sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Aberto a

- Publicidade -

[[email protected]]

Provocado ontem pela coluna sobre as críticas que recaem diante das medidas austeras que tomou ao assumir a presidência do Tribunal de Justiça, o desembargador Cláudio Santos disse: “Muitos criticam, mas eu queria que me sugerissem alternativas para cumprir a lei (de Responsabilidade Fiscal)”.

Propostas
E continuou: “Peço ao sindicato dos servidores e à magistratura que me indiquem alternativas. Minha intenção não é massacrar. Aguardo sugestões”. Lembrou que ainda tem 140 cargos comissionados para exonerar.

Toga
A coluna questionou sobre o aumento que será concedido aos magistrados. Cláudio Santos justificou que a decisão não é dele, mas sim do STF, que não pode desobedecer.

Bondades
Sobre o aumento supremo, saiu publicado no Diário Oficial da União de ontem o pacote de leis sancionadas pela presidente Dilma que concede aumento para os ministros do STF e o procurador-geral da República – de R$ 29.462,25 para R$ 33.763,00 (14,6%). Efeito cascata. Corresponde ao teto do funcionalismo público no País.

Dilmais
Sancionou também leis que instituem a gratificação de substituição para juízes que acumularem funções de outras jurisdições. Coisa de até um terço a mais o contracheque dos togados que atuarem, por exemplo, em mais de uma corte ou substituírem colegas em férias ou licenças.

Em tempo
Tais benefícios já foram vetados por Dilma em outra lei no ano passado. Maaasss…a lei foi restaurada pelo Congresso em outro projeto. Também foi sancionada a gratificação para os membros da Justiça Federal, Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, Justiça do Trabalho e Justiça Militar da União.
 
Balanço do mar
Nos alpendres de verão que reúnem caicoenses, não se descarta a possibilidade de uma aliança entre o ex-deputado Vivaldo Costa (PROS) e o deputado diplomado Álvaro Dias (PMDB). Para 2016. Com o Papa na corrida para prefeito e o vice indicado por Dias.

Sopro
Além do desgaste administrativo que amarga, o prefeito Roberto Germano (PMDB), consta, não fez o esforço prometido para a eleição de Álvaro Dias. Mágoas políticas.

Vento
Também corre sob a brisa dos mares potiguares que banham caicoenses que o conselheiro Tarcísio Costa, irmão de Vivaldo, poderia antecipar sua aposentadoria do TCE, que pela compulsória é em março de 2019. Assim, sairia ele candidato a prefeito de Caicó.

Ilações
Com a aposentadoria de Tarcísio Costa, um deputado da coligação seria indicado para a corte de Contas e abriria espaço para Vivaldo, o primeiro suplente de deputado estadual. Tudo em comum acordo entre o governador Robinson Faria e o presidente a AL, Ricardo Motta.

Mas, ilações de alpendres, apenas.

Bzzzz…
Depois de contratar Margot Ferreira para apresentar o Jornal do Dia, a TV Ponta Negra lança propostas para apresentadora e jornalista de outros veículos de Natal. Vem novidade por aí.

S.O.S. Robinson
Sem solução para a Escola Estadual Manoel Dantas, que o governo antecessor decidiu encerrar as atividades, surgiu um movimento nas redes sociais que apela ao governador Robinson Faria não fechar a escola. O mote é: “O RN tem um dos maiores índices de analfabetismo no Brasil. Nenhuma escola pode ser fechada”. Participam do movimento a vereadora Eleika Bezerra e a educadora Cláudia Santa Rosa.

Sucesso
O ano está só começando e a Executiva Propaganda já festeja importante prêmio para a comunicação potiguar. A ótima campanha Mais Gentileza, Menos Acidentes, criada para o Detran-RN, acaba de receber medalha de prata na etapa nacional do prêmio Central do Outdoor. É mais um reconhecimento à campanha que atingiu seu objetivo nas ruas e contou, sobretudo, com o envolvimento da população.

Valor
Hoje, são mais de 60 mil veículos com o adesivo da campanha em todo o Estado, além de outros milhares de motoristas conscientes de que atenção e gentiliza são essenciais nas ruas e avenidas.

Grita
Leitora da coluna reclama que quem precisa emitir segunda via da identidade em Natal o serviço só é oferecido na Cental do Ciadão do Alecrim. Lugar onde pessoas dormem na fila para conseguir senha de atendimento e, quando o dia amanhece, espera-se até cerca de seis horas sob o sol. Apenas dois funcuinários para atender.

Pior
Depois de horas de espera, ontem, o sistema caiu. Sem perspectiva de retorno, funcionários aconselharam todos a irem embora. “Absurdo! Uma afronta à cidadania! Saudade do RN de outrora, quando a central era do cidadão sério”, lamentou a professor de direito ambiental Érika Pegado.

Explicação
A coluna tocou o telefone para o Itep. Assessor de imprensa, Tiago Medeiros explicou que a maioria das pessoas procura o atendimento na Central do Alecrim, o que sobrecarrega o setor. Garante que a emissão de 2ª via de RG também pode ser feita nas centrais da zona Norte, Via Direta e Parnamirim.

Investidas
Sobre pessoas que dormem na fila para conseguir senha, diz que já é prática recorrente pessoas dormirem na fila para vender senha. Sobre o número insuficiente de funcionários, informa que é o número disponível nas centrais e não há previsão de aumento.

Projeto
Para tentar solucionar o problema de longa espera nas centrais, o atual diretor-geral do Itep, Odair Júnior, determinou estudos para implantar agendamento eletrônico, a exemplo de órgãos como o TRE, Polícia e Receita Federal.

COLMEIA

Grito de felicidade para Beta Queiróz, Carolina Bezerra, Bebeto Torres, Ezequiel Ferreira de Souza, Fernando Guerreiro, Miranda Júnior, Vital Nogueira, radialista Elenildo Lima.

Novidade no cardápio do Outback Steakhouse: o aperitivo Flatbread, exclusivo para o Billabong Hour, famoso happy hour da rede. É preparado com massa especial, fina e crocante.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas