sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

A Natal do Baleiro

- Publicidade -

Yuno Silva
Repórter

O nome do disco está definido, “Era domingo”, e para evitar confusão com o público a turnê ainda não foi batizada. “Vai que o show cai num sábado?!”, diverte-se Zeca Baleiro, ao confirmar o lançamento nacional de seu novo álbum no próximo dia 18 de maio em Natal. “Será minha terceira estreia por aqui, daqui a pouco vão falar: ‘poxa, esse cara de novo”, disse, rindo, o cantor e compositor maranhense em entrevista exclusiva ao VIVER.
Zeca Baleiro conta por que escolheu Natal mais uma vez para lançamento nacional de seu novo álbum Era Domingo
Para ele, tudo é uma “feliz coincidência”: em setembro de 2013 aportou em Natal a bordo do projeto Banco do Brasil Covers, cantando repertório de Zé Ramalho; e no mês de janeiro agora passou pela capital do RN com o espetáculo “A paixão segundo Nelson – Uma farsa musical brasileira”, onde assina a trilha sonora e o roteiro. “O público daqui é muito bacana, receptivo. Depois começo a descer: João Pessoa, Recife…”.

“Era domingo” sai pela Som Livre, e Zeca tem contrato para mais um disco com a gravadora. Esse é o primeiro trabalho de estúdio e inéditas desde “O disco do ano” lançado em 2012. “Nesse meio tempo me envolvi com um monte de coisas, lancei dois CDs ao vivo e produzi outros artistas, acabei sem tempo. Mas também não adianta forçar a barra e tentar lançar um por ano, disco é uma coisa que pede pra nascer; e de 2012 pra cá acumulei um repertório que achei bacana e digno de registro”.

Zeca explicou que repetiu o mesmo esquema de 2012: delegou cada faixa para um produtor diferente. “Fiquei só gerenciando o trabalho, e acaba sendo curioso pois cada música chega de um jeito. O que dá unidade ao disco é minha voz e o tratamento final”. Animado com o resultado de “Era domingo”, o artista esclarece que dessa maneira (com a produção compartilhada) consegue encontrar novas formas de se divertir. “Se não vai ficando um trabalho burocrático, tudo que eu não quero!”

Baile do Baleiro na TV
Habitué dos palcos potiguares, com sete apresentações acumuladas de 2013 para cá, Zeca está na expectativa para estrear o programa Baile do Baleiro na televisão. O Baile começou como festa em São Paulo, ganhou corpo e virou show, agora chega às telinhas pelo Canal Brasil. “Ainda não tenho a data certa de exibição, mas posso adiantar que a primeira temporada terá seis episódios e participações de Guilherme Arantes, Odair José, Maria Alcina, Hyldon, Luiz Ayrão e Zizi Possi. Da nova geração estão o Wado e a cantora Jurema Paes (BA)”.

O Baile do Baleiro em si, enquanto show/festa, ele avisa que fara de forma eventual – vale lembrar que quando o Baile passou por Natal, em junho de 2013, Baleiro recebeu no palco Khrystal e o cantor potiguar radicado em São Paulo Gilliard. “O foco agora é viabilizar o programa, que funciona meio como um mostruário da música brasileira com artistas veteranos, alguns meio esquecidos, e gente da nova cena. Como a firma foi quase à falência [risos] com essa produção televisiva, estamos nessa expectativa da estreia para ver o que acontece”.

Vanusa lança pelo selo Saravá, de Baleiro
Há quase 20 anos sem gravar, a cantora Vanusa, 68, volta ao circuito com o álbum “Vanusa Santos Flores” – nome de batismo da cantora paulista. Produzido por Zeca Baleiro e lançado pelo selo do maranhense Saravá Disco, o trabalho levou dois anos para ser finalizado e marca o início de um novo ciclo na vida da artista. “A Vanusa se reanimou com a carreira, voltou a fazer shows depois de ficar um período com pânico de palco. Ela passou um período de depressão profunda, e superou aquele episódio de 2009 (quando errou a letra do Hino Nacional)”, lembrou Zeca.

Quase todo inédito, o disco (lançado em setembro de 2015) traz canções de Ângela Ro Ro, Vander Lee, Zé Geraldo, Zé Ramalho, Guilherme Arantes, e parcerias da Vanusa compositora com outros artistas.

“Esse disco foi um presente. Entrou na lista dos dez melhores de 2015, e teve uma música em outra lista elaborada pela revista Rolling Stone. Além de prêmios, o disco trouxe benefícios pra ela”, garantiu.

O maranhense disse que o selo Saravá Discos “é um projeto quixotesco. Somos movidos a paixão, porque como negócio, hoje em dia, é um péssimo negócio. [risos] Com a crise vamos andar um pouco mais devagar com o selo este ano”, informa. Mesmo assim Baleiro adiantou que irá lançar disco do pernambucano Décio Rocha. “O Décio tem quatro discos lançados, fez parte da origem da banda de Pau e Corda, assinou a trilha sonora do filme (premiado) ‘Estamina’ e tem um trabalho bem interessante, experimental, que passa por todos os gêneros”, valoriza o Zeca empresário.

Zeca Baleiro em Natal
2013
. junho: Baile do Baleiro, com participação de Khrystal e Gilliard
. setembro: show “Chão de Giz”, com repertório de Zé Ramalho (projeto BB Covers) – estreia nacional
. dezembro: atração do Natal em Natal
2014
. setembro: show “Dois em Um” com Zélia Duncan
. dezembro: atração do Natal em Natal
2015
. março: show Voz e Violão
2016
. janeiro: estreia nacional do espetáculo “A Paixão segundo Nelson – Uma farsa musical brasileira”, no qual Zeca assina roteiro e trilha sonora
. 18 de maio: lançamento nacional do novo disco “Era domingo” – data confirmada

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas