sexta-feira, 19 de abril, 2024
32.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

‘Agosto da Alegria’ realiza encontro dia 8

- Publicidade -

O “Agosto da Alegria” já começou, mas a solenidade oficial só acontece na próxima segunda-feira, às 15h, no Teatro Alberto Maranhão, quando a Fundação José Augusto, promotora do evento, vai reunir os parceiros e convidados para apresentar a agenda cultural do   mês em que se festejam as tradições populares e o folclore em todo o mundo. A programação do “Agosto da Alegria” vai até dia 7 de setembro e concentra ações de várias pastas do governo estadual (que seriam distribuídas ao longo do ano), com ações de parceiras como UFRN, Sebrae, Sesc, Fal, Funcarte e UnP.
Estandartes decoram Centro Administrativo
A abertura oficial  será pontuada pelo debate “Cultura x turismo x economia” quando estarão reunidos alguns secretários de cultura de estados e municípios, entre eles Santos P. Braga (Parintins-AM), Roberto Schimit (representante da Secretaria de cultura do Rio Grande do Sul), Fernando  Fonseca, Secretário de Cultura de Pernambuco; e Eugênio José Zuliani – Prefeito de Olímpia SP, cidade que sediou o Festival Folclórico, além da anfitriã FJA, representada por Isaura Rosado. Logo após o encontro, tem o lançamento de novos cordelistas, às 18h,  lançamento do concurso de fotografia temática, e do livro “Dadi e o Teatro de Bonecos: memória, brinquedo e brincadeira”, de Marias das Graças Cavalcanti. Também na segunda-feira, na Funcarte, haverá o lançamento “Relendo Arte”, com alunos da Semtas.

 A programação contempla ainda uma decoração especial para dar clima “folclórico” ao mês. Todas as secretarias do Centro Administrativo ganharão estandartes que representam as figuras do folclore potiguar, com imagens de danças e brincantes  do Bambelô, Pastoril, Caboclinho e Jaraguá. A concepção é do artista plástico e cenógrafo Carlos Sérgio Borges. Outros locais da cidade estarão enfeitados para as festividades, como o TAM, Pinacoteca, UERN, Sesc da Zona Norte e o Memorial Câmara Cascudo.

Hoje e domingo

A agenda do “Agosto da Alegria” tem um ponto alto neste sábado,  com apresentação gratuita do sambista carioca Jorge Aragão 21h, no largo da praça Augusto Severo.

Ainda no sábado, o  Conexão Felipe Camarão  promove, às 8h, uma oficina de lutheria de rabeca , capoeira e boi-de-reis. No Museu de Cultura Popular, Ribeira, estará aberta uma exposição de arte naif, das 9 às 17h. Para o domingo, a ação se transfere para o Parque das Dunas, com a ação “Florescendo a Cultura Potiguar”, das 10 às 17, apresentando os mamulengos de Eraldo Lins, boi de reis e pastoril de Dona Joaquina (ambos de São Gonçalo do Amarante), e a peça “Cascudo canta lá que eu conto cá”, da Trotamundos Cia de Arte.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas