sexta-feira, 29 de março, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Academia de Letras presta homenagem a Agnelo

- Publicidade -

Um tributo à memória do deputado Agnelo Alves foi realizado na noite desta segunda-feira (21), na Academia Norte-Riograndense de Letras. “Das muitas vocações que tinha, duas  se sobressaem: o amor à imprensa e à política e, desta forma, Agnelo se voltou ao exercício e luta pela liberdade. Por toda sua trajetória, é imortal e permanece vivo na sua família, na memória desta Casa e no coração do povo”, destacou o imortal, padre João Maria Medeiros Filho, na saudação de louvor feita durante a sessão.
João Medeiros Filho lembra luta de Agnelo pela liberdade
Os maiores escritos de Agnelo estão, segundo o sacerdote, abertos nas ruas de Parnamirim em obras públicas que permanecerão na memória e história daquela cidade. “Era um humanista de grande sensibilidade, um político e jornalista incansável que viveu a dimensão da fraternidade ao fazer deslanchar Parnamirim”, disse.

Emocionado, o prefeito Carlos Eduardo Alves também relembrou a atuação jornalística e política exercida pelo pai.  “Esta homenagem é mais uma prova de que não levou inimigos, pois soube se reconciliar com os que nos tempos da luta mais empedernida estavam do outro lado”, ressaltou o prefeito. “O desejo de pertencer à Academia de Letras e a generosidade de vocês é que fizeram de Agnelo Alves um imortal”, acrescentou.

O presidente da ANRL, Diógenes da Cunha Lima, destacou a contribuição do homenageado em trazer à academia a visão do jornalista. “Um jornalista por excelência e grande figura humana que honrou esta academia”, disse. A Academia anunciou a criação do prêmio de jornalismo cultural, Jornalista AA.

O jornalista Agnelo Alves escreveu os livros “Crônicas de Outros Tempos e Circunstâncias” e “Parnamirim e Eu”. A experiência literária rendeu à Agnelo o título de imortal na Academia Norte-riograndense de Letras, ocupando, em agosto de 2012, a cadeira de número quatro, que tem patrono o poeta Lourival Açucena e foi deixada pelo escritor Enélio Petrovich.

Com a morte do deputado, em 21 de junho desse ano, abriu-se uma vaga para imortal da ANL. Durante a sessão, foi declarado a vacância da cadeira 4. O edital dá prazo de 60 dias para inscrições de interessados em ocupar a vaga.

O deputado Agnelo Alves tinha 82 anos e foi prefeito das cidades de Natal e de Parnamirim e senador, além de ter assumidos diversos cargos na administração pública ao longo dos anos. Um dos fundadores da TRIBUNA DO NORTE. Foi colunista e radialista.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas