sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Altos sons

- Publicidade -

Shows para celebrar o verão podem ir além do rock/pop ou do forró/axé que costumam embalar multidões nesta época. O sol brilha para todos na estação mais quente do ano, também quando o assunto é música: iniciativas diferentes também esquentam o roteiro neste fim de semana. No Taverna Pub, o artista plástico Flávio Freitas mostrará sua faceta musical em parceria com um grupo afiadíssimo de músicos; a cantora Clara Pinheiro exibirá uma faceta mais intimista de seu trabalho no novo show, “Entre aberta”; e para ouvidos abertos ao novo e diferente, o festival Under the Sun propõe um sábado movido a experimentações e psicodelia roqueira. Um som pra cada verão.

Sessões cariocas com Paul Jonnes e seus amigos
Quando Flávio Freitas troca os pincéis pelo sax, há show à vista. Nesta sexta-feira, ele sobe ao palco do Taverna Pub, a partir das 23h, com um time seleto de amigos músicos – e um parente. O tio de Flávio, o cantor Paul Jonnes, é figura conhecida da noite carioca, e quando vem a Natal sempre faz questão de solta a voz. “É uma ocasião tão especial, que formamos uma banda apenas para acompanhar meu tio. Fazemos isso há nove anos, e acabou se tornando um show de verdade”, explica o artista plástico.

A banda não tem nome, mas bem que poderia se chamar “Paul Jonnes & Amigos”. “Trata-se de um encontro festivo, o prazer de tocar é o espírito da coisa”, ressalta Flávio. Mas o time reunido para essa despretensiosa apresentação é coisa muito séria: tocarão Eduardo e Roberto Taufic, Paulo Milton, e Darlan Marley. A nata dos músicos locais. Paul Jonnes, apesar de não cantar profissionalmente, já se apresentou em quase todos os bares do Rio de Janeiro, já gravou com músicos importantes, e costuma doar seus cachês à banda. É um personagem da noite carioca.

O foco do repertório é a música norte-americana dos anos 40 e 50, muitas canções de Cole Porter, Duke Ellington, Frank Sinatra, entre outros. Também rolam alguns clássicos da bossa nova e do samba, e no final sempre tem uma sessão de bolero, a especialidade de Paul Jonnes, segundo Flávio Freitas. “Nós somos os seguidores de Paul Jonnes. O show é como um ensaio onde todo mundo se diverte – incluindo o público”, brinca.

Clara aberta a novas sonoridades
Clara Pinheiro e o parceiro de vida e música Fabão Rocha passaram três meses de 2014 cantando na Europa, conheceram muita gente, fizeram parcerias, ganharam ainda mais jogo de cintura, e agora querem começar 2015 de cara nova. A banda Clara e a Noite mostrará suas novidades no show “EntreAberta”, sábado, às 22h, no Ateliê Bar e Petiscaria, Ribeira. A apresentação é baseada no disco do mesmo nome, que o grupo lançou apenas on line, no ano passado, antes de viajar para a turnê européia (de julho a setembro).
Cantora Clara Pinheiro apresenta show “Entre Aberta”
“EntreAberta” é um show de alma feminina, afirma Clara. “A gente sempre brincou com o fato de eu ser a única mulher entre quatro homens. As músicas desse trabalha falam bastante sobre as angústias e o mundo feminino em geral. É meio caótico, mas acho que conseguimos passar esse subtexto”, explica. Além de tocar as novas, o grupo também mostrará canções antigas, e algumas conhecidas, mas tocadas de um jeito bem diferente. “Nós pegamos músicas consideradas ‘manjadas’ e damos um tratamento bem diferente, as pessoas ficam surpresas”, garante.

Musicalmente, Clara vai exibir seu timbre marcante em bossas, sambas, reggaes, soul, experimentando ingredientes novos como o blues misturado com o country. O show contará com as participações especiais de Luísa Guedes, Pedras (da banda Igapó das Almas), Toni Gregório, e Antônio de Pádua. A direção é de Juão Nin, e cenário assinado por Allan Talma. A banda é formada por Diego Akanguaçu (baixo) e Daniel Lima (bateria).

Psicodelia sob o sol de Natal
Um festival de música onde o pop – como o conhecemos – não importa, e a experimentação é livre. É a proposta do Under The Sun, um encontro de música alternativa que realizará sua terceira edição neste sábado, a partir das 15h, no espaço Comando Potiguar Paintball, em Nova Parnamirim. A maratona sonora será conduzida pelas bandas Anjo Gabriel (PE), Kalouv (PE), Mondo Bizarro (PE), Red Butcher (PB), Red Boots (RN), Igapó de Almas (RN), Mahmed (RN), Koogu (RN), Sankâra Drone Ensemble (RN), e Dauntless Explorers of The Aether (RN).
A viagem sonora do Mahmed
O que esperar de todas essas bandas? Segundo Luísa Isalu, idealizadora e produtora do festival, os eixos são o rock experimental (ou post-rock) e stoner (um derivado do som grunge). “A gente se inspirou no Duna Jam, um festival italiano que possui essa linha sonora. São gêneros musicais pouco difundidos por aqui, por isso considero que é uma boa oportunidade para todos de conhecer algo diferente”, explica. O espaço ao ar livre também faz parte da proposta “libertária” e musical. O Under The Sun é organizado pelo Coletivo Música Experimental.

Entre as bandas locais, algumas já chamam atenção no underground. O Mahmed já lançou o EP “Domínio das águas e dos céus”, e propõe um rock instrumental de paisagens ensolaradas – com direito a alguma escuridão. Cordas, sintetizadores e sopros alternam barulho e melodia. É música climática. O Igapó das Almas também avança no terreno das ambiências, conectando variadas sonoridades: desde ritmos étnicos até rock e eletrônica. O resultado é heterogêneo, contemporâneo, e espacial.

Serviço
Flávio Freitas, Paul Jonnes, e banda. Sexta, às 23h, no Taverna Pub.  Tel.: 3236-3696.
EntreAberta com Clara e a Noite. Sábado, às 22h, no Ateliê, Ribeira. Entrada: R$15 (na hora).
Festival Under The Sun 2015. Sábado, às 15h, no Comando Potiguar Paintball (final da Ayrton Senna). Entrada: R$5.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas