sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Área Q: ficção científica no interior do Ceará

- Publicidade -

O clima é árido, o cenário extraterreno e o enredo de ficção científica. Gravado em Los Angeles e no Ceará, nas pequenas cidades de Quixadá e Quixeramobim, o filme “Área Q” estreia nesta sexta-feira (20) em Natal e lança novo olhar para a temática espiritualista. Produção compartilhada entre Brasil e Estados Unidos, o longa-metragem traz no elenco o ator Murilo Rosa, a atriz Tânia Khalill e o norte-americano Isaiah Washington, e comprova que o gênero transcendental tem fôlego suficiente para desbravar, inclusive, territórios ainda pouco explorados pelo cinema nacional.
Filme narra episódios ufológicos com olhar espiritualista
Que o diga o produtor executivo Halder Gomes: “Trabalhar com ficção científica no Brasil é como desbravar uma selva, estamos abrindo fronteiras, ainda mais se tratando de uma produção independente”, disse o cineasta por telefone ao VIVER. Gomes contou que a parceria entre os dois países foi costurada a partir do contato que já mantinha com o diretor carioca Gerson Sanginitto, proprietário de uma produtora nos EUA. “Já tínhamos feitos outros filmes e sempre acalentamos o desejo de fazer uma ficção científica. Ele pensava em ambientar uma história no Arizona, mas sugeri abordarmos os casos ufológicos cearenses.”

O ator norte-americano Isaiah Washington interpreta um repórter investigativoHalder lançou a proposta e Sanginitto topou na hora. “Sou daquela região e essas histórias (de ovnis, abdução e extraterrestres)  fazem parte da minha história”, informou. A partir de então, caíram em campo para pesquisar e coletar depoimentos do moradores locais que serviriam como base para construção do argumento do filme. “Na medida que a pesquisa avançava, registramos olhares diferenciados sobre os avistamentos: tinha gente que via os casos com medo, outros buscavam explicações religiosas, psicológicas, místicas, ufológicas. Mas o interessante foi perceber que há uma relação estreita entre a ufologia e a espiritualidade, que possuem explicações próximas sobre a transcendência da matéria”, observou o produtor.

Gomes contou que há episódios intrigantes na região, como o caso de um agricultor aposentado por invalidez depois de, supostamente, ter sido abduzido. Segundo relatos, ele sofreu redução de idade mental e física quando foi ‘devolvido’. O personagem de Murilo Rosa, que interpreta um ex-abduzido, une todas as histórias coletadas.

Murilo Rosa faz um agricultor (ex-abduzido)Halder citou um artigo da escritora cearense Raquel de Queirós publicado na revista O Cruzeiro, onde descreve com detalhes “o avistamento que teve”. “Raquel era muito cética, mas não negou o que seus olhos viram”, ressaltou o cineasta, que considerou a logística e a hostilidade do ambiente como dois grandes desafios.

“O processo até chegarmos ao set de filmagem foi rápido, cerca de seis meses desde o início das pesquisas, e as gravações duraram cinco semanas.” Em “Área Q” o personagem de Isaiah Washington diz frases curtas em português “básico” e o choque cultural, segundo descreveu o produtor executivo, “está muito representado”.

SINOPSE

“Área Q” narra o drama do jornalista Thomas Mathews (interpretado pelo ator norte-americano Isaiah Washington), que procura obsessivamente pelo filho desaparecido. Sua carreira de repórter investigativo e a vida pessoal estão em pleno declínio, até que ele aceita a missão de averiguar casos inexplicáveis no Brasil.

Isaiah Washington e Tânia Khalill em cena de Área QNo Ceará, especificamente nas pequenas cidades de Quixadá e Quixeramobim, em uma região conhecida como Área Q, o jornalista acaba se deparando com acontecimentos misteriosos sobre contatos extraterrestres. Durante suas investigações topa com João Batista (papel de Murilo Rosa), um caboclo que possui muitas respostas sobre as ocorrências e o paradeiro de seu filho desaparecido.

A coprodução de “Área Q” é da cearense Estação Luz Filmes, que já lançou “Bezerra de Menezes, o diário de um espírito” (2007), filme considerado como marco inicial do gênero transcendental no Brasil. Em 2010 coproduziu “Chico Xavier”, dirigido por Daniel Filho com Nelson Xavier no papel principal; e ano passado assinou “As mães de Chico Xavier” (codirigido por Halder Gomes) e “O filme dos espíritos”.

Serviço: Estreia do filme “Área Q” (Califórnia Filmes) em Natal nesta sexta-feira (20). Em cartaz no Cinemark 5 (sessões 13h, 17h30 e 22h20) e no Moviecom 3 (sessões 15h10 e 19h30).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas