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A novidade veio dar na rua

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Ramon Ribeiro
Repórter

O popular lanchinho de rua não é mais o mesmo. Bastante difundido em países como Estados Unidos e Japão, os Food Trucks e food carts são a nova tendência da gastronomia mundial que chegou com força no Brasil. Em Natal essa saborosa onda não para de crescer e tem conquistado até aqueles com paladar mais exigente.
A nova doceira de rua apresenta uma estrutura charmosa, onde os cupcakes são acondicionados em prateleiras fechadas e ainda há espaço para cafés e flores
Esses pequenos restaurantes móveis vendem desde pasteis tamanho família, mini coxinhas servidas no cone, até sanduíches sofisticados e doces com ingredientes refinados. As opções são várias. E, além do toque gourmet, esses serviços oferecem higiene e boa apresentação.

Em Natal essas operações estão articulando uma associação para representar a classe e já contam até com um projeto de lei na tramitando na Câmara Municipal. Outra iniciativa são as feiras de comida de rua, que começam a acontecer com mais frequência e  são ótimas oportunidades para quem quer conhecer os novos empreendimentos que surgem a cada mês.

A reportagem do FDS visitou no último sábado a feira “Vem Comer Na Rua Natal”, no estacionamento do Arena das Dunas. O evento, que está na sua quinta edição, reuniu 34 operações e já se destaca como um dos maiores encontros de comida de rua do nordeste.

Segundo o empresário potiguar Pedro Gurgel, um dos organizadores da feira e também proprietário do The Box Brasil,  todos os participantes do evento são formalizados e obedecem os requisitos de segurança alimentar. Ele conta que a procura por comida de rua cresce porque o segmento tem se reinventado de uma maneira que se aproxima do público consumidor. “Não temos a estrutura de um restaurante. Mas temos a possibilidade de chegar mais próximo de onde o cliente está. Investimos muito numa comida diferenciada, com uso de ingredientes selecionados, na capacidade de beneficiamento dos produtos”. Ele explica que os clientes são na maioria jovens de classe média, muito ligados as redes sociais – principal ferramenta de divulgação das ações dos food trucks.
Pedro Gurgel foi aos EUA conferir o movimento do food truck antes de investir no negócio
The Box Brasil, o pioneiro
O The Box Brasil é um dos mais completos food trucks em atividade em Natal. Está há oito meses nas ruas e eventos da cidade. Pedro Gurgel explica que abriu o negócio depois de estudar in loco como o segmento funcionava nos Estados Unidos. Seu caminhão foi feito em São Paulo. No menu o cliente encontra batata rústica com alecrim, sanduíches refinados, como o Avenida (creme de queijo, bacon, alface e cebola caramelizada).
No Instagram: @theboxbrasil
A família do Garcias Food Car está em atividade há três meses com pastel paulista
Garcia’s Food Car traz o pastel legítimo de São Paulo
O empreendimento, em atividade há três meses, é administrado em família pelo casal Fernanda e Marco Aurélio Garcia. A especialidade são pastéis de massa fininha, seca e crocante, feitos na hora e ao gosto do freguês. Ideal para quem busca uma comida rápida e nutritiva. São aproximadamente 40 sabores, dentre doces e salgados. Fernanda destaca que a novidade do cardápio são os pastéis tamanho família, com 28 cm e até 350 g de recheio.

Os mais pedidos são o “Garcia’s”, com carne, frango, presunto, queijo, tomate, ovo cozido, azeitona e orégano, e o de bacalhau com azeitonas pretas. “Estar na rua é uma experiência muito boa. Vamos aprimorando nosso negócio dia a dia, recebendo o feeedback dos clientes”.
No Instagram: @garciasfoodcar
Jean Barros e Bárbara apostam na itinerância da coxinha
Loucos por Coxinha cresceu e virou “truck”
Também uma preferência nacional, a coxinha, é a especialidade da potiguar “Loucos por Coxinha”. Com já um ano em atividade, a marca ganhou no último mês sua versão food truck: uma Kombi vermelha que roda a cidade com suas mini-coxinhas vendidas no cone. Essa versão é uma franquia comandada pelo casal Bárbara e Jean Barros. “Vimos a possibilidade de atender em vários locais e a públicos diferentes. Ser itinerante. Nesse período do país é arriscado fazer todo um investimento em algo preso a um só lugar e, depois, vê que aquele lugar não dá certo”, comenta Bárbara.

Ela conta que o seguimento de fritura está se renovando e o seu negócio é uma mostra disso. “Nossos produtos são feitos na hora, entregues quentes, secos e crocantes aos clientes. É uma fritura com padrão de qualidade levado à risca”. Os sabores são carne de sol, frango com catupiry, queijo e presunto e a clássica só de frango. As opções são cones com 12 ou 20 porções.
No Instagram: @loucosporcoxinha
Marcela Carvalho estreou em Natal o estilo food bike onde vende cup cakes
Sweet Vanilla chegou de bike
A novidade foi lançada na feira é a food bike Sweet Vanilla. A proprietária é Marcela Carvalho, cearense que vive há 10 anos em Natal e que resolveu começar na cidade um negócio iniciado em São Paulo pela sua irmã, que produz doces e bolos para festas e eventos. “Vimos que uma boa ideia era trazer a marca da minha irmã no formato food bike.

A bicicleta é um transporte que tem um ar romântico, que combina melhor com a delicadeza dos doces”, explica Marcela. No Sweet Vanilla o cliente pode saborear cupcakes, brigadeiro de colher, cone recheado e café (Nespresso). Há também a possibilidade de levar os doces embalados para presente.
No Instagram: @sweetvanilla_natal
O carrinho da Churiot investe no sabor dos churros gourmet
Churiot resgata o charme dos carrinhos de churros antigos
A jovem potiguar Carla Figueiredo é formada em direito, mas ela preferiu trabalhar com algo que dessa a oportunidade de adoçar a vida das pessoas. Desde abril ela é proprietária da Churiot Churros Gourmet. O charmoso carrinho onde os quitutes são confeccionados foi feito em São Paulo, depois de intensa pesquisa sobre o segmento de food trucks. O diferencial dos seus churros é a massa leve, que traz o “sabor da infância”, diz Carla. Para dar o toque gourmet ela usa ingredientes refinados, como o chocolate belga Callebaut para a calda.

Do cardápio, o destaque é a versão espanhola: oito palitinhos de churros fininhos e crocantes com calda quente de chocolate belga ou doce de leite. Há também as versões tradicionais, com recheio e cobertura, nos sabores de doce de leite, brigadeiro, paçoca cremosa dentre outros que são inventados a cada mês.
No Instagram: @churiotchurros
Empresários argentinos escolheram Natal para estacionar o Milk Shake Gol
Milk Shake à moda portenha
Dentre a variedade de operações de comida de rua em atividade em Natal, um casal de argentino chama atenção na cidade com food truck Milk Shake Gol. Guillermina Plit e Darian Yane encontraram em Natal uma cidade de tamanho bom para se viver e de clima quente, ideal para consumir as delícias geladas que produzem. O negócio deles está há um ano e três meses funcionando e oferece no menu 34 opções de sabores.

O mais pedido é o Ferrero Rocher (sorvete de chocolate com recheio de chocolate ao leite com avelã e e cobertura de chocolate). Guillermina conta que esse formato gastronômico é ótimo por permitir estar sempre em um lugar diferente, se aproximando dos clientes e participando de eventos. “O milk shake é um produto muito bem aceito pelos brasileiros, que já consomem bastante nos fast foods. Mas sempre gostamos de ouvir os clientes, até oferecer novidades criativas e que caibam no paladar dos natalenses”.
No Instagram: @milkshakegol

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