sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Armas viram material de processos

- Publicidade -

A Polícia Civil também apreende armas de fogo. Contudo, o controle do armamento não é tão efetivo quanto a PM. O delegado Roberto Andrade, que atua na Delegacia Especializada em Homicídios (Dehom), explica que o caminho é o mesmo verificado na PM. A arma é apreendida e vira material de processo judicial no Poder Judiciário.

A Polícia Civil conta com uma Delegacia Especializada em Armas e Munições (Dame), porém, o delegado titular, Elói Carvalho, explica que sua equipe só atende casos envolvendo a Lei do Desarmamento, ou seja, porte, posse e disparo ilegal de arma de fogo. E mais, a jurisdição da delegacia fica em Natal.

“No interior, a arma fica por lá mesmo. E em Natal, em caso de homicídio, latrocínio ou roubo, a arma fica sob responsabilidade da delegacia distrital”, disse o delegado. Segundo ele, em 2013 contam 220 armas ilegais registradas na delegacia, sendo uma metralhadora 9 milímetros, outra de fabricação caseira e mais um coquetel molotov da época dos protestos do passe livre.

PM TEM 4 MIL REVÓLVERES

Nesta semana o juiz de Execuções Penais de Natal e Nísia Floresta, Henrique Baltazar, publicou em seu perfil no Twitter que a Polícia Militar possui quatro mil armas inutilizadas e criticou o fato de a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania  não adquirir o armamento para equipar seus agentes penitenciários. “PM-RN disponibilizou ao sistema prisional 4 mil revólveres cal.38, ociosos nos quartéis. Mas Sejuc se omite nas providências para recebê-los”, tuitou o magistrado.

#SAIBAMAIS# Em entrevista à TRIBUNA DO NORTE, Baltazar explicou seu comentário. Segundo ele, em conversa com o comandante geral da PM, coronel Francisco Araújo, três meses atrás, ficou sabendo que a corporação possuía revólveres, visto que a arma utilizada pelos PMs é pistola. “O coronel disse que tinha os revólveres ociosos. Avisei ao secretário da Sejuc para a pasta fazer a requisição desse armamento. Ele afirmou que faria o procedimento, mas até agora nada foi feito. Muitas são seminovas, pouco usadas e serviriam para os pouco mais de 900 agentes da Sejuc”, relatou o juiz. A reportagem tentou o contato com o secretário Júlio César Queiroz, titular da Sejuc, sem sucesso. O mesmo aconteceu com a assessoria de imprensa da pasta.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas