sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

30 anos depois

- Publicidade -

Carlos Eduardo
Prefeito de Natal

Discutida há 30 anos, a desocupação da área do Maruim para a expansão do porto de Natal e a criação de novas oportunidades de negócios e geração de emprego e renda finalmente começa a se tornar realidade. Desde a nossa gestão passada asseguramos os recursos para a realocação das famílias que residem na comunidade do Maruim dando a elas condições dignas de moradia e ao mesmo tempo possibilitando o surgimento de novos negócios no bairro das Rocas. Como tudo que iniciamos, também esse projeto não teve seqüência nos quatro anos da administração que nos sucedeu.

Mas desde o ano passado conseguimos recuperar esse projeto dentro de um modelo que possibilita conciliar desenvolvimento econômico com preocupação social. A área onde hoje está a comunidade do Maruim será em parte ocupada pelo porto de Natal para ampliação da capacidade de estocagem de cargas e contêineres. A expectativa da Codern é que essa medida permita às empresas armadoras mais agilidade na carga e descarga dos navios, aumentando a competitividade do terminal e até mesmo atraindo novas linhas de transporte marítimo e de cabotagem. O que em última instância significa maior volume de negócios, mais empregos e renda e também incremento na receita do município. 

Além do aspecto econômico, o projeto Maruim irá mudar a realidade de vida dos moradores da comunidade. A insalubridade das condições de moradia que os persegue há décadas está prestes a se tornar coisa do passado. A construção dos 200 apartamentos que integram o Residencial Maruim já foi iniciada na rua Silva Jardim, nas Rocas.  Isto quer dizer que as famílias beneficiadas serão realocadas para uma área a menos de 700 metros do antigo local.  Irão usufruir de condições dignas de moradia, sem precisar sair de sua região de origem. As atuais casas e barracos serão trocados por apartamentos num projeto considerado um dos melhores do Brasil, não apenas pela sua estrutura física, mas por compreender ações de geração de renda e de capacitação para atividades específicas. O empreendimento está orçado em R$ 12,2 milhões e os novos moradores não pagarão um centavo sequer pela propriedade dos apartamentos.

A antiga área da comunidade será totalmente urbanizada com investimento de R$ 3,5 milhões. Ali, além de praça e paisagismo, será instalado um centro comercial dotado de uma câmara frigorífica. Uma antiga reivindicação dos moradores que tiram da pesca sua principal fonte de renda. O frigorífico lhes garante melhores condições de comercialização, já que o pescado poderá ser mantido por mais tempo em estoque, sem ter que ser negociado a qualquer preço em virtude da perecividade do produto.

Com a nova Praça do Por do Sol, o Residencial Maruim, o Mercado do Peixe, a urbanização da antiga comunidade do Maruim e a conclusão do Mercado das Rocas, o bairro ganha nova feição e melhores perspectivas. Pela clara preocupação de resgate social associada ao crescimento econômico, o Projeto Maruim traz muita satisfação à nossa gestão e representa um ponto final em tantos anos de angústia e espera.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas