quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Após abandono, DED está em reforma

- Publicidade -

Pedro Andrade
Repórter

Passado um mês desde o início da reforma do ginásio Marcelo de Carvalho, conhecido como ginásio do DED, o serviço que começou em maio está em andamento com previsão de conclusão até o fim deste ano. Nestes primeiros 30 dias foram trabalhados os serviços de acessibilidade para jogadores e público, retirada do piso da quadra e reforma das arquibancadas. Dentre as novidades com a reforma estão um acesso à quadra para os atletas, construção de uma bilheteria separada e abertura de escolinhas de esportes.

O encarregado pelas obras no DED, Lindemberg Rafael Silva, que trabalha pela Mar Construções – contratada pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seec) –, conta que o acesso dos jogadores ao ginásio pela parte próxima à avenida Prudente de Morais não existia e agora contará com estrutura para cadeirantes, tanto de acesso quanto nos banheiros e vestiários. Também foram refeitas todas as instalações hidráulicas, elétricas e sanitárias.

Os vinte homens que trabalham na reforma também estão fazendo banheiros para o público, que de acordo com o coordenador de Esportes da Seec, Gileno Souto, não existia antes. Será construída ainda uma mureta ao redor do DED com grade para controlar o acesso de pessoas. Enquanto esteve abandonado, o local serviu de lar para moradores de rua.
A obra está orçada em R$ 478,3 mil com prazo de conclusão para próximo mês de novembro
Gileno Souto conta que a reforma vai ampliar a delimitação das quadras de basquete e handebol, atendendo aos padrões oficiais. “Nosso plano era terminar já para os JERN’s [Jogos Escolares do Rio Grande do Norte], mas infelizmente não vai dar”, afirmou. O coordenador de Engenharia da Seec, Clécio Martins, explica que os atrasos ocorreram devido aos trâmites burocráticos relativos à ordem de serviço e, posteriormente, devido ao roubo da fiação e do quadro de energia do ginásio.

#SAIBAMAIS#A expectativa da Seec é que o local sirva para o esporte amador e que seja um local de referência para a zona Sul, que carece de espaços deste tipo. Entre os planos da secretaria também estão, segundo Gileno Souto, abrir escolinhas de futsal, vôlei e handebol.

Clécio Martins acrescenta que nessas obras também serão colocados granilite nas arquibancadas, trocado o alambrado ao redor da quadra, substituição das telhas de brasilit por outras semelhantes para aproveitar a estrutura “já existente e em bom estado” e trocará os combogós. O novo piso será paviflex e o ginásio contará ainda com novas tabelas de basquete. A área da bilheteria que será construída à parte ficará próximo a uma torre existente dentro do terreno do DED, na esquina da avenida Prudente de Morais com a rua Raimundo Chaves.

 De acordo com o departamento de Egenharia da Seec, a obra está orçada em R$ 478,3 mil com prazo de execução inicial em 180 dias contados a partir da ordem de serviço, dada em 17 de maio, ou seja, tem projeção de conclusão para novembro. O ginásio foi inaugurado em 1975 e era o principal até a construção do Humberto Nesi, mais conhecido como Machadinho, na área onde hoje fica a Arena das Dunas. Com o abandono do DED, o local foi fechado em 2010 e até o começo da reforma serviu de abrigo para moradores de rua.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas