sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Ajuda na cura

- Publicidade -

Carla França – repórter

O registro da vida moderna é trabalho excessivo, sobre carga de funções, estresse, mau humor, tensão muscular e dores pelo corpo ao final do dia. E para se ‘livrar’ desses problemas, cada vez mais pessoas têm recorrido às terapias holísticas. É bom lembrar que essas terapias  têm o objetivo de complementar e não substituir os tratamentos tradicionais já existentes.

terapias holísticas, como a reflexologia, auxiliam na busca pelo equilíbrio do organismoDentro desta visão, busca equilibrar todos os aspectos do ser humano por estímulos naturais para promover a auto-harmonização e a ampliação da consciência.

A Reflexologia dos Pés é dos vários tipos de terapias complementares, que vem sendo bastante utilizada. A técnica consiste na aplicação de uma pressão específica nos chamados pontos reflexos do corpo, que estão localizados nos pés e que possuem ligações com os  órgãos e por esse motivo, geram resultados, melhoras e prevenções de doenças que estão relacionadas a eles.

“A técnica trabalha com a restauração das energias daquelas pessoas que recebem as massagens”, explica a professora gaúcha Sônia Faillace, que está em Natal para ministrar um curso de Reflexologia para profissionais de saúde e estética de Natal.

Outro método que já está bastante difundido no exterior é o chamado ‘Check-up do Eu’. É uma espécie de acupuntura sem agulhas – procedimento que consiste no estímulo de determinados pontos (meridianos) a fim de equilibrar as energias do corpo e mantê-lo saudável.

A técnica foi descoberta pelo psicólogo e acupunturista americano Roger Callagan. O brasileiro Iswara-Eneas Guerriero aplica do ‘Check-up do Eu’ , que é  um pouco mais simples do que a desenvolvida pelo psicólogo.

“Essa técnica busca o equilíbrio do corpo físico, da mente e do espírito. Isso porque muitas vezes nós trabalhamos mais um ponto do que outros e isso causa o desequilíbrio da nossa ‘casa’ e entrar em harmonia conosco”, diz  Iswara-Eneas Guerriero.

Vale lembrar que esses métodos não promovem a cura de doenças físicas ou espirituais. Segundo os terapeutas, as técnicas ajudam no bem estar das pessoas e, consequentemente,  na qualidade de vida daqueles que se submetem as terapias complementares.

Reflexologia estimula a energia vital

Os profissionais da reflexologia acreditam que está nos pés o equilíbrio do organismo. “Os nossos pés são considerados o microrganismo dentro do macro, que é o nosso corpo. Ou seja, todos os órgãos, glândulas e outras partes do organismo estão refletidos na extremidade do corpo. E através desses reflexos que fica possível “bombear” energia vital, fazendo com que os órgãos recebam informações e restabeleçam a energia”, explica a especialista em reflexologia podal Sônia Faillace.

A Reflexologia Podal, ou popularmente falando, massagem no pé com finalidades terapêuticas, nasceu na medicina chinesa há aproximadamente 5.000 anos, mas tornou-se mais conhecida no Ocidente, a partir desse século.

A técnica consiste na aplicação de uma pressão específica nos chamados pontos reflexos do corpo. Esses pontos possuem ligações com os nossos órgãos e por esse motivo, geram melhoras e prevenções de doenças que estão relacionadas a eles.

“Vários problemas podem ser tratados através da reflexologia. Já tive experiência com pacientes terminais de câncer, que depois de submeter à técnica passou a sentir menos dores, dormir melhor. Teve realmente uma melhora nas condições físicas. Além disso, qualquer pessoa pode ser submetida a reflexologia, pois não possui contra-indicação”, diz a especialista.

Como isso acontece? É que a medicina chinesa acredita estar todo o nosso organismo  interligado através dos “chis”, canais de circulação da energia vital do organismo. Logo, uma massagem no ponto certo do pé,  ligado ao canal que reflete a pressão no rim, por exemplo, faz com que o resultado seja o mesmo do que o de uma intervenção no órgão.

A massagem provoca algumas reações no organismo, e essas reações se manifestam nas doenças. A pressão exercida no ponto correto do pé relaxa o corpo, descontrai músculos, vasos sanguíneos, melhora a circulação e facilita o transporte do oxigênio no sangue, além de estimular a produção de endorfina e serotonina, que são uma espécie de analgésico que o próprio corpo produz contra sensações de dor.

Para difundir ainda mais a técnica ela estará ministrando um curso para capacitar profissionais da saúde e estética para  aplicação da terapia por pressão nos reflexos dos pés. Serão aulas teóricas e práticas, que trabalharão desde a origem, evolução e técnicas modernas da Reflexologia. São aulas teóricas e práticas. Informações: 3641 1241/9981 4880.

Check-up do EU reúne várias outras técnicas

A terapia Check-up do EU reúne práticas de yoga, meditação, coaching espiritual e Técnicas de Libertação Emocional. Foi criada para pessoas que querem aprender melhor como reativar a vida, crescendo material e espiritualmente e vencendo obstáculos como indecisões, traumas, fobias, estresse e outros problemas.

O procedimento faz parte da medicina tradicional chinesa  e consiste no estímulo de determinados pontos (ver infográfico) com o objetivo de equilibrar as energias do corpo e mantê-lo saudável.

“Estimulando certos pontos energéticos a pessoa se conecta com seu problema. Isso permite que a pessoa libere as emoções negativas ou a dor que esta sentindo. Em outras palavras este toque produz uma harmonização da energia corporal”, explica o criador do Check up do EU, Íswara Eneas Guerriero.

Segundo ele, a acupuntura sem dor pode ser utilizada em pessoas com problemas de obesidade, vícios, alergias, depressões, abuso emocional e físico, dores, entre outros problemas. Além de melhorar a concentração, segurança em si mesmo, auto-estima e relaxamento.

O grande diferencial é que os bloqueios emocionais são trazidos a tona durante a aplicação através das lembranças e memórias que são estimuladas pela conversa, para que sejam eliminados e desbloqueados de forma permanente, através das batidas nos terminais dos canais energéticos. O método combina sempre falar e pensar em questões emocionais, ao mesmo tempo em que se desbloqueia os meridianos.

Os resultados da aplicação desta técnica é a resolução de problemas emocionais, normalmente de forma rápida. Alguns exigem persistência e habilidade para que se atinja o objetivo desejado. Ainda assim, costuma se obter resultados bem mais rápidos quando comparamos a outras técnicas.

“Trabalhando as nossas emoções, podemos encontrar os benefícios para o nosso lado emocional e também o físico. A melhora dos problemas é apenas uma consequência do nosso equilíbrio”, diz Guerriero.

A artista plástica Jya experimentou a técnica e tem sentido bons resultados. “Quando comecei estava bastante tensa. No final do atendimento percebi um alívio e  bons sentimentos”, conta.

Atualmente Íswara Guerriero mora na Alemanha. Ele explica que  acupuntura sem dor pode ser auto aplicada, basta conhecer os pontos que devem ser estimulado. Mas quem quiser conhecer mais sobre o método pode entrar em contato com ele através do e-mail:  eneasguerriero@ gmail. com.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas