sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

A literatura do RN segundo Anchieta Fernandes

- Publicidade -

Algumas rápidas e boas palavras sobre as letras potiguares estão selecionadas em “Literatura RN – Livros selecionados”, publicação que será lançada neste  sábado, das 9 às 12h, no Sebo Vermelho, Cidade Alta. Trata-se de uma compilação de textos escritos por Anchieta Fernandes durante nove anos, sobre diversos clássicos da literatura potiguar. O lançamento também marca os 29 anos do Sebo Vermelho e os 23 anos da editora, sendo o volume número 400 da Coleção João Nicodemos de Lima. Emblemático que seja um livro sobre outros livros.

Os textos de Anchieta Fernandes foram publicados de 1991 a 2000 pelo Jornalzinho do Sebo Vermelho. “Anchieta faz uma crítica literária séria, isenta daquele ranço provinciano tão comum em muitas cabeças”, escreveu o editor Abimael Silva. As resenhas funcionam não apenas como análises sucintas e certeiras sobre as obras, mas também indicações aos não iniciados sobre a diversidade da literatura feita no Estado. “Eu não estou aqui para contribuir ao provérbio do santo da casa não faz milagres”, comentou Anchieta.

Os livros comentados variam entre gêneros literários diversos – com predominância dos romances – e épocas também variadas. Entre alguns títulos populares estão “Cabra das Rocas”, de Homero Homem; “Geração dos Maus”, de José Humberto Dutra; “História da Cidade do Natal” e “Dicionário do Folclore Brasileiro”, de Câmara Cascudo, além de “O dia das moscas”, de Nei Leandro de Castro, “Navegos”, de Zila Mamede, “Crônica da banalidade”, de Carlos de Souza, entre outros.

Anchieta Fernandes afirma que  a compilação também é uma resposta a quem “deprecia” a literatura potiguar. “Criativa, personalística, polêmica, regional ou internacional, séria ou debochada – nossa produção livresca não faz feio em nenhuma estante do mundo”, disse.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas