quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

“Ar” requer todo cuidado

- Publicidade -

A primavera se instalou recentemente e, com mudança de estação, o ar-condicionado do automóvel solicita atenção especial. O inverno deste ano não foi dos mais rigorosos, mas é provável que o sistema tenha sido menos usado.

“A falta de uso regular é a principal origem dos problemas do sistema”, afirma um dos diretores da Refrigeração Fernandes. O especialista recomenda ligar o ar-condicionado do carro de 15 a 30 minutos pelo menos duas vezes por semana. “Isso faz o gás refrigerante circular e purifica os componentes”, adverte Ferenandes.

Outro problema comum é o acúmulo de impurezas no filtro do ar-condicionado, também chamado  de filtro de cabine. Isso prejudica consideravelmente o desempenho do aparelho, causa proliferação de fungos e mau cheiro.

“Esses fungos surgem em aparelhos com má manutenção ou devido à entrada de sujeira no sistema. É comum haver folhas, poeira, pedaços de insetos e cabelos que ficam no aparelho e começam a se decompor”, explica o responsável pela Refrigeração Fernandes.

Segundo os profissionais consultados, os filtros são projetados para durar, no máximo, 15.000 quilômetros ou um ano. Mas, dependendo das condições em que o carro trafega, esse período pode ser reduzido.

Preços

As peças de reposição do sistema são relativamente baratas. O filtro de cabine do Kia Soul, por exemplo, custa em torno de R$ 34.00.

A carga de gás, aproximadamente R$ 120,00 e assim por diante.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas