sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

A Big Band cai no jazz funk e os destaques do Fest Bossa e Jazz 2014

- Publicidade -

Yuno Silva
repórter

Shows gratuitos, presença de artistas consagrados, workshops de música e encontros que prometem ser históricos estão no cardápio oferecido pelo Fest Bossa & Jazz a partir desta quarta-feira, às 19h, quando a dobradinha Candeeiro Jazz e a SESI Big Band abre o evento em Natal com apresentações no palco armado na Av. Praia de Ponta Negra – a partir de amanhã o festival transfere sua programação para a Praia da Pipa, em Tibau do Sul, onde segue até domingo (25). A série de encontros previstos começa hoje, com participação luxuosa do cantor e compositor carioca Ed Motta, convidado especial da Big Band. […]

Sesi Big Band e Ed Motta – quarta (20) em Natal e sexta (22) em Pipa
O encontro destila repertório autoral do cantor carioca Ed Motta. Conhecido por transitar entre a soul music e o jazz, Motta apresenta sete composições acompanhado pelos 22 músicos da SESI Big Band. O grupo, inspirado nas big bands dos anos 1920 a 1950, está sob regência do maestro Eugênio Graça.

Nuno Mindelis – sexta (22)
Aclamado pela crítica como um dos maiores guitarristas de blues do Brasil, Nuno Mindelis nasceu em Angola (África), já gravou com grandes nomes do gênero nos EUA e possui uma sólida carreira internacional.

Ricardo Silveira Quarteto – quinta (21)
Presente na ficha técnica de centenas de discos como músico, arranjador, produtor ou diretor musical, o guitarrista Ricardo Silveira celebra os 30 anos de seu primeiro disco.
Marcos Valle, que possui carreira internacional consolidada, divide palco com Roberto Menescal
Marcos Valle e Roberto Menescal – sábado (23)
Encontro histórico de genuínos medalhões da Bossa Nova. Marcos Valle, que começou a carreira tocando com Edu Lobo e Dori Caymmi, relembra os principais sucessos da carreira e divide as atenções com Roberto Menescal. Menescal é autor de pérolas como “O Barquinho” e “Bye, bye Brasil”.

Candeeiro Jazz – quarta (20)
Com formação inusitada, o trio potiguar traz para o palco os craques Jubileu Filho (guitarra e violão), Sérgio Groove (baixo) e Zé Hilton (sanfona). Juntos, improvisam e interpretam repertório autoral.

Artur Soares – quinta (21)
O artista mossoroense, destaque do Festival Mada e do Prêmio Hangar em 2013, faz show inédito e mostra sua mistura de blues com pitadas regionais. No repertório, versões para músicas registradas em seu disco de estreia “Bodoque”.
Eric Gales (EUA), guitarrista lembra o estilo Jimi Hendrix de tocar
Eric Gales – domingo (24)
Considerado um dos maiores guitarristas de blues da atualidade, Eric Gales (EUA) tem personalidade e vem sendo comparado a Jimi Hendrix por seu estilo de tocar. 

Mark Rapp Quartet – quinta (21)
Na lista dos grandes trompetistas contemporâneos, Mark Rapp (EUA) desembarca pela primeira vez no RN acompanhado por quarteto formado por músicos experientes do cenário jazzístico paraibano.
#ALBUM-5361#
Glen David Andrews Band – sábado (23)
Ator, cantor e trombonista, Glen David Andrews nasceu em Nova Orleans (EUA) e junto de sua banda se destaca tanto pelo talento musical quanto pela performance de palco que arrebata plateias por onde passa.

Jaques Morelenbaum & Cello Samba Trio – domingo (24)
Violoncelista, compositor e arranjador, Morelenbaum traça uma visão panorâmica do samba, desde suas raízes até os dias de hoje. No programa, Noel Rosa, Ary Barroso, Dorival Caymmi, Tom Jobim, João Gilberto, Caetano Veloso, Gilberto Gil, João Donato e Egberto Gismonti.

Programação

Quarta, dia 20 – Natal
19h Candeeiro Jazz
20h Sesi Big Band convida Ed Motta

Quinta, dia 21 – Pipa
20h Artur Soares
21h Ricardo Silveira Quarteto
22h30 Mark Rapp Quartet

Sexta, dia 22

15h – João Vitor
16h – Dudu Galvão

20h Rogério Pitomba
21h Nuno Mindelis
22h30 Sesi Big Band convida Ed Motta

Sábado, dia 23

15h – Caio Padilha
16 h – Ricardo Baya Trio

20h Camila Masiso
21h Marcos Valle e Roberto Menescal
22h30 Glen David Andrews Band

Domingo, dia 24
18h Sambossamba & Blues
19h Jaques Morelenbaum e Cello Samba Trio
20h30 Eric Gales

* atualização 23/08/2014 às 08h46
A Big Band cai no jazz funk 
Shows gratuitos, presença de artistas consagrados, workshops de música e encontros que prometem ser históricos estão no cardápio oferecido pelo Fest Bossa & Jazz a partir desta quarta-feira, às 19h, quando a dobradinha Candeeiro Jazz e a SESI Big Band abre o evento em Natal com apresentações no palco armado na Av. Praia de Ponta Negra – a partir de amanhã o festival transfere sua programação para a Praia da Pipa, em Tibau do Sul, onde segue até domingo (25). A série de encontros previstos começa hoje, com participação luxuosa do cantor e compositor carioca Ed Motta, convidado especial da Big Band. 
Com 22 músicos e sob a regência do maestro português Eugénio Graça, Big Band faz show com presença ilustre de Ed Motta
Conhecido por transitar entre a soul music, o funk e o jazz, Motta destila repertório autoral com arranjos elaborados especialmente para a ocasião. “Daqui a pouco faremos o único ensaio com ele e a banda antes dos shows”, disse Eugênio Graça, maestro da SESI Big Band, no início da tarde de ontem ao VIVER. O formato e a dinâmica da apresentação serão os mesmos em Natal e em Pipa, na sexta (22): “Faremos uma entrada pelo meio do público, e lá para a metade do show chamamos o Ed Motta”, disse Eugênio, informando que o time de 22 músicos da banda será reforçado por Eduardo Taufic, que pilota sintetizador. 

O maestro adiantou que a única diferença da apresentação em Natal para a de Pipa será a presença do baixista Sérgio Groove, que sobe ao palco antes do carioca para “improvisos” em “The Chicken”, composição do lendário baixista de jazz Jaco Pastorius (1951-1987). Sérgio Groove é responsável pela ‘cozinha’ do Candeeiro Jazz, que também traz formação inusitada com Jubileu Filho na guitarra e violão, e Zé Hilton na sanfona.

Composta por 22 músicos, incluindo o maestro, a SESI Big Band é um grupo profissional (onde seus integrantes mantém relação trabalhista) surgido a pouco mais de um ano como iniciativa local dentro do projeto nacional SESI Arte. Sua formação segue as mesmas características das big bands dos anos 1920 a 1950, e traz na escalação uma cantora, cinco saxofones, seis trombones, quatro trompetes, tuba, piano, guitarra, baixo, bateria e percussão.

“Ainda vou fazer um improvisozinho de sax durante show com o Ed Motta”, disse o maestro Eugênio Graça, que elaborou com os músicos da banda arranjos para sete músicas do artista convidado. Fazem parte do repertório o hit “Manuel”, primeiro grande sucesso da carreira do Ed Motta ainda nos tempos da banda Conexão Japeri em 1988, “Fora da Lei”, “Baixo Rio”, “Colombina” e “Outono no Rio”. Também estão no programa dois temas, “Ondas Sonoras” e “SOS Amor” do novo disco do carioca, “AOR” (do inglês album-oriented rock).

“Esse novo trabalho traz uma abordagem funk rock, e mantém as harmonias que caracterizam o trabalho do Ed Motta”, analisa Graça, que pretende ampliar em 2015 a proposta ‘convida’ da SESI Big Band.

Serviço
Abertura do Fest Bossa & Jazz, nesta quarta-feira, às 19h. 
Shows gratuitos do trio Candeeiro Jazz e SESI Big Band com Ed Motta em palco montado na Av. Praia de Ponta Negra, Natal. 
A partir de amanhã a programação segue para a Praia de Pipa, em Tibau do Sul, onde segue até o próximo domingo (25).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas