sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

APCA de Literatura divulga lista de finalistas de 2015

- Publicidade -
AEstado – Diferentemente dos outros anos, os jurados da Associação Paulista dos Críticos de Arte, a APCA, na categoria Literatura decidiram divulgar uma lista com quatro finalistas em cada uma das sete categorias, além do Grande Prêmio da Crítica. Os vencedores serão conhecidos na reunião anual que os jornalistas-membros da APCA fazem no dia 2 de dezembro no Sindicato dos Jornalistas, no Centro de São Paulo.
“Para chegarmos aos finalistas, cada jurado apresentou suas escolhas nas categorias; é um processo muito democrático e aberto às diversas opiniões”, explicou Felipe Franco Munhoz, escritor e fundador do site de literatura Antessala das Letras e um dos jurados da entidade, assim como Amilton Pinheiro, Ângelo Caio Mendes Corrêa Jr., Gabriel Kwak e Ubiratan Brasil. 
Como a APCA de Literatura não tem inscrições, como os demais prêmios tradicionais da área, as escolham são feitas a partir dos lançamentos que acontecem ao longo do ano. Os jurados se reúnem de três em três meses para fazer as pré-seleções e, em novembro, divulgam a lista dos finalistas, como esse ano.
Segundo Munhoz, foi um bom ano para a literatura brasileira, o que dificultou um consenso entre os jurados. “A produção de 2015 da literatura brasileira foi ótima, dentro das limitações que os autores enfrentam. Pouco espaço na mídia, pouco leitores; é uma luta para ser lido”, entende. A lista contemplou autores diversos como Ruy Castro, Raimundo Carrero, Jorge Caldeira, Ronaldo Correa de Brito, Antonio Carlos Vianna, Marcelo Maluf, Júlio Maria e José Rufino. “Nossa lista de finalistas contempla escritores consagrados e novos que produzem com qualidade, buscando espaço e reconhecimento neste contexto social nada vantajoso para literatura brasileira.”
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas