a cidade anfitriã foi Fortaleza.

Segundo o diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso, o evento foi mais uma excelente oportunidade para apresentar os preparativos do Brasil para o Mundial. “Com o apoio dos ministérios do Turismo, Esporte, Cultura, Relações Exteriores, além dos órgãos oficiais de turismo do Ceará, ressaltamos, do ponto de vista turístico, o empenho do país para sediar o megaevento e aproveitar positivamente a exposição do Brasil diante do mundo”, disse Pedroso.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas