sábado, 20 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Apenas um juiz se inscreve para substituir Osvaldo Cruz

- Publicidade -

Valdir Julião – repórter

A indicação e nomeação do vai obedecer o rito legal e interno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, mas o juiz da 1ª Vara de Sucessões da Comarca da Natal, o paraibano Gilson Barbosa de Albuquerque, 64 anos, já pode se considerar no cargo de desembagador da Alta Corte da magistratura estadual. Ele foi o único juiz a se inscrever para ocupar a vaga do desembargador Osvaldo Soares da Cruz, aposentado compulsoriamente pelo Conselho Nacional da Justiça (CNJ) em 5 de agosto deste ano por envolvimento no desvio de recursos de precatórios, conhecida por “Operação Judas”.
Juiz Gilson Barbosa está na magistratura há 31 anos e vai ocupar a última vaga em aberto
#SAIBAMAIS#O prazo para inscrição de candidatos pelo critério de antiguidade foi aberto no dia 7 de agosto e encerrado às 18 horas da quarta-feira (14), apenas para a quinta parte ou 31 dos 158 magistrados de Terceira Entrância. O secretário geral do TJ-RN, advogado Wlademir Soares Capistrano, explicou que o rito para indicação do juiz Gilson Barbosa ao cargo de desembargador deverá ter uma tramitação de, no máximo, duas semanas, vez que ele foi o único a se inscrever, embora houvesse previsão no Regimento Interno do Tribunal para inscrições de até três juízes.

Wlademir Capistrano disse que o próximo passo será o levantamento da ficha funcional do futuro desembargador junto ao Departamento de Recursos Humanos do TJ, para ver se há algum fato ou ocorrência que desabone a sua conduta durante os 31 anos de carreira, iniciada em 19 de julho de 1982, em Santana do Matos, na região Central do Estado.

Em seguida, segundo Wlademir Capistrano, o Departamento de Recursos Humanos envia o relatório com todas as informações sobre a vida e carreira profissional do juiz Gilson Barbosa para análise no Conselho de Magistratura e análise do corregedor geral da Justiça, desembargador Vivaldo Otávio Pinheiro.

Dentro de duas ou três semanas, informou Wlademir Capistrano, o processo de indicação  deverá passar às mãos do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador  Aderson Silvino, que vai marcar a data para a sua eleição, em sessão ordinária do Pleno do TJ.

Gilson Barbosa vai ocupar a única das 15 vagas do TJ que ainda está em aberto. Recentemente, com a aposentadoria por idade, aos 70 anos, do desembargador Rafael Godeiro, depois convertida em compulsória pelo CNJ no dia 5 de agosto, também por envolvimento no escândalo dos precatórios, passou a ser ocupada pelo desembargador Ibanez Monteiro da Silva.

O futuro desembargador  coloca-se como um magistrado técnico e disse que espera encontrar “um ambiente saudável, de homens comprometidos com o Judiciário” durante os cinco anos que deverá exercer o cargo até a sua aposentadoria compulsória, aos 70 anos, em 2018.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas