terça-feira, 23 de abril, 2024
28.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Anac libera ‘Augusto Severo’ para receber voos intenacionais

- Publicidade -

O Aeroporto Internaciona Aluízio Alves, que iniciou as operações ontem (31) segue sem autorização receber voos internacionais. A Agência Nacional de Aviação Civil emitiu nota na madrugada deste domingo (01/02), informando que a concessionária (Inframérica) não havia recebido o aval dos órgãos públicos responsáveis. Com isso, os a agência liberou voos no Aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim. “Os voos internacionais com destino à Natal poderão pousar e decolar no aeroporto Augusto Severo, até que o novo aeroporto (ASGA) esteja apto a receber os voos”, explica a nota.
O primeiro voo internacional estava previsto para chegar hoje (01/05) à noite, vindo de Pontugal
Segundo a agência, os passageiros em conexão, desembarcarão e serão transportados sem custos pela concessionária, via terrestre, até o terminal do Aeroporto Aluízio Alves para os demais procedimentos de embarque doméstico.

Impasse
O novo aeroporto do RN começou a funcionar com autorização restrita à operação de voos domésticos. O primeiro voo internacional estava previsto para chegar hoje (01/05) às 23h vindo de Pontugal.

Ontem, o consórcio Inframérica  informou que aguardava autorização da Receita Federal “nas próximas horas”. “O Aeroporto está devidamente homologado e está preparado para receber o vôo da TAP amanhã, domingo, às 23h25”, acrescentava a nota.

Na última sexta-feira, a delegacia da Receita Federal em Natal estimou que uma autorização provisória para os voos internacionais só deveria sair entre os dias 5 e 6 deste mês.

O próximo voo internacional está previsto para chegar ao Estado na próxima terça-feira (03/05)

Nota da Anac (na íntegra)

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) está acompanhando com suas equipes de fiscalização as operações no novo aeroporto de Natal, Aluízio Alves (ASGA), em São Gonçalo do Amarante. A abertura do aeroporto foi autorizada pela Agência ontem (30/05), em conformidade com todos os requisitos de segurança exigidos e o primeiro pouso ocorreu com sucesso às 9:20 da manhã.

Internacionalização
Para que o aeroporto tenha operações internacionais, é necessário que a concessionária (Inframérica) receba o aval dos órgãos públicos responsáveis. Contudo, como até o momento, a concessionária não obteve cumprimento junto a esses órgãos de todos os requisitos necessários para a operação internacional. Os voos internacionais com destino à Natal poderão pousar e decolar no aeroporto Augusto Severo, até que o novo aeroporto (ASGA) esteja apto a receber os voos.

Os passageiros em conexão, desembarcarão e serão transportados sem custos pela concessionária, via terrestre, até o terminal do Aeroporto Aluízio Alves para os demais procedimentos de embarque doméstico.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas