quarta-feira, 24 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Alemães chegam ao RN em busca de parceiros

- Publicidade -

Uma comitiva de empresários e autoridades governamentais alemães estará em Natal nesta quinta-feira, 25, para Rodada de Negócios com empresários do Rio Grande do Norte, workshop e assinatura de contratos e convênios com a Federação das Indústrias do estado (Fiern), Governo do Estado, UFRN e CTGÁS-ER.
Parte da delegação esteve reunida ontem com o presidente da Federação das Indústrias, Amaro Sales
A Rodada de Negócios, das 11 às 17 horas, e o workshop, às 14 horas, serão realizados no Hotel Serhs, na Via Costeira, pela Fiern e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK-Brasil) e a assinatura dos contratos ocorrerá no Olimpo Recepções às 20 horas.

A vinda da delegação alemã é resultado do esforço dispensado durante a gestão do ex-presidente da Federação das Indústrias, Flávio Azevedo, e continuado pelo atual, Amaro Sales.

Chefiada pela ministra da Economia, Proteção Climática, Energia e Planejamento Territorial do estado alemão Renânia-Palatinado, Eveline Lemke, a comitiva representa empresas atuantes em setores como segurança, saneamento, produtos químicos, equipamentos industriais, engenharia, pesquisa e consultoria, distribuição de produtos, energia solar e bombas.

Assim como a ministra, as empresas representadas também vêm da Renânia-Palatinado. Essa é uma região conhecida por sua contribuição para as indústrias química, automobilística, metalúrgica, de máquinas e equipamentos, alimentícia e papeleira, editorial e gráfica.

Os empresários alemães procuram parceiros para distribuição de produtos, para formação de joint ventures, representantes comerciais e transferência de know-how.

“As rodadas de negócios permitem uma aproximação direta e pessoal entre empresários com interesses e perfis em comum”, disse a Fiern, em texto enviado à imprensa. Os encontros são acompanhados por intérpretes e representantes da Câmara Brasil-Alemanha e funcionam como um meio de comunicação entre empresas que pretendem expandir seus negócios para ambos os países.

COOPERAÇÃO

Durante o evento no Olimpo Recepções, serão assinados contratos de cooperação entre a Fiern, CTGAS-ER, UFRN e o governo do estado do RN com as instituições alemãs, associação das câmaras de comércio e indústria na Renânia-Palatinado, Agroscience Instituto de Agroecologia, GKM e KB Container. Os contratos visam, principalmente, a realização de pesquisas e troca de informações em diferentes áreas tecnológicas.

O CTGÁS-ER e a GKM Ingenieure e a RLP Agroscience, instituições do governo da Alemanha, assinarão contrato de PPP – Parceria Público Privada – para o tratamento de água potável. O projeto possibilita novas técnicas de gestão sustentável da água, em particular o tratamento de água salgada e de água salobra para produção de água potável, de forma descentralizada utilizando plantas-solar.

O contrato com o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis prevê a doação de equipamento para desenvolver planta piloto no estado na área de tratamento de água. Também estão previstos desenvolvimento de projetos voltados para energias renováveis, como bicicletas elétricas, uso do bagaço da cana-de-açucar e irrigação por baixo do solo, com utilização de energia solar, que assegura uma economia de água de cerca de 70 por cento.

Fiern ressalta oportunidades

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Amaro Sales, recebeu ontem, na Casa da Indústria, o cônsul da Alemanha no Rio Grande do Norte, Axel Geppert, os diretores das empresas alemãs das áreas de energias renováveis, meio ambiente e edificações Georges & Theis Architecte Gérant, Tehis Georges, e da Maga Industrie Holding AG, Mirco I. Richardson, e das instituições governamentais GKM Ingenieure GMBH, Roman Hemmer, e do Agrocience – Instituto de Agroecologia, Thorsten Pollatz.

“Há uma grande oportunidade de negócios entre a Renânia e o Rio Grande do Norte, a Alemanha detém tecnologia e o Brasil tem demanda e consumo”, disse o presidente da Fiern, Amaro Sales, acrescentando que a parceria com a Renânia-Palatinado será intensificada. Uma das ideias, fruto dessa aproximação e que tem no cônsul alemão em Natal um dos seus maiores responsáveis, é tornar os dois estados “irmãos”.

Também participaram do encontro no Gabinete do presidente da Fiern, o diretor de operações do Senai Nacional, Gustavo Leal, do Senai-RN, Afonso Avelino, e o superintendente de Relações Institucionais e com o Mercado, Fernando Antônio Bezerra.

A delegação faz parte da comitiva de 40 empresários, parlamentares e autoridades governamentais alemães que estará em Natal nesta quinta-feira, 25, para Rodada de Negócios com industriais do Rio Grande do Norte, workshop e assinatura de contratos e convênios.

Hoje, às 11h30, parte da delegação da Renânia será recebida pela governadora Rosalba Ciarlini em audiência na Governadoria.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas