sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Alfabetização para todos até 2016

- Publicidade -
Com o programa do Ministério da Educação “Alfabetização na idade certa” a ideia é alfabetizar todas as crianças brasileiras até os oito anos de idade. Alcançar essa meta, até 2016, como determina o MEC, exige, segundo a diretora excecutiva do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), Claúdia Santa Rosa, além da definição do perfil de profissional para essa faixa, “a compreensão de que a solução não é massificar um método de ensino”. 
“Há distintas realidades. As escolas não são iguais; as pessoas são diferentes; as comunidades são diferentes e as crianças também são diferentes”, alerta a educadora. Segundo Claúdia Santa Rosa, o primeiro passo é mudar culturas e se desfazer “de certezas pedagógicas que, por vezes, não fazem tão bem a quem está no chão das escolas”.
Ela diz que se faz necessário que gestores, educadores e técnicos das secretarias passem a ver quais os métodos que podem estar à disposição dos educadores e das escolas para que, no ambiente escolar, eles possam fazer escolhas pedagógicas. “Sempre digo que o melhor método é aquele que consegue fazer a criança aprender”, observou Cláudia Santa Rosa. 
“Se a criança só consegue aprender através de processos de uma pedagogia mais tradicional”, destacou a educadora, “não vejo mal de oferecer caminhos mais afinadas com esse modelo. Se ela responde bem às teorias mais progressistas, mais sócio-interacionistas, construtivistas, que ótimo porque essas linhas consideram o global, as coisas articuladas. São propostas que dão muito mais conta desse tempo que a gente vive”. 
O novo gestor, segundo Santa Rosa, deve estar aberto para acolher as diferentes propostas de gestão, mas também deve estar atento às orientações e aos direcionamentos pedagógicos, e colocar em prática um monitoramento periódico das metas estabelecidas para a rede municipal de Educação.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas