quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Abilio Diniz compra 10% da filial brasileira do Carrefour

- Publicidade -

*DA FOLHAPRESS

SÃO PAULO, SP – O empresário Abilio Diniz comprou 10% da filial brasileira do francês Carrefour por R$ 1,8 bilhão. Pelo acordo, Abilio poderá obter até 16% do Carrefour brasileiro nos próximos cinco anos. O negócio marca o retorno do empresário ao varejo brasileiro, após deixar no ano passado a presidência da conselho do Pão de Açúcar. Os detalhes do negócio foram anunciados ontem.

O empresário afirmou que espera contribuir com a gestão, mas que irá se “ater rigorosamente” à governança corporativa estabelecida na companhia. Diniz não terá um cargo executivo, mas ocupará uma cadeira no conselho de administração da empresa. A holding de investimentos da família Diniz, a Península, terá ainda direito a mais uma cadeira no conselho. O empresário afirmou que quem assumirá o posto é Eduardo Rossi, CEO da Península.

Abilio, com investidores do fundo Tarpon, já teria comprado mais de 5% das ações do Carrefour, tornando-se um dos maiores acionistas individuais da varejista francesa. A rede tem entre os principais acionistas o fundo americano Colony e o francês Bernard Arnault, controlador do grupo LVMH (Louis Vuitton Moët Hennessy).

O presidente do Grupo Carrefour, Georges Plassat, afirmou que a companhia está aumentando “substancialmente” seus investimentos no Brasil, segundo maior mercado da rede varejista depois da França. Durante teleconferência com jornalistas, ele não quis responder, porém, sobre qual seria o montante a ser investido nos próximos anos.

Comentando o negócio com Abilio Diniz, falou sobre o desejo da empresa de aprofundar seu papel no Brasil. Segundo ele, a chegada de Diniz está em linha com o desejo da empresa de não ser apenas uma companhia internacional, mas “multilocal”.
Em 2005, Diniz vendeu o Pão de Açúcar ao francês Casino, rival histórico do Carrefour, mas só passou o comando em julho de 2012 e saiu do conselho de administração em 2013.

*Com informações da Agência Estado.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas