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A crise econômica chegou ao Brasil?

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Alejandro De Gyves
Diretor para América Latina da ActionCOACH

Tenho ouvido muitos empresários dizerem que a crise econômica chegou ou está chegando ao Brasil e aos negócios. O Banco Central afirma que ainda não se pode falar em crise neste momento e que o país está longe de um cenário com inflação alta com baixo crescimento. Em contrapartida, o Governo Central registrou um déficit primário de 1,95 bilhão de reais em junho de 2014 e aponta que o PIB brasileiro vai crescer menos de 2% neste ano.

Se você acredita que a crise já chegou ao mercado brasileiro, mas quer conseguir resultados positivos para a sua empresa, é hora de descruzar os braços e buscar soluções eficazes para alavancar o seu negócio. Não se pode estagnar e esperar que o conflito passe, pelo contrário, precisamos correr atrás e encontrar soluções assertivas para driblar esta situação.

Estudo realizado pela KPMG aponta que os setores imobiliários e da construção civil serão os mais afetados pelo cenário econômico instável com o percentual de 28%, seguidos pelos de montadoras e autopeças (24%), energia (16%) e agronegócio (13%). O mercado de franquias é um dos poucos que não deve ser afetado pela crise. Só em 2013, o setor atingiu faturamento de R$ 115 bilhões, volume 11,9% maior que em 2012. A previsão é de alta de 10% na receita do franchising.

Acho que a primeira ação que o empresário precisa ter é saber quais segmentos estão mais comprometidos pela economia e procurar alternativas para dar andamento ao seu negócio. Por exemplo, se você é uma agência de publicidade e cuida de contas do setor imobiliário, uma opção é procurar empresas de franquias, a qual atua em uma área que está em expansão, para oferecer o seu trabalho. Essa é a hora de prospectar novos clientes para o seu negócio.

Já quem atua no mercado imobiliário não pode se conformar com os baixos números da economia. Precisa encontrar saídas para continuar com o sua empresa no azul. Quais são as opções? Dar descontos cabíveis, fazer promoções, apostar na divulgação de um empreendimento vantajoso. Buscar ressaltar benefícios aos compradores e, principalmente, motivar os corretores, que são a alma do seu negócio.

Todas as empresas que acreditam que a crise trouxe ou está trazendo prejuízo para a sua empresa, precisam mudar em algum aspecto. Mudanças acontecem em duas ocasiões: quando escolhemos ou quando não temos escolha. Neste caso, se a crise chegou para o seu setor a melhor opção é verificar onde é possível reduzir custos. O empresário precisa ver com o que a corporação consegue “sobreviver” sem por um período: quadro de funcionários reduzidos, diminuir gastos com o marketing, economizar nas contas de telefone, água e luz, entre outros.

Para quem busca entrar no mundo dos negócios, a minha dica é sempre optar por setores que estão em crescimento. Procure alternativas. Posso dizer que o coaching é uma área promissora no Brasil e só vem crescendo. Na crise os donos de negócios recorrem muito mais ao serviço de mentoria e precisam de ajuda para gerir a sua empresa. Segundo estudo realizado pela Folha de S. Paulo, entre 2005 e 2011 o número de profissionais do setor teria crescido 207%, passando de 752 para 2310.

O principal é o empreendedor entender que atitude requer ação. Não adianta apenas pensar no que mudar e como driblar a economia do país, a ideia precisa de fato ser concretizada, mas com muito bom senso e planejamento. Quero reforçar aqui o planejamento. No mundo dos negócios, esse é o fator determinante para o sucesso da empresa. Ações que não são muito bem planejadas acabam trazendo resultados negativos para o negócio, que muitas vezes podem resultar até na falência da empresa. Por isso, lembre-se sempre: se você optar, por exemplo, diminuir o preço de um produto, pare e pense. Isso me trará quais vantagens? Esse é um bom negócio? Qual será a estratégia?

Como diz o ditado: “temos que andar conforme a carruagem”. Não adianta “meter os pés pelas mãos”, que nada dará certo. Como já falei neste artigo, o mais indicado é fazer uma análise de mercado, criar estratégias e, sempre, planejar as suas ações antes de realizá-las. E a crise, já chegou ao seu negócio?

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