quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Adutora de Pau dos Ferros deve ter testes em 15 dias

- Publicidade -

Para minimizar as dificuldades com abastecimento de água uma das soluções encontradas pelos órgãos públicos é a construção de adutoras de engate rápido. Duas adutoras estão previstas em regiões diferentes do Estado. A mais adiantada é para o município de Pau dos Ferros, a segunda seria para Currais Novos.

O equipamento para a região do Seridó está em fase de elaboração de projeto, e deve custar R$ 25 milhões. O órgão executor da obra será o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), e o competente para operacionalização a Companhia de Abastecimento de Água e Esgoto do RN (Caern).

A adutora de engate rápido trata-se de uma solução emergencial que consiste em puxar um ramal da adutora Serra de Santana, irrigada pela barragem Armando Ribeiro Gonçalves, para levar água até Currais Novos e Acari, principalmente. O projeto de engenharia já está concluído, faltando apenas a planilha orçamentária e o plano de trabalho. O Dnocs garante entregá-los até o prazo que ficou acertado.

Segundo Luciano Cavalcanti, o engate iniciaria em Florânia, na adutora Sertão Central, e seguia para Currais Novos. “A documentação vai ser mandado para o Ministério da Integração, e acho que deve iniciar a obra de trinta a quarenta dias”, calcula.

No Alto Oeste, a adutora para Pau dos Ferros está terminando a captação de energia e deve ser realizado os testes nos próximos 15 dias, para então ser autorizado o uso.  A adutora de 42 km, levando água da barragem de Santa Cruz do Apodi a partir de uma ligação em Itaú, beneficiará a cidade de Pau do Ferros e mais 26 municípios.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas