sexta-feira, 19 de abril, 2024
32.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Alecrim foi melhor

- Publicidade -

[email protected]

A derrota para o Alecrim complicou a caminhada do ABC na busca de uma vaga para a final do primeiro turno do Estadual. Narciso levou um nó de Fernando Tonet e não conseguiu enxergar o jogo como deveria. Errou em algumas alterações feitas depois que sofreu o gol e se perdeu, esta é a verdade. O ABC voltou a ser lento, amontoado em campo, sem jogadas pelas laterais e sem nenhuma criação no meio, contra um Alecrim muito bem postado defensivamente, com duas linhas de quatro bem compactas e saindo com velocidade. Poderia até ter vencido por um placar maior.

Tem que melhorar
Qual é o verdadeiro ABC? Aquele penou para ganhar do Palmeira? Aquele que perdeu para o Globo? O que jogou bem e convenceu na vitória em cima do América ou o que não conseguiu jogar contra o Alecrim? Qual é o verdadeiro Narciso? O que soube fazer uma leitura precisa do clássico ou o que não enxergou o jogo contra o Verdão? São respostas que o torcedor alvinegro espera. Na média, o trabalho de Narciso até aqui deixa uma névoa de desconfiança, quatro jogos e uma única atuação convincente.

Carimbo
Mais uma vez o América carimbou uma goleada de 4×0, chegou aos 9 pontos na liderança isolada do Estadual, apesar do time de Aluisio Moraes continuar apresentando as mesmas deficiências de ordem tática. Fez um primeiro tempo sofrível contra o limitado time do Palmeira e venceu mais uma vez amparado na qualidade individual, especialmente de Mateuzinho e Thiago Potiguar. Para muitos o fato de liderar o campeonato, de ter aplicado três goleadas na competição, por sí só basta para creditar o trabalho do técnico, o que não é verdade. Quem acompanha o dia a dia do América, sabe que a milonga é outra, tanto que até agora no único teste mais duro, o time rubro teve dificuldades.

Espetáculo no teatro
Eu concordo que no futebol o que vale é o resultado e que espetáculo fica para o teatro. Eventualmente eu mesmo defendo esta tese, mas que não pode ser aplicada como regra geral, uma vez ou outra, que time x ou y joga mal e vence, cabe aplicar esta máxima do futebol. É preciso projetar o América para o futuro que está logo ali na frente na Copa do Nordeste, com estreia no dia 13 contra o Coruripe em Alagoas. O trabalho de Aluisio se sustenta até lá? Existe dentro da diretoria e no presidente Beto Santos a convicção que o técnico está no caminho certo? Evidente que ninguém pode cobrar que um time jogue bem todos os dias, é natural que oscile uma vez ou outra, o que não é caso do América – e vejam que é o líder – que não fez até aqui nenhuma atuação tática convincente.

Pontuação
Faltando três rodadas para fechar a fase classificatório deste primeiro turno do Estadual, o pesquisador Marcos Trindade projeta o mínimo de 14 pontos para uma vaga na final. Hoje o América tem 9 pontos e pode chegar no máximo a 18. Potiguar e Globo com 8 pontos cada podem chegar a 17. ABC e Alecrim com 6 pontos, podem chegar a 15. Pelas projeção de Trindade, os finalistas deverão ter entre 14 e 16 pontos.

Moisés em alta
Meia do Palmeira, último colocado do Estadual, o meia Moisés tem se destacado e chamado atenção de equipes de fora do estado e da Europa. Moisés que nasceu no ABC, tem proposta do Paraná, para o Brasileiro, e também do futebol de Portugal. Concretizando a negociação com a Europa, a saída do meia é imediata.

Investir nas bases
Presidente da FNF, José Vanildo, acertou na mosca ao convidar Leonardo Bezerra para assumir o trabalho de categorias de base da federação. Leonardo Bezerra que fez um trabalho sério e competente no América, assumiu e ontem mesmo comandou arbitral para definir o Estadual Sub-17 que deve começar em março. No planejamento estão competições Sub-15 e o Sub-20, seletivo para a Copa São Paulo. Além das competições, existe o projeto da criação de uma escolinha da FNF para atender crianças carentes e que vai funcionar no estádio Juvenal Lamartine.

Olho do furacão
É onde está a arbitragem potiguar, que a cada jogo é acusada de prejudicar o América e beneficiar o ABC. Acusações que partem das redes sociais e acabam repercutindo de forma muito intensa. Mas esta queda de braço entre América e arbitragem local não é novidade, só que agora ganhou contornos que entendo como preocupantes.

Olho do furacão II
Assembleia do Sindicato dos Árbitros de Futebol do RN definiu que a partir de agora, o clube que solicitar árbitro de outra federação terá que solicitar o quarteto completo, ainda que Resolução da FNF não tenha esta previsão e libera o clube a solicitar árbitro de fora desde que assuma os custos financeiros. Esta posição oficializada pelo Sindicato é defendida pelo presidente da Comissão Estadual de Arbitragem Ricardo Albuquerque, que inclusive já havia manifestado anteriormente opinião sobre o assunto.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas