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ABTA divulga estudo sobre preços da TV paga

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São Paulo (AE/ABr) – O preço médio do canal de TV por assinatura no Brasil é o décimo sexto mais caro do mundo, segundo estudo divulgado ontem pela Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA). De acordo com a pesquisa, no País o valor médio é de 57 centavos de dólar, abaixo da média mundial, que é de 65 centavos de dólar. Quando se analisa o preço médio do pacote básico de TV paga no Brasil o custo fica em US$ 23,25, o que coloca o País no 27º lugar. A média mundial do preço neste caso fica m US$ 27,43.

“Verificou-se que o preço por canal no Brasil encontra-se ao redor da média mundial. Com isso entende-se que o preço está alinhado com a realidade internacional”, afirma trecho do estudo publicado pela ABTA. O estudo foi realizado entre os meses de abril e maio deste ano, englobando 47 países. O comparativo de preços foi feito com base no Índice Big Mac, publicado pela revista The Economist.

E ontem foi publicado Diário Oficial da União o decreto presidencial que antecipa de 2016 para 2015 o início do desligamento do sinal analógico da televisão aberta em todo território nacional. Com isso, em vez de a transição da faixa de 700 mega-hertz (Mhz) para a telefonia móvel de quarta geração (4G) ser feita em única data, conforme estava previsto, passará a ser feita de forma escalonada, esclareceram ontem especialistas no assunto

De acordo com o cronograma estabelecido pelo Ministério das Comunicações, publicado no decreto presidencial, a transição terá início em 1º de janeiro de 2015 e será encerrada em 31 de dezembro de 2018. A partir desta data, todos canais de TV aberta do país deverão transmitir com tecnologia digital, o que torna as transmissões com maior padrão de qualidade.

Os últimos detalhes sobre o decreto foram acertados na segunda-feira pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, conforme antecipou a Agência Brasil. A previsão é que o leilão desta faixa seja realizado em 2014. A TV digital foi lançada oficialmente na Grande São Paulo no dia 2 de dezembro de 2007 e se expandiu para outras regiões, atingindo hoje todo o país.

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