sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Arte no Senado

- Publicidade -

Woden Madruga [[email protected]]

Através de sua Secretaria de Editoração e Publicações o Senado acaba de publicar o livro-álbum Obras de Arte do Senado Federal reunindo peças de seu rico acervo. São 259 páginas em papel couchê onde estão reproduzidos trabalhos de 73 artistas plásticos (brasileiros e estrangeiros), pintores, desenhistas, escultores, ceramistas,  entalhadores, gravuristas, tapeceiros. No total são 152 peças. Há artistas que aparecem com mais de três trabalhos.

Entre os  brasileiros, que são maioria expressiva na publicação, tem nomes como o de Aldemir Martins, cearense, Francisco Brennand, pernambucano, Athos Bulcão, carioca, Carlos Scliar, gaúcho, Djanira, paulista, Glauco Rodrigues, gaúcho, Roberto Burle Marx, paulista, Di Cavalcanti, carioca,  Anna Bella Geiger, carioca, Mônica Cunha, mineira, Nonato de Oliveira, piauiense. Fecho o firo com o nome de um artista norte-rio-grandense e  que me deixou todo ancho: Rossini Perez, nascido em Macaíba e, infelizmente, meio esquecido em sua terra e entre seus conterrâneos.

Foi um deleite passar e repassar as páginas do belo álbum, mais ainda quando lá está exposto a arte de uma artista de nossa aldeia. Foram reproduzidos no livro três obras de Rossini Perez, ele  usando a técnica da calcografia (ponta-seca, água tinta e relevo). Cada artista tem o seu perfil biográfico publicado no livro, ao lado de suas peças. O de Rossini Perez está escrito assim:

“Macaíba, RN, 1922. Muda-se com a família, em 1940, para o Rio de Janeiro. Em 1951, frequenta a Associação Brasileira de Desenhos e tem aulas com o pintor Aldo Malagoli.

Em visita à 2a. Bienal Internacional de São Paulo, em 1953, impressionou-se com as gravuras de autoria de Edvard Munch e decide se dedicar a essa técnica. No Rio de Janeiro, estuda na Escolinha de Arte do Brasil e é orientado por Osvaldo Goeldi.

Por volta de 1952, é aluno de Iberê Camargo e, em 1953, de Fayga Ostrower. No mesmo ano, participa da 1ª. Exposição Nacional de Arte Abstrata, no Hotel Quitandinha, em Petrópolis, Rio de Janeiro.

Na década de 50, suas obras tratam de temas como os barcos, os morros e as favelas cariocas. Em 1959 é assistente de Johnny Friedlaender no Ateliê de Gravura do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM, no qual lecionada desse ano até 1961.

Aperfeiçoa-se em litografia na Rijksakademie, em Amsterdam, como bolsista, em 1962. Reside em Paris de 1962 a 1972. Ajuda a implantar uma oficina de gravura em metal na École Nacionale des Beaux-Arts, em Dacar, Senegal, em 1974 e 1975, e dá aulas nessa instituição em 1977 e 1978. De volta ao Brasil é professor no Centro de Criatividade da Fundação Cultural do Distrito Federal, em Brasília, em 1978, e no Ateliê de Gravura do MAM/RJ, de 1983 a 1986.”

Já é tempo de Natal realizar uma retrospectiva da obra de Rossini Perez, que é irmão de outro grande artista, este da palavra: Renard Perez – escritor, contista, romancista, jornalista. Também nascido em Macaíba, seis anos mais moço do que Rossini. Talentos potiguares.

Chuva
Lá se vão três dias seguidos de chuva – quarta-feira, quinta e sexta. Segundo os meteorologistas elas deverão continuar até amanhã, começo da outra semana. Amém. O boletim da Emparn registra chuvas em mais de 100 municípios do amanhecer de quinta ao amanhecer de ontem, pegando todas as regiões do Rio Grande do Norte. A chuva mais forte foi em Jandaíra,  no Agreste, ali pras bandas do Mato Grande:  72 milímetros. A segunda maior chuva foi em Pedro Avelino, Sertão do Cabugi, 67,8 milímetros.

Choveu em 50 municípios do Oeste. As melhores chuvas foram  em Alto do Rodrigues, 42, Dr. Severiano, 37, Portalegre, 31, Marcelino Vieira, 29, Pendências, 28, Carnaubais e Messias Targino, 21, São Rafael, 20, Itajá e Francisco Dantas, 18,  Patu, 17.

Seridó e Agreste
As chuvas do Seridó: São Fernando, 50, Cerro Corá e Timbaúba dos Batistas, 17, Santana do Matos, 15, Florânia,  12, Caicó (Novo Mundo), Bodó e Jardim do Seridó, 11. No Agreste: Jandaíra,72, Japi, 46, João Câmara, 45, Bento Fernandes, 43, Monte das Gameleiras e Vera Cruz, 42, Tangará, 40, Sítio Novo e Taipu, 34, Campo Redondo e Monte Alegre, 28, São Bento do Trairi, 26, Coronel Ezequiel, 23, Ielmo Marinho, 21, Lajes Pintadas, Parazinho e São Paulo do Potengi, 18,  Passa e Fica, 15.

Cabugi e Litoral
No Sertão Cabugi: Pedro Avelino ,67,8, Jardim de Angicos, 30, Lajes, 18, Caiçara do Rio dos Ventos, 16. Região Leste: Ceará Mirim, 52, São Gonçalo do Amarante, 28, São José de Mipibu, 26, Parnamirim, 23, Natal, 20, Baia Formosa, 18, Nísia Floresta, 15.
Noticias boas de chuvas boas também anotadas  no sertão da Paraíba e no Ceará.

Dança
A Escola Municipal de Ballet Prof. Roosevelt Pimenta, da Capitania das Artes,  tem programação especial para as comemorações da Semana Internacional da Dança. Já hoje, 25, faz intervenções em vários espaços públicos da cidade – praças e calçadões.

Nos dias 28 (terça-feira) e 29 (quarta) a Escola se apresentará no pátio interno da Funcarte às 9 horas e ás 14h30min. O Núcleo de Dança da Capitania é dirigido pelo bailarino e professor de dança Dimas Carlos.

Livro
Segunda-feira que vem, dia 27, a partir das 19h30, no Sesc Ler da Zona  Norte (Rua Paranduva, do Conjunto Santa Catarina, que fica por trás do Nordestão),  tem o lançamento do livro Padre Tiago – Obras que contribuíram para a transformação de uma sociedade, da escritora Rita de Cássia.

Reeleição
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Rio Grande do Norte, numa sessão memorável, quinta-feira, aprovou uma emenda à Constituição Estadual que permite a reeleição do presidente da Casa e de toda a sua diretoria, incluindo os suplentes.

É um projeto importantíssimo, fundamental, essencial, para “alavancar” (uma das palavras da moda) o desenvolvimento politico, econômico, social, cultural e turístico do Rio Grande do Norte. Mais Educação, mais Segurança, mais Saúde,  mais inverno,  mais bem estar, mais festas, mais tudo. “Olhe o Rio Grande do Norte aí, gente!”

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas