sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Acordo põe fim à greve de 12 horas

- Publicidade -

Aura Mazda, Maria Emília Tavares, Pedro Andrade e Roberto Lucena
Repórteres

A paralisação de policiais e bombeiros militares do Rio Grande do Norte, deflagrada ontem, durou doze horas e foi encerrada após uma longa reunião entre representantes do Governo do Estado e associações dos policiais. O Governo garantiu respostas à pauta de reivindicações e estabeleceu um calendário de reuniões com a categoria. Caso as promessas não sejam cumpridas, os policiais prometem cruzar os braços novamente, por tempo indeterminado, a partir do dia 7 de maio.
Segundo as associações, 90% dos PMs aderiram à greve. Muitos ocuparam o Centro Admnistrativo
A mobilização de ontem foi iniciada por volta das 7h e os policiais retornaram às atividades no turno que iniciou às 19h. PMs de diversos batalhões de todo Estado se reuniram em frente à Governadoria onde, há quinze dias, um grupo de 200 policiais mantinha acampamento. Os representantes da categoria afirmaram que 12 batalhões suspenderam o atendimento à população e cerca de 90% do efetivo não trabalhou. No entanto, o comando da PM/RN questionou a informação, mas não divulgou o quantitativo de policiais que saíram às ruas ontem.

Ainda segundo os representantes das associações de soldados e oficiais, cerca de dois mil policiais participaram da mobilização em frente à Governadoria. Com a paralisação das atividades, a Região Metropolitana de Natal foi a área mais afetada. “Apenas 11 viaturas realizaram a ronda policial”, disse capitão Antoniel Moreira, presidente da Associação dos Oficiais.

Enquanto os policias gritavam palavras de ordem e exibiam faixas exigindo o cumprimento de medidas por parte do Executivo estadual bem como ameaçando a falta de policiamento durante a Copa do Mundo, representantes da segurança pública do Estado se reuniram na sede da secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed). O encontro contou com a presença do Procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis.

Após o encontro na Sesed, o grupo se deslocou para a sede da Procuradoria Geral do Estado (PGE) onde recebeu representantes dos bombeiros e policiais militares. A reunião durou mais de duas horas. À portas fechadas, as partes entraram em um acordo. O Governo do Estado se comprometeu em enviar à Assembleia Legislativa, até o dia 1º de maio,  a Lei de Promoção de Praças. Os demais pontos de reivindicação terão os encaminhamentos definidos em reunião que será realizada no dia 5 de maio.

Com a proposta assinada pelo titular da Sesed, Eliéser  Girão, os policiais voltaram para o acampamento e deliberaram. A maioria aprovou a proposta,  em clima tenso e, caso o Governo do Estado não cumpra o acordo, retomam a paralisação.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas