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A importância da leitura literária

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Paulo Castro – Diretor presidente do Instituto C&A 

Na infância e na adolescência é que adquirimos o hábito da leitura literária e descobrimos autores, obras e personagens inesquecíveis. Infelizmente, nomes importantes de nossa literatura como Machado de Assis, Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Érico Veríssimo e Monteiro Lobato são cada vez menos lidos pelas novas gerações de leitores. Apesar do cenário adverso, o Instituto C&A, em parceria com o poder público, instituições de ensino, educadores, escritores e ONGs, tem atuado na promoção e no incentivo da leitura literária entre crianças e adolescentes.

Mais um passo neste sentido será dado com a realização do 3º Seminário Potiguar Prazer em Ler, entre os dias 28 e 30 de setembro, no Cemure, em Natal. O encontro tem o objetivo de promover a troca de experiências entre escritores, educadores e instituições de ensino do Estado do Rio Grande do Norte e estimular a leitura literária nas escolas públicas potiguares. Trata-se de uma iniciativa do Instituto C&A em parceria com o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC), da Secretaria Municipal de Educação de Natal e da União dos Dirigentes Municipais de Educação do RN.

 O seminário terá palestras, conferências, painéis e mesas de debate com grandes nomes da literatura infanto-juvenil, como os escritores Ana Maria Machado e Pedro Bandeira. Será uma oportunidade também para que os participantes façam um balanço das atividades empreendidas e dos avanços obtidos pelo programa Prazer em Ler, no Rio Grande do Norte, onde é desenvolvido em 79 escolas estaduais por meio da parceria entre Instituto C&A e SEEC. O foco é o trinômio: espaço de leitura, acervo e mediação, no qual a formação de leitores do texto literário é fundamental.

O Programa Prazer em Ler, criado em 2006 pelo Instituto, atua em 82 instituições sociais espalhadas pelo País, visando o desenvolvimento de projetos de leitura em diferentes espaços institucionais (ONGs, escolas, bibliotecas e outros), a disseminação da importância da leitura e de boas práticas na área e a articulação de agentes sociais que possam atuar na promoção da leitura.

Outras duas importantes iniciativas para promover a leitura literária serão lançadas durante o seminário em Natal: o “Concurso Escola de Leitores”, destinado à rede pública de ensino do Rio Grande do Norte, e o manifesto “Por um Brasil Literário”, que foi apresentado na Flip (Festa Literária de Paraty), deste ano. O concurso irá selecionar sete escolas potiguares, as quais receberão apoio técnico e financeiro para implementarem seus projetos de leitura e poderão conhecer iniciativas exemplares sobre o tema no Brasil e Colômbia, onde a política de promoção da leitura é, hoje, referência mundial. Este concurso também está em curso em São Paulo e Rio de Janeiro e ainda será lançado em Paraty (RJ).

Já o manifesto, de autoria do poeta e escritor Bartolomeu Campos de Queirós, será lançado no Rio Grande do Norte como ponto de partida para ampliar as discussões em torno da importância da leitura literária e para mobilizar a sociedade na construção de um Brasil literário. 

Ações como essas visam contribuir para a disseminação da leitura literária no País, sensibilizando a sociedade civil para a formação não só de novos leitores mas de jovens conscientes da importância de escritores reconhecidos e aplaudidos, como os potiguares Câmara Cascudo, Murilo Aranha, Afonso Bezerra e tantos outros.

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