sexta-feira, 26 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 26 de abril, 2024

A nova mania dos natalenses

- Publicidade -

A corrida de rua é a nova paixão dos natalenses. Seja em qualquer região da cidade, pela manhã, tarde ou noite, é cada vez mais comum encontrar pessoas praticando essa modalidade nas principais avenidas da cidade. Atletas profissionais e amadores, solitários ou em grupo, tem feito das competições de corrida um verdadeiro sucesso em Natal. Prova disso é a quantidade de eventos esportivos desse tipo ofertados ao público: somente em 2014, foram mais de dez provas listadas no calendário esportivo da cidade, muitas já realizadas. Até dezembro, mais cinco grandes provas estão confirmadas. O próximo desafio dos corredores é a segunda etapa da Track&Field Run Series Natal Shopping, que acontece no dia 24 de agosto, com largada marcada pontualmente para as 7h. Com a participação de 1.200 atletas e a uma semana da competição, as inscrições estão praticamente encerradas.
Os praticantes de corrida de rua vêm aumentando em Natal
Os motivos que fizeram com que a corrida de rua virasse o esporte da moda em Natal são os mais variados. Segundo o educador físico Rafael Ganem, a cidade tem características muito propícias para a prática de exercícios ao ar livre, especialmente a corrida de rua. Temos espaços que facilitam a realização desses exercícios, como o Parque das Dunas, Parque da Cidade, Bosque das Mangueiras e avenidas como a Via Costeira, a Alexandrino de Alencar, o prolongamento da Prudente de Morais e a Itapetinga, entre outros lugares. Além disso, trata-se de uma modalidade democrática, que pode ser praticada em qualquer lugar, por qualquer pessoa.

#SAIBAMAIS#No entanto, para iniciar a prática das corridas de rua, é necessário tomar alguns cuidados. O educador físico Rafael Ganem, que participa de provas há dois anos e é instrutor de um grupo de corridas, alerta para a importância de passar por uma avaliação de profissionais antes de começar a correr. “Por ser um esporte relativamente de graça, no qual as pessoas não precisam pagar para ter acesso ao local de treino, é fundamental que alguns cuidados sejam tomados, pois não podemos simplesmente começar a correr sem preparação. O correto seria passar por uma avaliação física para que o treino seja desenvolvido de acordo com o condicionamento de cada um. Além disso, é muito importante a escolha do tênis correto para cada tipo de pesada, evitando, dessa forma, lesões indesejadas”, comentou.

Para ter um bom desempenho nas provas, Rafael também ressalta a importância de uma boa preparação antes, durante e após a competição. “Não basta chegar e correr numa prova. É preciso uma preparação e uma rotina de treinos que já venha acontecendo. Atentamos para a importância de uma alimentação adequada e de estar com a mente o corpo descansados antes da competição. Durante a corrida, o atleta deve se manter hidratado e após, deve consumir alimentos leves para recuperar a energia gasta”, observou.

No caso da segunda etapa da corrida da Track&Field, que acontece no início da manhã, é preciso equilibrar a alimentação desde o dia anterior. O atleta Ulemas Silva, que também é instrutor de um grupo de corridas, dá dicas de como se preparar para uma prova desse tipo. “É preciso ter um cuidado redobrado por causa do horário da prova. A alimentação deve ser equilibrada desde a noite anterior, devendo o atleta se alimentar de maneira leve pelo menos 1 hora antes da prova. No percurso e após a prova, o importante é estar atento à hidratação por causa do sol. Por isso, é imprescindível o uso de protetor solar em todo o corpo e boné ou viseira para proteger o rosto. Também é muito importante vestir roupas leves. A prova é um desafio, o a torna ainda mais estimulante para mim e para os meus alunos que estarão comigo na competição”, finaliza.

Grifes
A empresária Bruna Moura, responsável pelas lojas da Track&Field em Natal, explica que a marca, presente em todo o país, vem investindo cada vez mais na realização de circuitos de corrida de rua e na confecção de artigos esportivos para corridas.

Bate-bola – Rafael Ganem
Educador Físico

“Aumentou o número de pessoas que têm procurado fazer exercícios

Por que a corrida de rua tem conquistado tantos adeptos em Natal?
Por ser bastante prazerosa e por trazer vários benefícios à saúde, a corrida de rua tem se tornado uma febre tanto nas academias quanto nos ambientes ao ar livre em Natal. Nossa cidade tem belíssimas paisagens e lugares propícios para a prática da corrida, que pode ser realizada no asfalto ou até na areia. Hoje, observamos que aumentou muito o número de pessoas que tem procurado fazer exercícios ao ar livre. O fato também de ser um esporte onde não é necessário pagar para ter acesso, como nas academias, também tem atraído muita gente. No entanto, mesmo sendo um esporte relativamente gratuito, as pessoas não devem simplesmente começar a correr sem antes tomar alguns cuidados.

E quais cuidados devem ser tomados pelas pessoas que desejam começar a correr?
O correto seria realizar exames médicos para verificar a saúde e realizar algum tipo de avaliação física para saber se você está apto a praticar essa atividade, pois a pessoa pode ter uma lesão ou uma doença desconhecida que pode até ser agravada com a prática da corrida. O próximo passo, e talvez um dos mais importantes, é a escolha do tênis. Através da avaliação física, é possível descobrir qual é o tipo de pisada que a pessoa tem e, a partir daí, comprar o tênis adequado para evitar uma lesão futura. As pessoas não podem simplesmente pegar qualquer calçado e sair correndo por aí, pois dessa forma, uma atividade que deveria ser prazerosa pode acabar se tornando um problema no futuro.

Quais são os principais benefícios para quem pratica a modalidade?
A corrida melhora a autoestima, melhora o fluxo sanguíneo, ajuda a evitar doenças crônicas, auxilia no tratamento da diabetes, hipertensão e obesidade. Além disso, a corrida ajuda a relaxar, pois é o momento em que você está sozinho, pensando, se concentrando. Algumas pessoas gostam de ouvir música, outras preferem usar esse tempo para refletir e relaxar.

Qual é o perfil do corredor natalense?
A corrida de rua virou uma febre. Dessa forma, muitas pessoas tem procurado praticá-la e o perfil é o mais variado – tanto que, hoje em dia, as competições tem várias categorias e todas com muitos participantes. O perfil é bem variado: homens e mulheres, de jovens a idosos.

Que tipos de acessórios esportivos são importantes?
O tênis é o mais importante. Mas também recomendo o uso do frequencímetro para que o treino possa ser sequenciado de acordo com o condicionamento físico de cada um. Dependendo do clima, é importante também usar protetor solar e boné. Outra coisa essencial é usar roupas leves e confortáveis, de preferência as que tenham a tecnologia que garante o conforto térmico do corredor. A garrafa de água também é um acessório que não pode faltar, pois a hidratação é fundamental durante o treino.
 
Como deve ser a alimentação antes do treino de corrida?
Cerca de duas horas antes da corrida, é bom que o atleta consuma carboidratos, preferencialmente os de baixo índice glicêmico. Nos momentos que antecedem a prova (meia hora, quinze minutos), é importante consumir uma fruta para que garantir uma reserva energética durante a corrida. Dependendo do tempo da corrida, é aconselhável consumir carboidrato em gel dissolvido em água, além de bebidas energéticas próprias para a prática de esportes que durem mais tempo. Já em provas mais curtas, o consumo de água para a hidratação é suficiente.

Como o atleta deve se preparar para uma prova?
A preparação, na verdade, tem que ser feita bem antes. Para quem quer competir, é importante manter uma rotina de treinos nas semanas que antecedem a prova. No dia anterior, o atleta deve procurar se alimentar bem e ter uma boa noite de sono para que no outro dia você possa estar com a mente e o corpo relaxados e descansados. Se o corredor está muito estressado ou não dormiu bem, é melhor nem participar, pois pode acontecer uma lesão indesejada ou um estresse ainda maior, tendo a corrida um efeito contrário do que é procurado.

A maioria das corridas é realizada no período da tarde. No caso da II Track&Field Run Series Natal Shopping, a prova acontece às sete da manhã. Há algum cuidado específico por causa desse horário?
A diferença principal, claro, é a temperatura. Quanto mais quente for, mais água o atleta deve tomar. A alimentação antes da prova tem que ser leve e algumas horas antes. Por isso, o corredor precisa acordar um pouco mais cedo, pelo menos duas horas antes da corrida, para se alimentar adequadamente.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas