quarta-feira, 24 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Alto Oeste terá racionamento de água

- Publicidade -

Alexandria terá racionamento no fornecimento de águaFernanda Zauli – Repórter

O baixo volume de águas nos reservatórios do estado fez com que a Secretaria Estadual de Meio Ambiente Recursos Hídricos (Semarh) convocasse uma reunião com a Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN) e o Instituto de Gestão das Águas (Igarn) para discutir medidas de impacto que deverão ser adotadas nos próximos meses com o objetivo de minimizar os problemas causados pela falta d’água. Dentre as medidas está o racionamento do abastecimento de água em municípios do Alto Oeste e a instalação de poços que já estavam perfurados, mas ainda não estavam em funcionamento.

O secretário estadual de Recursos Hídricos, Gilberto Jales, alertou para a importância do uso consciente da água por parte do consumidor para que o racionamento do fornecimento não tenha que ser estendido a outras regiões do RN. “Essa é a principal medida: o uso consciente, o combate ao desperdício”, disse.

A região do Alto Oeste, de acordo com o secretário, é a que se encontra em situação mais crítica em relação ao volume dos reservatórios. Alguns deles estão com menos de 20% da capacidade. É o caso do reservatório Bonito II, no município de São Miguel, que em dezembro estava com apenas 14,82% da sua capacidade. Outros reservatórios estão em situação ainda pior, como o de Olho D’água dos Borges com 8,86% da capacidade, e Lucrécia com 11,29%. No Alto Oeste, o reservatório que está em melhor situação é o de Santa Cruz do Apodi, com 59,37% da capacidade.

De acordo com Gilberto Jales, o racionamento do fornecimento de água deve começar pelos municípios de Alexandria e São Miguel. Os detalhes do racionamento serão discutidos na reunião da próxima quarta-feira, mas o secretário informou que, na maioria das vezes, o que ocorre é a suspensão do fornecimento de água em determinados dias da semana. “Não é a situação ideal, mas é necessária. Se não houver recuperação do volume dos reservatórios nós teremos racionamento em muitos municípios”, disse.

A coordenadora de gestão de recursos hídricos da Semarh, Joana Darc Freire de Medeiros, explicou que os reservatórios de médio e pequeno porte, com capacidade de armazenamento menor,  são os mais comprometidos com a escassez de chuvas, mas os reservatórios de grande porte também já estão em situação crítica. “O reservatório Passagem das Traíras, em São José do Seridó, importantíssimo para o estado, teve a comporta fechada porque estava com apenas 19,7% da sua capacidade máxima. Agora aquela água é só para o abastecimento, não sai mais água para irrigação. Nós vamos conversar com o Dnocs para suspender a irrigação em cruzeta também, que já está com 20,64% da capacidade”, disse.

PREVISÃO

O setor de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) divulgou que para os meses de janeiro a março as chuvas no semiárido da Região Nordeste do Brasil ficariam entre normais e abaixo do normal. De acordo com o meteorologista Gilmar Bistrot, a previsão não era conclusiva e o quadro vem se revelando mais favorável. A previsão para o inverno de 2013 será concluída em um workshop que será realizado no fim deste mês.

A coordenadora de gestão de recursos hídricos da Semarh afirmou que ainda não é possível afirmar se será possível recuperar o volume dos reservatórios do estado no inverno. “Nós podemos ter um inverno com muita chuva, mas ruim para o acúmulo de água nos reservatórios, que é aquela chuvinha fina todos os dias. E pode ser que venham fortes chuvas, enxurradas, e aí sim encha os reservatórios. Não temos como saber que tipo de inverno teremos”, disse Joana Darc.

Obras para minimizar os efeitos da seca pouco avançam

Das obras de grande e médio porte prometidas para amenizar os efeitos da seca poucas tiveram andamento. O município de Luiz Gomes está a mais de um ano sem água e aguarda a conclusão do trecho da adutora que irá abastecer a cidade. A obra seria concluída em dezembro. Não foi. A nova previsão é o fim de janeiro. 

“Estamos concluindo o trecho da adutora que vai até Luiz Gomes, está praticamente pronto, em fase de testes. Essa obra foi priorizada e nós estimamos que seja entregue no fim deste mês se não houver nenhum problema nos testes”, disse o secretário.

Outras obras como a ampliação do sistema de abastecimento de água de municípios como Governador Dix-sept Rosado, Carnaúba dos Dantas, São Miguel,  e Pendências, continuam no papel, sem qualquer avanço.

Poços

Algumas medidas pontuais vem sendo tomadas pela Semarh para amenizar os efeitos da falta d’água. No município de Pilões, por exemplo, o sistema de água entrou em colapso e a Semarh perfurou e instalou poços para garantir o abastecimento da população. De acordo com Gilberto Jales, o Rio Grande do Norte possui 884 poços perfurados e não instalados. “O governo do estado tinha recursos para perfurar e instalar 400 poços, mas, eu acredito que em virtude da demanda, o estado utilizou recursos para perfurar mais e não teve como instalar”, explicou.

Segundo ele, esses poços estão distribuídos em cerca de 130 municípios. “A atual gestão já instalou 30 e estamos instalando outros 120, principalmente na região do Alto Oeste, até o fim do ano. Os outros devem ser instalados com recursos do Pac Seca”, disse o secretário.

Carro Pipa

Alguns municípios do Rio Grande do Norte ainda dependem dos carros pipas para o fornecimento de água. Em Luiz Gomes, Antonio Martins, João Dias e Serra Negra do Norte  o abastecimento com carro pipa é feito nas zonas rual e urbana; em outros 120 municípios comunidades da zona rural dependem da água do carro pipa.

“Evidente que dentro de um município como Currais Novos, por exemplo, existem comunidades que têm o abastecimento normal, mas se houver uma comunidade rural que utilize o carro pipa entra nessa contagem”, disse o secretário Gilberto Jales.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas