quarta-feira, 24 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Arte na Pauliceia

- Publicidade -

Yuno Silva
repórter

A busca por novos horizontes levou a artista potiguar Ara Teles a alçar voos mais longos. Em São Paulo desde 2011, onde desembarcou para trabalhar como designer no mercado publicitário, a natalense decidiu apostar todas as fichas nas artes visuais e partir de amanhã (1º de outubro) ela passa a integrar o Atelier Coari, na Vila Madalena – principal reduto boêmio e artístico da capital paulista. O novo espaço ainda agrega outros jovens talentos interessados em um contato mais próximo do público. “Até então estava produzindo em casa, e com o ateliê posso receber as pessoas, organizar exposições”, disse Ara por telefone ao VIVER.
Após quatro anos de carreira em São Paulo, artista plástica e designer natalense Ara Teles integra, a partir de amanhã, a galeria do Atelier Coari e prepara exposição em Natal na Casa Cor, dia 17
Para potencializar o alcance de seus trabalhos, e, claro, garantir rentabilidade com eles, a artista também abriu uma loja virtual (arateles.com) para oferecer obras que podem ser pinturas sobre tela, customização de roupas e/ou posteres criados digitalmente. Algumas dessas artes digitais, inclusive, estão disponíveis na loja Urban Art.

A arte de Ara Teles, 27, que desenha desde que se entende por gente, revela sua investigação no campo das expressões e dos movimentos do corpo humano, exaltados a partir sentimentos e desejos só traduzidos através das cores e formas que caracterizam sua produção e projetam um universo oculto e lírico. Fase um tanto autobiográfica, uma vez que Ara propõe a mesma ruptura que a afetou profissionalmente: “A principal característica do meu trabalho é o entrelaçado. O corpo é despedaçado sob um olhar caótico e de desordem, mas por ele percorre uma linha que sempre fecha o ciclo. É feita, de fato, uma unidade. E é esse desafio: desconstruir e unir os cacos novamente, mostrando que o caos pode ser controlado”, reflete.

Para quem já conhecia os traços da natalense, vale destacar que suas experimentações atuais flertam com o Modernismo e buscam imprimir nova personalidade às cores, texturas e composição. “A pele começou a ganhar mais camadas de pigmento e o humano passou a ser desconstruído”.

Ara explora a questão do sentimento e das reações que as pessoas tem a partir do que é enfrentado, e de como o corpo reage a todo esse estímulo. “O corpo fala, é extremamente expressivo, e é isso que tento capturar”, disse a artista, que aterrissa em Natal no próximo dia 5 de outubro, onde permanece até o final do mês, para acompanhar a abertura de duas exposições: uma na loja de móveis planejados Saccaro (até 28/10); e outra no ambiente criado por seu pai, o arquiteto Renato Teles, para a mostra Casa Cor Rio Grande do Norte – evento em cartaz de 17 de outubro a 30 de novembro na sede social do Clube América.

Os motivos para a mudança de ares é justificada por questões simples: o mercado de arte em São Paulo é muito maior que o visto em Natal. “Viver de arte no RN ainda é muito complicado, mas percebo um boom artístico bacana em Natal. Tem muito gente nova mostrando um trabalho bem interessante como Gustavo Rocha e Clarissa Torres, uma turma que merece atenção”.

Apesar de ter largado a rotina das agências de publicidade, Ara continua fazendo alguns trabalhos como designer. “Gosto da área”, garante, “mas vi que era hora de me dedicar mais ao meu trabalho como artista plástica. Hoje vejo que vim para São Paulo buscar, além de oportunidades, amadurecimento e espaço”, avalia.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas