sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Ao sabor e aroma do Oliva

- Publicidade -

Um bistrô com cara e sabor contemporâneos: é a proposta do charmoso restaurante Oliva, aberto na semana passada em Petrópolis. As proprietárias Marina Macedo e Marina Costa deixaram o experiente chef Eugênio Cantídio à vontade para elaborar o cardápio da casa – o toque de azeite de oliva em quase todos os pratos acabou por inspirar o nome do local. O restaurante funciona para almoço e jantar.
Peixe tropical com molho de amêndoas e maracujá
Marina Macedo é nutricionista, mas não pensou o restaurante como um novo espaço para culinária funcional e outros rótulos que estão em voga no momento. “Pensamos apenas em trabalhar uma comida saborosa e bem feita. Elaborada, mas sem complicações. E apesar de não ser funcional, é uma cozinha bem leve no geral”, explica ela, que já balanceou as calorias de restaurantes como Manary, Fogo & Chama, Piazzale Itália, entre outros. As duas Marinas fizeram cursos de cozinheiro profissional do Senac, e estagiaram em algumas cozinhas locais.

Como num bom bistrô, as entradas receberam atenção especial. Pode começar pelas entradas de camarão, mediterrânea, oriental (com gengibre, gergelim e molho de ostras), e ao guacamole (cubos de abacate, azeite, pimenta e limão); entradas com cordeiro: lombinho marroquino ou dupla de carré; com polvo: à Oliva (rodelas temperadas com azeite, salsa, cubos de tomate e flor de sal), e à Galícia (tentáculos grelhados com azeite, páprica e salsa); com lula: salteadas no azeite com alho, gengibre, pimenta, salsa e molho de ostras. As brusquetas saem ao pomodoro e à oriente (húmus, lascas de pernil de cordeiro e salsa).

Pratos principais: para apreciadores de frutos do mar tem filé de peixe tropical (com molho de amêndoas e maracujá) e um salmão grelhado (com redução de balsâmico e mel de engenho); os camarões estão aos sabores tailandês (gengibre, pimentões, gergelim, molho de ostras e amendoim torrado), horta (manteiga da terra, cebola roxa, nata e queijo coalho), e vinhedo (cogumelos, bacon, molho de vinho e mostarda). Filé bovino: camponês (molho de cogumelos frescos), ao poivre, e provençal (em crosta de ervas). O cordeiro está no pernil ao forno (fatiado com molho de vinho branco), guisado (com xerém), e lombinho milanês.
#ALBUM-5598#
As sobremesas, criadas por Rafaella Fontes, saem em iguarias como o crumble de maçã com amêndoas e o tartelete de chocolate (com toffe de frutas secas e brigadeiro de avelã).

O menu conta ainda com 20 rótulos de vinhos e nove de cervejas especiais. O Oliva tem espaço para 54 pessoas – o corredor externo poderá ser usado em breve, afirmam as Marinas.

Serviço
Oliva – Gastronomia Internacional.
Rua Seridó, 743, Petrópolis.
Aberto de segunda a sábado para almoço (11h30 às 15h) e jantar (18h30 às 0h).
Tel.: 2020-7676.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas