Agora você já pode ler a tribuna em versão FLIP
Ir para página inicial
  • Natal - 21°Natal - 21°

Natal

Natal, 29 de Julho de 2010 | Atualizado às 22:48

Feriado estadual dos mártires divide as opiniões no RN

Publicação: 30 de Setembro de 2007 às 00:00
tamanho do texto A+ A-
Junior SantosFERIADO - A igreja aprova a lembrança, mas outras pessoas criticamFERIADO - A igreja aprova a lembrança, mas outras pessoas criticam

O Dia dos Bem-aventurados Mártires, feriado estadual na próxima quarta-feira (03), instituído este ano pela governadora Wilma de Faria, já divide opiniões. Há quem considere uma homenagem justa e quem critique a medida como absurda.

O fato histórico envolto pelo caráter religioso virou feriado a partir da Lei nº8913/2006, aprovada pela Assembléia Legislativa em dezembro do ano passado. O Governo do Estado considera o fato importante para a história potiguar e sancionou a lei. A Arquidiocese de Natal exalta a importância histórica, religiosa e cultural da data, mas o professor do departamento de ciências sociais da UFRN, Alípio Sousa Filho, considera o feriado uma afronta à idéia do Estado laico.

“Contesto o fato do Estado ter tornado feriado uma comemoração religiosa”, afirma o professor. De acordo com ele, o problema não está no fato da igreja ter beatificado os mártires. “A igreja beatificá-los não é estranho, ela está aí para criar seus santos. O problema é um governo que se diz laico, se render à uma religião”. Alípio Sousa não acredita que o fato histórico chegue a ser tão importante. Para ele, os mártires de Cunhaú e Uruaçu não tem tanta relevância histórica, diante do massacre de três milhões de indígenas nos três primeiros séculos da colonização da América.

“Esse fato envolveu católicos, protestantes e indígenas. Confrontos com índios, foram muitos naquela época. O massacre dos mártires não foi um fato exclusivo e único que envolveu indígenas”. Para o professor, se o Estado se rende à celebração católica, teria que tornar feriado datas relacionadas à outras religiões também. “Isso para mim é uma atitude eleitoreira e política do governo. O Estado não tem coragem de recusar a demanda da população católica, um verdadeiro populismo”, diz.

Quando questionado sobre a quantidade de feriados relacionados à religião católica existentes no Brasil, Alípio Sousa se posiciona contra todos eles. “Precisamos acabar com todos esses feriados religiosos, o governo não deve seguir ou apoiar nenhuma religião, já que o estado brasileiro se diz laico”.

O professor também não acredita que possa existir interesse em incentivar o turismo religioso onde estão localizados os santuários dos mártires de Cunhaú (Canguaretama) e Uruaçu (São Gonçalo do Amarante), com o decreto do feriado. “Se houve interesse em turismo é ridículo, porque o Estado tem que investir na preservação de locais relevantes como os sítios históricos e na construção de museus da cultura popular”. Alípio Sousa sugere que a lei seja revogada. “Essa lei é um insulto à memória indígena”. O professor considera uma afronta porque o episódio glorifica os católicos que segundo a história, resistiram à conversão ao protestantismo. Segundo ele, os indígenas foram vítimas de vários massacres por resistirem à cultura européia e nem por isso são lembrados.

Vicente Laurindo de Araújo, vigário paroquial de São Pedro, no Alecrim, acredita que a importância do fato histórico vai além do lado religioso. Para ele o feriado é um momento para relembrar a história potiguar e valorizar a cultura do Estado. “O martírio ocorreu por causa da fé, mas também devido à um contexto social. Na época ocorria um desdobramento da realidade européia aqui, com a invasão dos holandeses e a expansão do calvinismo”.

Padre Vicente lembra que 28 dos 30 mártires eram leigos (pessoas de fora da igreja) e por isso o fato não pode ser considerado apenas religioso. “Foi um exemplo de fé e por isso eles foram beatificados. Mas o acontecimento marcou a história do Rio Grande do Norte”, diz, lembrando que até hoje os locais dos massacres são pontos de visitação. “Para a igreja o feriado é uma oportunidade de levar modelos de fé ao conhecimento da população, principalmente porque os mártires não são mitos, se trata de um fato histórico. Para o governo o feriado proporciona um reencontro com a cultura”, comenta. O padre diz que em um momento de invasão da cultura estrangeira no Estado, é importante uma data que encontre os modelos legítimos locais, com a lembrança da história. “A história mostra que além da fé, há uma questão de patriotismo”, conclui.

Como começou a História dos mártires

No município de Canguaretama, a capelinha de Cunhaú construída no século XVII tem a marca de um massacre gerado pela intolerância religiosa e política da época. Em 16 de julho de 1645, um grupo de indígenas e holandeses, chefiados por Jacob Rabbi, invadiu a capela do engenho de Cunhaú, dedicada a Nossa Senhora das Candeias, e massacrou os 69 fiéis que participavam da missa do Padre André de Soveral. O morticínio entrou para a história por causa da resistência dos católicos, descendentes dos portugueses, à conversão para o calvinismo e à aceitação da dominação holandesa.

Em três de outubro de 1645 outro massacre marcou a história do Rio Grande do Norte. Onde hoje está localizado o Mártire de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, um grupo de 80 fiéis, incluindo o Padre Ambrósio Francisco Ferro e o camponês Mateus Moreira, foi martirizado também por resistir às imposições holandesas. Na história, os mártires de Cunhaú e  Uruaçu ficaram conhecidos como exemplos de fé.

O processo de beatificação foi concedido pela Santa Sé no dia 16 de junho do ano de 1989. Em 21 de dezembro de 1998 o papa João II assinou o decreto reconhecendo o martírio de 30 brasileiros, sendo dois sacerdotes e 28 leigos.

Os mártires foram beatificados no dia 05 de março de 2000, no Vaticano. Nem todos foram beatificados porque boa parte do grupo não foi identificada. O processo de canonização está em andamento, mas não há previsão para a conclusão.  É um processo lento.

Para professor o fato histórico é importante mas o feriado não

O professor e historiador Luíz Eduardo Brandão Suassuna, o Kokinho, alerta para a importância de se lembrar o fato histórico. Ele lembra que o massacre dos mártires de Uruaçu e Cunhaú tem relevância do ponto de vista histórico e religioso. De acordo com ele, no ponto de vista política o massacre representou o embate entre holandeses, que invadiam o Nordeste, e os colonos portugueses. Na visão religiosa, o massacre representou o confronto entre calvinistas e católicos.

“Esse confronto religioso fazia parte de um contexto de guerras religiosas na Europa, que refletiu aqui”. Segundo o professor, o massacre dos mártires tem grande relevância para a história potiguar, devido à esse fatos políticos que contextualizam a situação da época. “O fato tem muita relevância. Mas acho que mais importante que o feriado é a conscientização das pessoas sobre os fatos da história do RN”, diz. De acordo com ele, é preciso que haja mais divulgação da história local e mais exigências nos currículos escolares.

“Eu particularmente sou contra feriados, não só esse, mas todos. Porque acho que já tem feriado demais e nós precisamos estudar e trabalhar, os feriados atrapalham. Se todo fato histórico fosse virar feriado imagina só”. Kokinho acredita na possibilidade da data incentivar o turismo religioso no Estado. “Pode incentivar porque temos uma cultura religiosa”. O professor destaca a importância do Estado se preocupar em divulgar a história potiguar. “Isso sim precisa ser difundido”, afirma.

A TRIBUNA DO NORTE tentou entrar em contato com o chefe do gabinete civil do Governo do Estado, Wober Júnior, mas ele havia viajado ao interior e não pode conversar com a equipe.

  • 600 caracteres
  • separar os emails por vírgulas
  • 600 caracteres
  • Encontrou algum erro nesta matéria? Envie pra nós.

  • 400 caracteres

comentários

kamilasilvakaka@...29/9/2007 @ 15h36
eu acho legal mostra a historia do rn tem muita gente que não sabe.acho que o professor esta enganado
logiax@...30/9/2007 @ 01h32
Coisa absurda esse feriado. Mas só irão parar de trabalhar os funcionários públicos.
anjo-freire@...30/9/2007 @ 11h59
Caro Editor, é mais do que justo a homenagem. Temos que fazer alguma coisa para aqueles que lutaram e revenrenciaram nossa terra. Os nossos heróis estão lembrados em logradouros públicos e em muitos lugares não condizentes, ficando esquecido, como um simples mortal. Vale ressaltar que no Estado de Rondonia também tem seu feriado, onde é comemorado o dia do evangelho, o dia do crente, feriado estadual e nem por isso a população saiu as ruas para protestar ou fazer qualquer comentários evasivos com relação ao fato.
thiagocosta@...30/9/2007 @ 00h20
A história precisa ser relembrada com um feriado? Será que já não temos feriados demais? Depois, quando chamam o brasileiro de preguiçoso e acomodado acham ruim...
waj2003@...29/9/2007 @ 23h50
O que o brasileiro mais gosta é de feriado. Sou totalmente contra esse feriado. Devemos respeitar a Igreja? Sim. Mas a Igreja também tem que nos respeitar. Ah, não podemos esquecer que respeito é o que não existe entre o povo e o governo do Estado do RIo Grande do Norte. O Governo não quer trabalhar e nem deixa o povo trabalhar. Garanto, feriado na quarta-feira é semana morta. Ninguém vai fazer nada essa semana, muito menos funcionário público...
tcmoises@...01/10/2007 @ 17h51
Somos um estado principiológicamente laico. Então a princípio nenhuma religião ou seita ou grupo religioso organizado ou não, não poderia submeter aos outros grupos suas verdades ou crenças por via de nosso ordenamento, embora essa manifestação fosse de um grupo que de fato fosse maioria. Por que não? Na medida em que o Estado privilegia um desses grupos em seu ordenamento, se não fizer o mesmo aos outros, o princípio de laicização foi ferido. Outro engano é quem pensa que democracia é governo da maioria, democracia pode ser governo da maioria desde que seja justo (ou pelo menos o mais), inclusive com as minorias...Creio que o engano de quem legislou essa norma foi tomar a sua verdade como verdade de todos o que afrontou a muitos...e com razão...
edraldo@...30/9/2007 @ 09h14
Um feriado provoca prejuízos gigantescos para o estado, principalmente em se tratando de um estado pequeno, sem contar que a grande maioria dos que desfrutarão do feriado não sabem sequer motivo pelo qual foram liberados para tomar cerveja na praia.
pedroxn2004@...30/9/2007 @ 08h59
O professor tem toda razão. Este feriado écompletamente sem sentido.Para o governo ser justo tem também de decretar feriado no dia de Iemanjá, nos dias dedicados à Maomé, Buda etc.Além do mais o que o povo precisa é trabalhar e ganhar dinheiro para melhorar sua qualidade de vida.
duecobra@...30/9/2007 @ 18h50
Quando eu morrer, quero um dia feriado em homenagem a mim. Eu pago impostos.
richardsoncampos@...30/9/2007 @ 10h47
O professor tem toda razão! O Brasil naquela época viviva uma guerra religiosa! Quantos mártires protestantes não foram mortos neste período?? Porque também não homenageá-los?? Este feriado é uma homenagem a Hipocrisia católica!
efa2@...30/9/2007 @ 10h29
Enquanto o Japão (um país rico e desenvolvido) possui apenas dois feriados no Brasil (um país pobre e em desenvolvimento) existem dezenas dependendo de estado para estado. Essa enorme quantidade de feriado prejudica profundamente a economia, que vai do aumento de pagamento das horas extras até o aumento do absenteísmo no trabalho após cada feriado, pois os trabalhadores passam a usar esses tempos livres para se alcoolizarem e não para descansarem ou usarem para o devido fim proposto por cada feriado.
j_silveira@...30/9/2007 @ 10h22
O professor Alípio tem toda razão. Independente de qualquer argumento o Estado é laico (e assim deve ser), não sendo aceitável que crie feriados para santos, beatos, mártires ligados a igrejas ou quaisquer outras simbologias religiosas, até porque o tratamento estatal para com as diversas religiões nunca foi equânime no Brasil. O bom senso indica que esta decisão parlamentar, sancionada pelo Executivo, seja revogada imediatamente. José Ricardo da Silveira, jornalista e professor universitário
naldo.nobrega@...30/9/2007 @ 08h29
Não resta a menor dúvida que devemos reverenciar nossos mártires. Porém a instituição desse feriado mais parece coisa de político querendo fazer média com eleitores. Aliás quando um político aproveitador quer pousar de bonzinho para as massas ele sempre recorre ao nome de Deus. Em geral todo malandro é religioso. Pergunta-se: quando um político bate no ombro de um eleitor que lhe fez alguma reinvidicação e diz: "Melhor tem Deus para lhe dar", ele está querendo ajudar o pobre coitado ou se livrar do problema procurando se passar por um verdadeiro crente?
cartoriogam@...30/9/2007 @ 08h04
PARABÉNS PROFESSOR ALÍPIO! É UM VERDADEIRO ABSURDO ESSE FERIADO. NESSES DIAS NINGUÉM CONSEGUE TRABALHAR COM TANTO FERIADO DA IGREJA CATÓLICA.
edsonalvesrc@...30/9/2007 @ 08h02
FERIADO SIM, EH PRECISO QUE SE ENTENDA A HISTORIA DOS MARTIRES DO RN, QUEM EH CONTRA SO PODE SER CETICO OU NAO ACREDITA NA SANTIDADE DE PESSOAS QUE DAO SUAS VIDAS POR UMA CAUSA. AGORA QUEM DUVIDA DE TUDO E EH CONTRA, ESSES NAO CONTRIBUEM EM NADA PARA A HISTORIA.
elbasile@...30/9/2007 @ 07h04
Vale lembrar ao ``professor`` que, nosso país comemora também o dia do Índio. Também vale lembrar que, nosso país foi colonizado por portugueses, povo 100% católico. Ás escolas ensinam sobre nossa colonização, mas não entram no mérito religioso. Ele alegar que não deveriam existir feriados religiosos é uma grande falta de respeito não só aos ``santos``, mas também à grande maioria Católica que, sempre respeitou o livre arbítrio, de que cada um deve seguir à religião que lhe agrade. A fé é a mesma e o respeito pela escolha também deveria ser. Concordo com o excessivo número de feriados, mas quem não concorda, que vá trabalhar !!! O tom de seu comentário é de protesto, o que entende-se sua possível religião. Respeito é bom, e todo mundo gosta.
guga_pitanga@...30/9/2007 @ 01h52
Esse professor definitivamente desconhece o que poderia ser um País Laico. A Nossa Constituição garante a todos a liberdade de consciência e crença, sendo ainda asseguradoo livre exercício dos cultos religiosos. Além disso, como disse o professor, não seria "um Governo que se rende a determinada religião." Lembro a ele também que Todo poder emana do povo.Isso quer dizer que "esse governo é o próprio povo e o povo está simplesmente homenageando seus Santos, assim como esse cidadão tem todo direito de homenagear seus ídolos. O caso de o Brasil ser um País laico, não significa ser um Pais ateu. Outra coisa, dizer que não tem relevância histórica, o fato, ele só pode estar de brincadeira! Quanto aos índios, não são respeitados como deveriam ser, mas possuem seu dia de homenagem também. Ainda me lembro que todo dia 19 de abril na minha escola durante a minha infância minha professora pintava o meu rosto com tinta guache colocava um cocar na minha cabeça, uma sainha de penas e agente declamava algumas obras referente aos índios do Brasil. E quanto ao feriado cada um faz dele o que bem enteder. É só respeitar a vontade da maioria seguindo as Leis, como toda boa democracia. Estou certo professor?
cesarzbc@...29/9/2007 @ 23h21
O BRASIL É UM ESTADO LAICO SOMENTE NO PAPEL, PORQUE NA PRÁTICA SOMOS UM PAÍS CATÓLICO. ESSE TIPO DE FERIADO É UMA TOTAL FALTA DE RESPEITO À PROTESTANTES (COMO EU), ESPIRITAS E PESSOAS DE OUTROS CREDOS, ALÉM DE SER UMA MAIS UMA AGRESSÃO A NOSSA CONSTITUIÇÃO. E SE TODAS AS RELIGIÕES EXISTENTES NO BRASIL EXIGIREM UM FERIADO? COM QUE DIREITO OS GOVERNANTES IRÃO NEGAR? É POR CAUSA DESSE TIPO DE PALHAÇADA QUE O NOSSO PAÍS NUNCA DEIXARÁ DE SER SUB-DESENVOLVIDO, O JOGO DE INTERESSES REINA EM NOSSA NAÇÃO.
rodrigocvarela@...30/9/2007 @ 19h26
Concordo com o feriado do Natal, por ser o Brasil um país de maioria Cristã e o nascimento de Jesus Cristo lembrar lembrar todos de princípios que estão bastante esquecidos nos últimos tempos. Concordo com o dia de finados por ser um dia de reverência aos mortos, pessoas queridas que nos deixaram. Concordo com os feriados Juninos, por seu aspecto cultural, principalmente para os nordestinos. Mas a criação desse feriado não contribui para o crescimento do nosso povo. Sugiro ao Governo, até para que nenhuma religião se sinta preterida, trocar de feriado dos Mártires para "Dia da cultura Potiguar", que poderia ser dedicado a eventos que reavivassem nossa história.
elbasile@...01/10/2007 @ 18h36
Gostaria de parabenizar o leitor Sr. Marcos Romero Cruz, pelo excelente comentário. As verdades têm que ser ditas. ...``o professor calado é um poeta``... Boa! Boa! Boa! Muuuito boa!
miss_angel100@...30/9/2007 @ 17h50
Muito interessante que todos possam opinar sobre questões como estas, mas fico com a opinião do professor Alípio Sousa, esse País não pode se considerar católico, pois temos outras várias religiões. No entanto, vejo muitos protestantes reclamando aqui, mas todos se beneficiam dos feriados e até acham muito bom poder ficar em casa. A lei deveria ser da seguinte: Feriados só para os que fossem católicos, quem fosse de outra doutrina ficasse na ralação do trabalho. Imagino que ia ter muita gente mudando até de pensamento...
mateuslucas2@...30/9/2007 @ 19h24
Esse Profº deve ser protestante, claro e lógico! Agora, os massacradores dos índios e dos mártires, André Soveral, Mateus Moreira e seus companheiros foram os próprios protestantes holandeses que fiseram o massacre. Feliz um Estado que tem um feriado desse, porque une o povo em um só Deus e um só pastor, Jesus Cristo, sendo representado, aqui na terra pelo Papa Bento XVI. Jesus previu que toda divisão gera violência, por isso é o que estamos vendo aí, muita violência, gente por trás de seitas fazendo o mal, corrupção, lavagem de dinheiro e outras coisas mais. Vocês que são contra o feriado, deveriam propagar essas coisas erradas que estão acontecendo e não as coisas boas que a igreja promove para o bem da nação.
asmjunior@...30/9/2007 @ 15h08
O momento do feriado serve para que todos sem compromisso com religião compare o acontecimento histórico com o nosso momento atual. E desta forma analisando o fato que a presença indiscriminada de estrangeiros está fazendo com a nossa cidade. Elevação do custo de vida ( com tantos euros no "mercado" até a presença de prostituição descontrolada feita especialmente por imigrantes europeus; a data nos leva a refletir até que ponto é saudavél a presença de estrangeiros sem objetivo na nossa terra Natal
friend_martins@...30/9/2007 @ 14h42
Também discordo da instituição deste feriado de caráter estritamente religioso. Acho que algumas pessoas confundiram o que o professor Alipio disse, talvez por terem muita avidez pelo feriado ou pelo aspecto religioso. É importante relembrar os fatos históricos, mas não é por isso que a cada um deles vamos fazer um feriado. Pergunto ao leitor que me antecedeu no comentáro se o Dia do Índio é, por acaso, feriado. Também não custa lembrar que o tal martírio é mais parte do contexto histórico-social-religioso com origem nas disputas européias que outra coisa. Além do mais, é certo que outros milhares de católicos como milhares de protestantes morreram em virtude de sua fé ou mesmo outros tipos de conflitos. No Brasil, país dito laico, somos cheios de feriados religosos: 12 de outubro temos outro, e em Natal, 21 de novembro temos outro.
edsonalvesrc@...30/9/2007 @ 14h12
O RICHARDSONCAMPOS FAZ UMA OFENÇA AOS CATOLICOS NOS CHAMANDO DE HIPOCRITAS, HIPOCRITA EH QUEM ENRIQUECEU E ENRIQUECE CADA DIA MAIS O BISPO EDIR MACEDO, HOJE O BRASIL EH UMA GRANDE MICELANIA DE RELIGIOES FORMADAS EM FUNDO DE QUINTAL APENAS PARA TIRAR DINHEIRO DO POVO. NA RELIGIAO CATOLICA A DOAÇAO E ESPONTANEA DA QUEM QUER. JA EM OUTRAS, OU DA OU DESCE. E OUTRA COISA O PROTESTANTISMO O PROPRIO NOME JA DIZ, NASCEU DE UM PROTESTO, QUE RELIGIOES SAO ESTAS QUE TEM ODIO DOS CATOLICOS, NAO SEGUEM JESUS, QUE DISSE "AMA O TEU PROXIMO COMO A TI MESMO". ""HIPOCRITA ANTES DE FALAR DO CISCO QUE ESTA NO OLHO DO TEU IRMAO, TIRA A TRAVE QUE ESTA DENTRO DO TEU."" JESUS CRISTO.
alexandrecardosoviana@...01/10/2007 @ 16h04
Deus está dentro de você e ao seu redor, e não em prédios de madeira e pedra, Religião para mim é o amor de Cristo, O resto (igreja católica, Evangélica, Igreja universal do Reino de satã) é tudo seitas que estão aqui para arrecadar fundos para a obra do demônio aqui na terra, feriado ou não, esta é a verdade.
aoempreendedor@...01/10/2007 @ 19h16
Triste o País em que ao Invés de se discutir fome desemprego e desiguais oportunidades e distribuição de valores discutimos feriado futebol e samba lembremos Renato Russo na Música Perfeição e deixemos o outro cuidar da sua própria vida
michaelaraujo@...01/10/2007 @ 16h57
Só um aviso aos imbecis que estão reclamando de um simples feriado. O Brasil é um dos países em que o povo mais trabalha na Europa em sim o povo ganha altos salários e só trabalha 6h por dia de segunda a sexta, aqui nos pobres escravos do sub-mundo trabalhamos de domingo a domingo chova ou faça sol por um misero salário mínimo. Quando se tem um feriado ainda vem imbecil manipulado por milionários patrões achar ruim, tenha paciência.
marcosromerocruz@...01/10/2007 @ 01h29
EU GOSTARIA DE LEMBRAR AOS PROTESTANTES E FILHOTES DE LUTERO QUE A IMENSA MAIORIA DO PAIS É CATOLICA.. QUEM ESTIVER ACHANDO RUIM QUE SE MUDE.. O PAIS É CATOLICO EU DISSE CATOLICO.. E NADA É MAIS IMPORTANTE DO QUE A FÉ DE UM POVO.. COMO SERIA BOM SE TIVESSEMOS MUITOS FERIADOS E UM POVO TOTALMENTE LIGADO NA IGREJA DE CRISTO E NÃO NO PROTESTANTISMO BARATO QUE EXISTE HOJE NO PAIS.. PORQUE SERA QUE O SR PROFESSOR NÃO RECLAMA DE TANTAS COISAS ERRADAS QUE EXISTEM NO PAIS? VEM RECLAMAR DE UM FERIADO? PARA A IMENSA MAIORIA DAS IGREJAS PROTESTANTES QUANTO MAIS FERIADOS MELHOR SÓ ASSIM VÃO TIRAR MAIS DINHEIRO DO BOLSO DOS MAIS POBRES PARA FINANCIAR A RIQUEZA DE UNS POUCOS.. O SR DEVIA SE PREOCUPAR MAIS COM O CAMINHO SEGUIDO PELO PROTESTANTISMO NO BRASIL E A QUANTIDADE DE LADROAGEM QUE EXISTE HOJE NESTAS IGREJAS PROTESTANTES..E DE POLITICOS TAMBEM.. POLITICOS PROTESTANTES KKKKK EM CADA ESQUINA TEM UMA IGREJA..VIROU COMERCIO FAZ TEMPO.. O BRASIL É UM PAIS LINDO..COM SEUS FERIADOS, COM SEU POVO, SUA RELIGIÃO.. SUA CULTURA.. QUEM FALOU EM JAPAO QUE VÁ MORAR LÁ.. QUEM É FILHOTE DE LUTERO VA PARA OS ESTADOS UNIDOS COM SUA RELIGIAO E SUAS BOMBAS.. ESSA COISA GOSPELENTA E AMERICANIZADA QUE VIROU COMERCIO FAZ TEMPO NÃO COLA POR AQUI.. SE O PAIS É CATOLICO OS FERIADOS SÃO PARA OS CATOLICOS.. EU ESPERO QUE A POLICIA FEDERAL E O GOVERNO FISCALIZEM ESSAS IGREJAS PROTESTANTES ONDE O DEUS É REAL ( UMA NOTA DE 1 REAL R$ ).. É UM ABSURDO QUE CONTINUAEM ROUBANDO OS MAIS POBRES.. ESTE PROFESOR QUE NÃO SABE DE NADA CRITICA O GOVERNO MAS DEVIA CRITICAR ESTAS IGREJAS QUE ROUBAM OS MAIS POBRES..E LAVAM DINHEIRO DO CRIME ORGANIZADO... CADEIA NELES SR PROFESSOR O SENHOR CALADO É UM POETA.. O MAIS ENGRAÇADO É QUE ESTAS FIGURAS ESTAO SEMPRE CRITICANDO O CATOLICISMO, OS GOVERNOS, CHUTANDO IMAGENS E DESRESPEITANDO OUTRAS RELIGIOES.. SR ALIPIO OLHA A SACOLINHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA VA FISCALIZAR A IGREJA DE EDIR MACEDO OU CUIDAR DA SUA VIDA QUE DO CATOLICISMO CUIDAMOS NOS.. RESPEITE OS CATOLICOS SR NÃO SEI O QUE.. É MELHOR SEGUIR PEDRO DO QUE SER UM SEGUIDOR DE LUTERO..
ewerton21@...01/10/2007 @ 13h06
Enquantos vcs perdem tempo divagando sobre religião e economia próxima quarta-feira estarei eu tomando minha Bohemia bem geladinha na praia e as 17 horas estarei no Frasqueirão assistindo o ABCzão se classificar pra proxima fase do Campeonato Brasileiro. Isso sim é que é viver com abundância... Abraço.
avcamara@...01/10/2007 @ 13h07
Tem que ter feriado mesmo ! O Japão, que tem poucos feriados, é um dos países com maior índice de suicídio. Parabéns aos criadores do feriado dos mártires.
elbasile@...01/10/2007 @ 10h01
Discussão sobre religião não vai acabar nunca, é melhor mudar de assunto. Agora, feriado para quem paga impostos??? Seria o ``Dia do Impostor`` ?!?
anacristina_815@...01/10/2007 @ 09h24
Q POVINHO BOBO CADA UM CADA UM, EI VAMOS AMAR UNS AOS OUTROS COMO DEUS NOS AMA E PARA Q BRIGAR ENTRE RELIGIÃO SE É FERIADO Q BOM SE NÃO ENTÃO VAMOS TRABALHAR PORQUE NEM SÓ DE PÃO OU DE TRABALHO,OU DE DESCANSO VIVE O HOMEM MAIS SIM DE TODA PALAVRA Q SAI DA BOCA DE DEUS SE VC É PROTESTANTE PROBLEMA SEU PORQUE SÓ PROTESTA, SE É CATOLICO Q SEJA PRATICANTE.
goretmonteiro@...01/10/2007 @ 10h30
Desculpe, quis dizer que apoio a opinião do professor Alípio e kokinho.Obrigada!
goretmonteiro@...01/10/2007 @ 10h23
parabéns professor "kokinho" por expor sua opinião no jornal.Todos sabemos que isso não tem nem o que se discutir.Com todo o respeito a religião, pois também sou católica.Conte com o meu apoio.Parabéns a tribuna do norte por esta matéria, mas, gostaria de lhe sugerir que fizesse uma matéria na praia no feriado com a população só pra reforçar a opinião de todos nós aqui, perguntando o porquê do feriado.Obrigada pelo espaço!
friend_martins@...01/10/2007 @ 10h21
Tem gente aqui, dentre nossos "comentaristas" que não se contêm e preferem ficar na disputa religiosa. Dízimo não tem nada a ver com esta discussão, é estúpido ficar levantando outros debates aqui. E a origem do protestantismo tem mais a ver com o protesto pela venda de pedaço do céu como faziam com as indulgências no tempo de Lutero. Sugiro a alguns colegas que antes de postar comentários, leiam a História. Se vocês querem dizer que protestantes mataram 30 ou mesmo 100 "inocentes" dentro de uma capela, queria lembrar a vocês da Noite de São Bartolemeu na França e da "Santa Inquisição" durante toda a Id. Média. Sobre dízimo, assista a Canção Nova...A questão aqui não se trata de fazer-se um dia em homenagem a tais ou tais pessoas. Acho que poderia a Lei ter instituído o dia 03 de outubro como dia de homenagem aos mártires de Cunhaú, agora decretar feriado estadual ou o Estado adotá-los como padroeiros, isto não é o mais correto.
phcrust@...01/10/2007 @ 08h31
Se por alguns mártires mortos, damos um dia de feriado, quantos dias deveríamos dar aos 3 milhões de índios massacrados? Por ser justamente laico, o estado não deve beneficiar igreja A, ou, igreja B. Agora, vai dizer isso no Brasil, país com a maior quantidade de católicos no mundo. Nada mais conveniente para um estado que elege um político, apresentador de TV que exala demagogia ao lado de uma imagem de santa. Em relação ao "fato histórico" , penso que temos alguns outros mais importantes, os quais, esquecemos facilmente. Alguém aqui se lembra do índio queimado por filhinhos de papai em Brasília?
michaelaraujo@...01/10/2007 @ 08h30
Ô pôvo imbecil esse pôvo brasileiro, só no brasil mesmo para se reclamar por um dia a mais de folga que está se ganhando. O pôvo brasileiro é capaz de reclamar até de um dia de descanso para si mesmo, é o cúmulo, só no Brasil mesmo.
cesarzbc@...01/10/2007 @ 23h46
SR. friend_martins, QUERO PARABENIZA-LO PELO SUA LUCIDEZ AO COMENTAR ESSA MATÉRIA. DIFERENTE DE OUTRAS PESSOAS O SENHOR SABE O QUE ESTÁ FALANDO E NÃO GENERALIZA, RSPEITANDO ASSIM TODAS AS CRENÇAS.
marcosdamasceno@...01/10/2007 @ 13h15
Eu acho importantíssimo o feriado dos mártires, acho tão importante que na minha opinião deveria ser dada uma data pra cada pessoa martirizada nessas massacres, foram no total 149, acho, teríamos assim, 12 feriados por mês só pra eles. E acho também que as outras religiões deveriam reivindicar junto ao estado seus feriados. Importantíssimo seria um feriado para o dia da Pomba Gira, e do Exú Caveira, figuras salutares da religião da umbanda por exemplo. Acho que quanto mais feriados melhor, pois descansamos bastante para voltarmos recarregados para o trabalho no dia seguinte.
roneitrin@...01/10/2007 @ 17h18
O significado do feriado pouco importa para 90% da população... O mais importante nisso tudo é que quarta-feira não tem trabalho. :D
aamedeiros@...01/10/2007 @ 17h29
Se nossa cultura privilegiasse quem produz e leva este país adiante, quem tivesse sua devoção deixaria de trabalhar naquele dia ou dias por sua propria conta. Penalizar toda a cadeia produtiva para que 2% - ou menos - da papulação efetivamente participe de uma festividade religiosa é francamente discutível.
eutenhomanha@...01/10/2007 @ 23h19
DECEPCIONANTE!!! Não, senhores evangélicos.... Não fiquem animados!! DECEPCIONANTE suas atitudes aqui neste canal de comentários. Está claro que a briga de todos vocês e este bate rebate de opiniões não tem nada a ver com o feriado em si! Qual a pessoa na sua sã consciência reclamaria de um dia de descanso? NENHUMA! Tenho certeza que se fosse qualquer coisa, menos um feriado católico vocês estariam se programando para descansarem e se divertirem!!!! Além de ser um feriado, é um dia que homenagea honestamente e dignamente pessoas que deram suas vidas pelo bom pastor e não negaram sua fé! Com muita coragem e amor! Vamos deixar de comentar bobagem sobre a religião católica aqui, porque todos que estão reclamando é porque sentem INVEJA!!! Se não aceitam o feriado, que vão trabalhar e não cobrem hora extra, claro! E se aceitam, que vão se convertam e reconheçam a beleza e a riqueza da fé católica! Vamos para o monumento dos mártires!
aflaviofagundes@...01/10/2007 @ 22h09
É lamentável, quando o mundo procura produzir cada vez mais,um pequeno estado pobre de um país de 3º mundo, cria mais um feriado "católico" diante do exagero que já existe simplesmente para agradar aos eleitores que se dizem católicos que raramente vão a uma missa ou praticam 3 dos 10 mandamentos.Se a intenção é enganar as pobres beatas, mais fácil é dizer "O céu existe, é logo alí após as nuvens". Pelo menos atingiu em parte o objetivo, pelos comentários na coluna, estão falando de religião como quem fala de futebol, de música, de mulher bonita"Para quem gosta é claro".E os impostos tem que ser pagos em dia. "SALVE OS NOSSOS PADROEIROS"
edsonalvesrc@...01/10/2007 @ 19h39
O BRASIL EH UM PAIS CATOLICO (O MAIOR DO MUNDO), 150 MILHOES DE CATOLICOS, O RESTO SAO ATEUS OU SAO DE RELIGIOES FUNDADAS COM INTUITO DE LAVAR DINHEIRO E TOMAR MAIS DO POVO. O PROFESSOR FOI INFELIZ NA MINHA OTICA ELE ESTA A SERVIÇO DESTAS "RELIGIOES" QUE SAO ABERTAS DO DIA PARA A NOITE, COM NOMES QUE NAO SABEMOS NEM DE ONDE VEM, ONDE OS SEUS "PASTORES" ANDAM EM CARROES E SEU REBANHO NA CARROÇA. OS SERMOES DESTES "PASTORES" SAO SEMPRE CENTRALIZADOS NO DINHEIRO, ABRAM O OLHO AQUELES QUE SEGUEM LUTERO E ESTAO ENRIQUECENDO O BISPO MACEDO, O R.R. SOARES, ETC, ETC..., A MAIORIA QUE FALA EM LUTERO NAO SABEM NEM O QUE ELE FOI. POR EXEMPLO ELE EXALTAVA A MAE DE DEUS, COISA QUE SO A IGREJA QUE CRISTO DEIXOU FAZ. ESTA NA BIBLIA QUE JESUS ENTREGOU A SUA IGREJA A PEDRO COMO PEDRO NAO VIVERIAZ MILENIOS O PAPA O SUCEDE E POR ISSO EH SIM O LEGITIMO REPRESENTANTE DE JESUS NA TERRA, QUEM NAO CONCORDA COM ISSO NAO RESPEITA A PROPRIA BIBLIA. (QUE CARREGA DEBAIXO DO BRAÇO APENAS PARA ENFEITE).
raizamarques99@...14/7/2010 @ 08h58
anham eu pensei que aqui tinha falando sobre a capela .___. que é o que eu to precisando ;P
beco.beco@...23/7/2010 @ 17h31
Será que mártire nessa porra de país é só jogador de futebol que machuca a canela na tentativa de um gol? ou um ator(is) ou cantor(a) que durante sua cirurgia de lipo/plastica entra em coma e morre? ou quem sabe um(a) figura talentosa que inconformado com o que faz nesse planeta se drogou em overdose e morreu? volte no tempo e reflita sobre barbáries contra negros, índios, mulheres(estupro era comum) e crianças(pedofilia, estupro e incesto também eram comuns), e se voce passasse pelo que essas pessoas passaram, é justo sim pegar um fato de destaque pelo menos e torna-lo um feriado para que nossa história não fique em branco. Já não basta a história do Brasil ser contadas na escola como história da carochinha sob o risco de que se contar a verdade com detalhes acabar causando um trauma nos estudantes!?
Publicidade
Publicidade
Tribuna do Norte