quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Aplicativo vai cadastrar crimes

- Publicidade -

Para se planejar ações de segurança é necessário, antes de tudo, o conhecimento sobre as áreas críticas e principais crimes por cada localidade. A dificuldade em se prestar queixas formais e morosidade no atendimento nas delegacias estão entre alguns dos fatores que contribuem para a chamada subnotificação de crimes. Para facilitar a vida da população e contribuir com elementos para o Poder Público traçar estratégias de segurança, o Rio Grande do Norte terá, a partir de amanhã (14), o aplicativo “Eu Fui Roubado”.
Janser Azevedo explicou como funcionará o aplicativo
Desenvolvido durante dois anos, o aplicativo vai servir para que a própria população reporte crimes, sejam furtos, assaltos, homicídios, tráfico de drogas, arrombamentos, roubo de carros, motos ou até atitudes suspeitas. Nos alertas, o usuário também poderá incluir foto do local e a descrição sobre o que ocorreu. “Foi um trabalho que desenvolvemos como cidadão que quer contribuir para a segurança da população. É uma ferramenta colaborativa e queremos ajudar a acabar com as subnotificações de crimes”, explicou o consultor e responsável pelo projeto, Janser Azevedo.

Além de informar sobre o crime e contribuir para o monitoramento das forças de segurança, o “Eu Fui Roubado” vai permitir que o usuário tenha notificações sobre crimes no perímetro de três quilômetros do local que definir, seja local de trabalho, residência ou escola do filho. Para isso, basta que o usuário defina um ou mais pontos que queira receber o alerta em caso de ocorrências.

“Haverá a possibilidade também de que o usuário filtre as ocorrências por dia, semana, mês, para que tenha a noção sobre os locais onde há mais casos de crimes. Essas informações estarão à disposição de todos, inclusive da Polícia”, explicou Janser Azevedo.

O aplicativo, que será totalmente gratuito, estará interligado ao portal da TRIBUNA DO NORTE. Quando os internautas acessarem as matérias, haverá o mapa com as ocorrências na parte inferior da tela. Na editoria de Polícia, inclusive, os relatos de crimes estarão visíveis permanentemente à população.

“O aplicativo já está disponível na App Store e Google Play e é totalmente gratuito. Para acessar, basta fazer o download e se ‘logar’ através de uma rede social. O objetivo é formar uma grande redes de informação não só em Natal, mas também em todo o país”, garantiu Azevedo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas