sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

A gastronomia sobe a serra

- Publicidade -

Foi-se o tempo em que o Rio Grande do Norte só vendia praia para os turistas do Brasil e do mundo. Cada vez mais potiguares e visitantes de diversas partes voltam os seus olhares curiosos para o circuito de serras do RN. O casamento fica perfeito se a visita for nos meses de julho e agosto, quando as serras potiguares ficam com suas temperaturas mais baixas.
Sanylle Faraj garante que os Festivais Gastronômicos potecializam o turismo local
O interesse foi despertado a partir da criação do Festival Gastronômico de Martins que, em 2011, completa sete anos de existência. Cidades como Serra de São Bento, Monte das Gameleiras, Portalegre, Currais Novos e Caicó também despertaram o paladar para este nicho e entraram no circuito para atrair turistas e gerar novas fontes de renda para a população.

“Antes de cada Festival Gastronômico, preparamos a cidade para receber o evento. Uma equipe com chefs de cozinha, nutricionistas e a diretoria do festival visitam restaurantes, bares,  cozinheiras e oferece uma rápida consultoria para a capacita-los.”, afirma Sanylle Faraj, Chef de cozinha e diretora dos Festivais Gastronômicos Serranos do RN.

Geralmente, os eventos ocorrem em três ou quatro dias. O formato inclui uma grande praça de alimentação com a presença de restaurantes levados de Natal, bares, cachaçaria e os principais nomes da gastronomia de cada cidade. O espaço também dispõe de tendas com degustação de pratos feitos por chefs convidados, a preços acessíveis.

Ainda dentro do evento, a Tenda Gastronômica traz aulas, consultorias, oficinas-show e degustação de receitas preparadas ao vivo pela equipe de chefs do festival. “A Tenda Gastronômica é considerada o coração do evento e reúne os sabores do festival”, completa Sanylle. 

Além da deliciosa parte gastronômica, um Coreto oferece música com apresentações de bandas convidadas e artistas da cidade, além de apresentações culturais.

Segundo Sanylle, em cada cidade são utilizado os ingredientes típicos da região para inspirar a utilização desses ingredientes no dia-a-dia da cidade. “Sempre buscamos adaptar os nossos pratos com o que existe de mais abundante e significativo daquela cidade. Isso estimula o consumo e deixa uma semente empreendedora por onde passamos.”, disse a chef.

Os Festivais sempre são encerrados com o resultado do disputado “Concurso Gastronômico” com jovens talentos. “A gastronomia pode desenvolver o potencial econômico e turístico de uma cidade. Quem viaja quer comer bem, se divertir e descansar. Não existe turismo sem gastronomia.”, afirma.

Calendário dos Festivais

07, 08, 09 e 10/07 – Monte das Gameleiras.

21, 22, 23 e 24/07 – Martins

04, 05, 06 e 07/08 – Portalegre

05, 06 e 07/08 – Serra de São Bento

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas