terça-feira, 16 de abril, 2024
25.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

10 dicas para sua primeira viagem internacional

- Publicidade -

As férias de final de ano estão chegando e muita gente vai viajar. Se esta será sua primeira vez fora do país, você já deve estar sentindo aquele friozinho na barriga. Com ajuda da professora de inglês Beatriz Gondim, da Open Doors, reunimos dez dicas importantes para tornar sua viagem a piece of cake (ou “um pedaço de bolo”), que quer dizer “muito fácil”.
Beatriz Gondim: ter um parceiro de conversação ajuda bastante para praticar
1 – Conheça a cultura local

Saber características culturais do país que você vai visitar é importante. Na França, por exemplo, bocejar sem cobrir a boca com a mão é visto como falta de educação. No geral, embora restaurantes europeus não cobrem taxa de serviço, deixar gorjeta para o garçom é uma convenção. Beatriz diz que “ingleses são pontuais e não costumam tolerar atrasos, como os brasileiros”. Busque informações sobre seu destino e evite situações desconfortáveis.

2 – Saiba pelo menos o básico de inglês

Se você não fala inglês, tente aprender pelo menos o básico. Saber falar ao menos Excuse me, sir. How much is it? (Com licença, senhor. Quanto custa isso?), How can I go to… (Como eu posso ir para…) ou Sorry, I don’t speak English (Desculpe-me, eu não  falo inglês) já ajudam bastante.

3 – Cuidado com os falsos cognatos

Falsos cognatos são palavras que parecem com o português, mas têm outro significado em inglês. Push, por exemplo, quer dizer “empurre”, e não “puxe”, enquanto “lunch” significa almoço. Legend é “lenda”, embora muitos possam pensar em “legenda”, em uma primeira leitura. Veja outros: Parents = Pais; Actually = Na  verdade; Anticipate = Prever; Library = Biblioteca.

4 – Agradeça, diga por favor, peça licença ou desculpa

Saber como demonstrar gratidão, pedir “por favor” ou “desculpas” é o mínimo. Confira abaixo:
Obrigado = Thank you
Por favor = Please
Com licença = Excuse me
Desculpe-me = Excuse me / Sorry

5 – Tenha um tradutor sempre perto

Se você ainda não está confiante para falar inglês, tenha sempre um dicionário ou alguma ferramenta de tradução ao seu alcance. O Google Tradutor é muito útil, nessas horas. Você pode digitar o que quer dizer e clicar para ouvir a pronúncia da tradução.

6 – Tenha seus documentos à mão

Se pedirem seu “ID” (Se lê “ai di”), na imigração ou no hotel, por exemplo, você deve apresentar seu documento de identificação. Normalmente, seu passaporte. Em países do Mercosul, pode ser sua carteira de identidade.

7 – Simule conversações antes de viajar

Antes de viajar, peça a alguém que fala inglês para simular algumas situações de viagem com você, como a entrevista na imigração, o check-in no hotel ou um jantar em algum restaurante. “Ter um parceiro de conversação ajuda bastante para praticar, não só em casos pontuais, como uma viagem, mas também para quem quer desenvolver a fluência em outro idioma”, conta Beatriz.

8 – Descubra nomes de pratos locais

Tente descobrir com antecedência nomes de pratos típicos do país que você vai visitar e como eles são feitos. Isso vai deixar você com menos dúvidas na hora de fazer um pedido, no restaurante. Assim, na sua viagem a Paris, você evita pedir um “steak tartare” pensando que é um bife para depois descobrir que, na verdade, é carne crua.

9 – Compre um chip local para seu telefone

Logo na sua chegada, compre um chip de telefone local. Mesmo se sua operadora brasileira tiver cobertura em outro país, na maior parte das vezes sai mais em conta comprar um pré-pago. Isso é importante porque, sem efetuar chamadas ou se conectar à Internet enquanto estiver passeando pode tornar mais difícil sua comunicação. Lembre-se como aquela tradução do Google ou a ligação para seu seguro viagem pode ser salvadora.

10 – Crie uma lista com palavras e frases indispensáveis

Depois de realizar suas buscas e estudar o seu país de destino, crie uma lista com as palavras e frases que você não pode esquecer. Não custa nada e isso ainda pode salvar você de algumas saias justas. Afinal, saber como pedir ajuda ou perguntar onde fica algum ponto turístico sempre é útil.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas