sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

A vida sem emprego e a nova faceta de um autor

- Publicidade -

Carlos de Souza [ [email protected] ]

Está chegando às livrarias o livro A Vida Sem Crachá, de Claudia Giudice, Editora Agir, R$ 24,90.  Ela trabalhou por 23 anos na maior editora de revistas do país. Por quase uma década, a jornalista foi executiva e responsável por quatro dezenas de títulos. Era uma máquina de fabricar projetos inovadores e cumprir metas – com distinção e louvor – de uma frequência espartana.

Em agosto de 2014, seu castelo ruiu quando seu nome entrou no maior corte de chefia jamais feito pela empresa. Para lidar com a dor da perda, a jornalista criou um blog e começou a fazer “terapia em praça pública”. Com coragem e despudor, publicou diuturnamente sobre suas tristezas, descobertas, trapalhadas e, principalmente, sobre sua determinação em dar a volta por cima.

A expiação da dor, felizmente, teve fim. Os textos passaram a tratar de superação, projetos, planejamento e aprendizados ricos em dicas para pessoas criarem – abraçarem e fazerem dar frutos – planos B. Claudia tinha uma vantagem: já estava com seu plano B funcionando. Ela é sócia fundadora de uma linda e iluminada pousada em Arembepe, litoral Norte da Bahia.

No início deste verão, a ideia do livro cristalizou. Em menos de um ano, Claudia trabalhou incansavelmente seu texto original e bem estruturado na elaboração da obra. Aceitou conselhos, mudou enfoques e fez uma obra única e consistente. “O livro foi escrito com o fígado, editado com o coração e revisado com o olhar de quem espera compartilhar experiência com centenas de milhares de pessoas que estão passando pelo processo de perder o crachá e partir para um plano B”, diz a autora.

Escrito com linguagem jornalística, como se fosse uma conversa de café ou botequim, A Vida Sem Crachá traz histórias de gente empreendedora, conselhos de especialistas, ideias para quem quer empreender e a experiência pessoal e intransferível da jornalista que descobriu o que é um “viral orgânico” ao publicar um texto no qual descrevia a perda do crachá: “senti como se tivessem arrancando a minha pele”. “Percebi que tinha tocado em uma profunda ferida ao receber mais mais mil mensagens de pessoas que também tinha sido demitidas e que compartilhavam comigo os mesmos sentimentos”, conta Claudia.

Sobre a autora:
Claudia Giudice, 49 anos, paulistana, sempre soube que queria ser jornalista e dona de pousada. Formou-se na década de 1980 na PUC-SP. É mestre em jornalismo comparado pela USP. Em 30 anos de carreira, fez de tudo um muito. Foi repórter sindical, editora da revista de consórcio, redatora de títulos segmentados, editora de semanal de informação, de semanal de celebridades e de semanal popular. Lançou revistas que já fizeram muito sucesso e deixaram de fazer. Viajou meio mundo a trabalho e conheceu Londres porque foi escalada para cobrir a morte da princesa Diana. Virou publisher e depois diretora superintendente, porque também gosta de números. Desde setembro de 2014, trabalha, de quinta a segunda, na Pousada A Capela, em Arembepe, na Bahia. De segunda a quinta, mora em São Paulo, onde foi contratada por ela mesma para escrever.

Laurentino Gomes
Conhecido por sua premiada trilogia sobre a história do Brasil, Laurentino Gomes está de volta às livrarias com uma nova obra inspirada em sua própria jornada espiritual. Escrito em parceria com Osmar Ludovico, um dos conselheiros espirituais mais respeitados do Brasil na atualidade, O Caminho do Peregrino, Editora Principium, 198 páginas, R$29,90 reúne reflexões pessoais, relatos históricos e meditações sobre trechos das Escrituras. As ilustrações são de Cláudio Pastro, considerado o mais importante nome da arte sacra brasileira contemporânea e autor, entre outras obras, dos novos vitrais do Santuário Nacional de Aparecida.

“O que é ser peregrino?”, perguntam os autores na apresentação do livro. A palavra vem do latim per agrum, que significa “através do campo”. Há uma diferença entre ser turista e peregrino. O turista olha para fora, excitado pelas novidades que o rodeiam. O peregrino volta-se para dentro de si mesmo enquanto caminha, em busca de respostas e revelações escondidas na obscuridade do seu próprio coração. Por isso, é também possível ser um bom peregrino sem nunca sair de casa.

O caminho do peregrino desdobra-se em três partes e m198 páginas permeadas pelas belas ilustrações de Claudio Pastro. A primeira parte, de autoria de Laurentino Gomes, combina observações de viagem, relatos históricos e outras informações sobre a geografia, a arqueologia e a cultura de Israel e a região chamada de Terra Santa, berço das três grandes religiões monoteístas: judaismo, cristianismo e islamismo. As duas partes seguintes reúnem meditações sobre a vida e obra de Jesus Cristo na Galileia e em Jerusalem, assinadas por Osmar Ludovico.

“Este é um livro diferente de tudo que escrevi até agora”, explica Laurentino. “Nasceu de uma longa e profunda busca de natureza espiritual, que teve entre seus momentos marcantes uma viagem que fiz a Israel em 2014 na companhia de um grupo de peregrinos brasileiros, orientados por Osmar Ludovico, meu amigo e conselheiro espitirual. O resultado desse encontro é esta obra, que trata do significado da experiência cristã no mundo de hoje.”

Sobre os autores

Laurentino GomesParanaense de Maringá e seis vezes ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura, é autor dos livros 1808, sobre a fuga da corte portuguesa para o Rio de Janeiro (eleito o Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras), 1822, sobre a Independência, e 1889, sobre a Proclamação da República. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação em Administração pela Universidade de São Paulo, é membro da Academia Paranaense de Letras. No momento, trabalha na pesquisa de uma nova trilogia, sobre a história da escravidão no Brasil.

Osmar LudovicoNascido em São Paulo, é diretor e mentor espiritual cristão, com experiência pastoral de mais de trinta anos nas Comunidades de Jesus de São Paulo e Rio de Janeiro. Professor no seminário Servo de Cristo, é autor do livro Meditatio, publicado pela Editora Mundo Cristão, e colunista da revista Cristianismo Hoje. Dirige oficinas e cursos de espiritualidade e meditação cristã, revisão de vida, seminários para casais no Brasil e no exterior.Sobre o IlustradorO artista plástico paulistano Cláudio Pastro é considerado o maior nome da arte sacra brasileira contemporânea, com obras espalhadas por 350 templos e igrejas no Brasil e no exterior. É autor de vários livros sobre o tema. Foi responsável pela criação de todas as peças litúrgicas utilizadas na visita do Papa Francisco ao Brasil em 2013. Também são de sua autoria os novos vitrais do Santuário Nacional de Aparecida, inaugurados em 2010.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas