terça-feira, 19 de março, 2024
27.1 C
Natal
terça-feira, 19 de março, 2024

Angicos comemora hoje 50 anos do projeto Paulo Freire

- Publicidade -

Angicos recebe a partir de hoje conferências e apresentações culturais em comemoração ao cinquentenário da experiência de educação de jovens e adultos desenvolvida pelo educador pernambucano Paulo Freire no município, realizada durante o governo de Aluízio Alves. A abertura está marcada para as 14h30, no auditório central do Campus Angicos da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). A governadora Rosalba Ciarlini confirmou presença no evento, com chegada prevista para as 19h. A ação programada pelo Governo do RN com a comissão do Projeto Paulo Freire 50 anos segue até amanhã.
O projeto Paulo Freire em Angicos contribuiu para a alfabetização de 300 jovens e adultos em 1963
Na última quinta-feira (28), a governadora decretou 2013 como o Ano Paulo Freire da Educação do RN, instituindo uma comissão executiva com a finalidade dar destaque à memória e a experiência que contribuiu para a alfabetização de cerca de 300 angicanos, em 1963.

A apresentação do cordelista Hailton Mangabeira abre o evento, seguida pela Assinatura da Ordem de Serviço para construção do Memorial Paulo Freire e pelo lançamento do Pacto Paulo Freire pela Educação de Jovens e Adultos, com a secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho, e instituições parceiras. Às 16h30, o ex-coordenador de Círculo de Cultura Marcos José de Castro Guerra ministra a conferência “As 40 Horas de Angicos: Vítimas da Guerra Fria?”.

A governadora Rosalba Ciarlini estará presente para conferir uma a apresentação da peça “Paulo Freire”, que será realizada por alunos de escolas públicas estaduais de Angicos, e ainda para a exibição do documentário “As 40 Horas de Angicos”, produzido pelo Núcleo de Referência da História e Memória da EJA da UFRN.

Amanhã, a programação continua com o lançamento de uma revista, uma mesa redonda sobre as 40 Horas de Angicos, um momento de relatos sobre os Círculos de Cultura e ainda homenagens aos participantes do projeto.

Além de destacar a memória do projeto desenvolvido por Paulo Freire em Angicos, a comissão executiva tem como metas implementar junto uma agenda comemorativa em referência aos 50 anos.

Outro objetivo da comissão é elaborar o Plano Estadual de Educação de Jovens e Adultos com a participação de professores e gestores de EJA de escolas públicas potiguares, bem como para criar políticas públicas que visem à universalização da educação para este segmento.
#ALBUM-4269#

Ufersa terá curso com ênfase no método freiriano

O Rio Grande do Norte terá o primeiro curso de Licenciatura em Pedagogia do Brasil com ênfase no método freiriano. Ainda em fase de elaboração, o curso de formação é  uma conquista da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) de Angicos, a partir da aprovação do projeto do Memorial Paulo Freire.

Prevista para começar em 2013, a obra do Memorial tem apoio financeiro do Ministério da Educação (MEC). De acordo com a coordenadora do projeto do Memorial, professora Dr.ª Rita Diana de Freitas Gurgel, o conjunto arquitetônico começará a ser erguido no campus da Ufersa de Angicos em 2013, inicialmente com apoio financeiro do Ministério da Educação (MEC).

A assinatura da ordem de serviço de construção do memorial acontecerá duante a programação comemorativa  desta terça-feira (2), segundo anunciou Tita Diana.

Programação

Local: Auditório Central do Campus de Angicos

8h às 8h30 – Lançamento da Revista de Informação do Semiárido (RISA) – Edição Especial Angicos 50 depois do trabalho pioneiro de Paulo Freire nas “40 Horas”;

8h30 às 10h20 – Mesa Redonda: As 40 Horas de Angicos, Paulo Freire e sua influência nas práticas de Educação de Adultos no Brasil e em Portugal;

10h20 – Intervalo;

10h40 às 13h00 – Círculo de Cultura: Relatos das experiências dos ex-coordenadores dos Círculos de Cultura e ex-educandos das 40 Horas;

15h – Auditório Central do Campus de Angicos;

Concessão de Título de Cidadão Angicano aos ex-coordenadores dos Círculos de Cultura e homenagens póstumas pela Câmara Municipal de Angicos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas