sexta-feira, 19 de abril, 2024
31.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Antiga sede da Semurb sofre com o abandono

- Publicidade -

O espaço é amplo, bem localizado e com uma infraestrutura arquitetônica encontrada em poucos prédios municipais próprios. A antiga sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), na Ribeira, está se deteriorando há meses e durante muito tempo serviu de espaço ideal para pessoas interessadas no consumo de drogas e/ou em relações sexuais. Na maioria dos compartimentos, principalmente nos banheiros, não é difícil encontrar resquícios de drogas consumidas como o crack e a maconha.
#ALBUM-3272#
 As latinhas de refrigerante são as principais pistas. Além disso, os viciados ou moradores de rua utilizavam o chão do local como banheiro, deixando o ambiente com um odor desagradável. No teto do piso superior, os pedaços de gesso que restaram correm o risco de cair a qualquer momento. Num amplo salão do primeiro piso, há um acúmulo de metralha extraído dos demais compartimentos do prédio, além de uma grande quantidade de pedaços de telha tipo Brasilit.

 A situação na antiga sede da Semurb não está pior, pois a Prefeitura de Natal cedeu o espaço para que as escolas de samba que irão desfilar no carnaval deste ano, produzissem os carros alegóricos e montassem as estruturas de metal e alumínio. O fornecimento de energia elétrica para o prédio é feito através de “gambiarras” e o risco de um curto-circuito não está descartado devido a quantidade de equipamentos ligados ao mesmo tempo em poucos pontos de energia.

 Para tomarem banho ou utilizarem água para diluir tintas ou desmanchar papel, os integrantes das agremiações que utilizam o espaço fizeram uma espécie de banheiro no fosso do elevador. O piso foi improvisado com pedaços de compensado descartados pelos decoradores quando concluem a montagem dos carros alegóricos. Até mesmo o portão de acesso foi feito chumbado com restos de ferro dos próprios carros alegóricos e pedaços de antigas peças decorativas do período natalino.

 Nas proximidades do prédio, os moradores afirmam que não adianta mais perder tempo dando testemunhos à imprensa pois nunca foi dada uma solução ao caso. Na Prefeitura de Natal, a promessa é de que o prédio que possui duas estruturas, uma mais antiga e outra mais nova e inacabada, seja transformada na sede da Urbana, com o advento das obras de mobilidade que desapropriarão imóveis no entorno da Avenida Bernardo Vieira.

 Nada, porém, está confirmado. A Semurb hoje funciona num prédio em Candelária cujo aluguel custava aos cofres municipais R$ 63 mil mensalmente. O edifício foi comprado pelo Ministério Público Federal (MPF) desde 2011 e a Semurb terá até julho para desocupar a estrutura. “Nós estamos com um imóvel à vista que ainda não pudemos divulgar a localização pois ainda não fechamos contrato”, afirmou o titular da Semurb, Bosco Afonso.

 O pagamento do aluguel foi perdoado pelo MPF com o acordo de que o espaço deveria ser desocupado ainda no ano passado. Segundo Bosco Afonso, o prazo foi postergado para julho e será cumprido. Quanto à reforma da antiga sede do órgão municipal e transferência da Urbana para o empreendimento, não pode ser confirmado pois o secretário municipal de Planejamento, Antônio Luna, não foi localizado ontem pela manhã.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas