quinta-feira, 28 de março, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Acidentes: é preciso evitá-los

- Publicidade -

Circulando – Fernando Siqueira

A segurança viária é um dos maiores desafios para a sociedade brasileira. Quando falamos de acidente de trânsito, associamos os mesmos, quase sempre, a uma fatalidade que, na maioria das vezes, está relacionada à negligência e/ou à imprudência do motorista.

São muitas as ideias preconcebidas sobre os perigos nas cidades e nas estradas, mas dados mostram que a maioria dos acidentes no Brasil acontece em condições, a princípio, não desfavoráveis para o motorista. Segundo dados do ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), 81%  dos acidentes ocorre em vias em boas condições; 60% dos acidentes ocorre durante o dia; 67% dos acidentes ocorre em pistas secas e 66% dos acidentes ocorre em piso molhado (em retas).

Segundo pesquisa da Organização Panamericana de Saúde, a América do Sul apresenta dados alarmantes. De acordo com relatório divulgado este ano, se comparado à América do Norte, o número de acidentes fatais de trânsito na região pode ser quatro vezes maior. No caso do Brasil, que ocupa a terceira posição no ranking mundial de países com acidentes fatais de trânsito, são 4,5 acidentes fatais por hora, 110 acidentes por dia, totalizando 40.000 por ano.

Quando o tanque está na reserva

Você sabe quantos litros cabem no tanque de combustível do seu carro? Isso varia de modelo para modelo, de modo que vale a pena conferir o manual do proprietário do mesmo. Essa noção também pode ajudá-lo a evitar a pane seca, que ocorre quando o veículo simplesmente deixa de funcionar por falta de combustível.

A pane seca, além de causar transtorno ao trânsito, gera prejuízo ao dono do automóvel. O Código de Trânsito Brasileiro prevê multa de R$ 85,13 a quem para na via por falta de combustível, e ainda quatro pontos na carteira além da remoção do veículo.

O carro avisa

A reserva não é um tanque à parte, como muitos pensam. O nível de combustível é identificado por meio de um sistema de boia e um variador de resistência. Se estiver baixo, o sistema avisa: entrou na reserva. Você pode traduzir “reserva” pela expressão “se bobear, vai acabar”.

E não vai ser por falta de aviso. Há um alerta no painel, e o nível da reserva pode variar entre 5 e 10 litros. Mais que o suficiente para você chegar a um posto de abastecimento a partir do sinal.

Riscos

Evite trafegar com baixo nível de combustível, para que não aconteçam danos à bomba elétrica por falta de resfriamento.

Vale lembrar que, em caso de subidas íngremes, curvas acentuadas e freadas bruscas, se o nível estiver baixo, há uma chance maior de entrada de ar na linha de combustível, que provocaria falhas no funcionamento do motor, além dos danos à bomba elétrica.

Quer evitar surpresas desagradáveis? Mantenha o tanque sempre acima de ¼ de sua capacidade

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas