terça-feira, 19 de março, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 19 de março, 2024

Aos 82 anos, morre João Ururahy

- Publicidade -

Pioneiro na publicidade do Rio Grande do Norte, onde criou a Expo, primeira agência de propaganda, morreu ontem João Ururahy Nunes do Nascimento, que, além da atuação na comunicação privada, também teve participação marcante como gestor público. Ele faleceu aos 82 anos na Policlínica, onde estava internado desde o último domingo. João Ururahy foi vítima de um câncer de pulmão. O corpo está sendo velado no Centro de Velório Morada da Paz, na rua São José, em Lagoa Seca. O sepultamento será às 11h no Cemitério do Alecrim.
Ururahy, o governador Geraldo Melo e o vice Garibaldi Alves caminham pela Praça 7 de Setembro em direção à Assembleia Legislativa
João Ururahy foi proprietário da primeira agência de propaganda genuinamente potiguar. O ingresso na gestão pública ocorreu no Governo de Sílvio Pedroza, quando foi chefe de Gabinete do diretor do Departamento Estadual de Imprensa, José Gonçalves de Medeiros.

Nos governos de José Varela e de Aluízio Alves, Ururahy foi diretor do Departamento Estadual de Imprensa. E nesse cargo, na administração de Aluízio Alves, ele foi responsável pela edição de 165 livros. Nomes como Zila Mamede, Sanderson Negreiros, Diógenes da Cunha Lima e Luiz Carlos Guimarães tiveram os seus livros editados pelo DEI.

No Governo Geraldo Melo o publicitário foi secretário-chefe da Casa Civil. “João Ururahy é exemplo de um jornalista ético e comprometido com o bem comum. Exerceu os cargos com uma preocupação destacada com a cultura. Ele (João Ururahy) teve participação no jornal A República, foi editor de Política do Diário de Natal e repórter de política da Tribuna do Norte”, destacou Cláudio Emereciano, auditor do Tribunal de Contas do Estado, amigo de longas datas.

O jornalista Ticiano Duarte  traz boas recordações de Ururahy. “Recebi com tristeza a notícia. Foi um companheiro de geração, bom repórter político. Atuou com muita competência na atividade jornalística. Exerceu cargos públicos com muita decência e muita ética”, destacou. Ele lembrou ainda que o publicitário foi o secretário do então titular de Planejamento do Governo Aluízio Alves, Geraldo Melo. “João Ururahy exerceu todos os cargos honradamente. Foi um bom companheiro, um homem inteligente”, completou.

O jornalista José Wilde Cabral trabalhou diretamente com João Ururahy no Governo Geraldo Melo. O publicitário era o secretário chefe do Gabinete Civil; Wilde era o assessor de comunicação. “Era um homem de grandes gestos. Muito solidário com as pessoas, muito atencioso. Os amigos mais íntimos o denominavam de “pérola negra”. Sempre ouvi das pessoas registros a João Ururahy”, destacou o jornalista, lembrando que o publicitário também foi responsável pelo marketing da administração do então prefeito de Natal Garibaldi Alves Filho.

APOSENTADORIA

João Ururahy estava aposentado fazia alguns anos. Segundo um dos filhos dele, Alexandre Frederico Nunes, o jornalista passava mais tempo em casa. “Ele estava cansado. Aproveitou os últimos anos para ficar mais tempo com a família.”

Mesmo aposentado, Ururahy acompanhava a política local. “Não era como antes, mas meu pai ainda acompanhava a cena política daqui. Era um dos prazeres dele”, disse Alexandre Frederico.

O jornalista e publicitário descobriu o câncer fazia menos de dois meses. “Ele era avesso a essas coisas de cuidar da saúde. Só foi ao médico após muita insistência e descobriu o câncer muito tarde”, lamentou.

Garibaldi destaca firmeza e determinação de Ururahy

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, lamentou a morte de João Ururahy, “um jornalista político que marcou época no Rio Grande do Norte, um homem bem relacionado com todas as correntes políticas.” Garibaldi disse que conheceu e passou a admirar o trabalho de Ururahy durante a década de 1980, quando Geraldo Melo venceu a eleição e assumiu o Rio Grande do Norte após campanha eleitoral memorável. “O conheci na casa de Geraldo e sempre apreciei suas posições. Era um homem ponderado e, ao mesmo tempo, determinado e firme naquilo em que acreditava”.

O ministro que está em Natal e confirmou presença no enterro, hoje no final da manhã, disse que tem de Ururahy as melhores lembranças. “Era um homem extremamente solidário, que venceu barreiras do preconceito. Um homem digno, que sempre se impôs e que merece ser lembrado pelas futuras gerações.”

A governadora Rosalba Ciarlini manifestou solidariedade à família e amigos e disse que o Rio Grande do Norte sente a perda do cidadão que deixou marcas de trabalho no serviço público e na comunicação do Estado. “Ururahy era uma pessoa bastante conhecida e respeitada por sua conduta irrepreensível e dedicação ao Estado.” A governadora recebeu a noticia da morte de Ururahy pelo ministro Garibaldi Filho.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas