quarta-feira, 24 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Arte para ver e refletir

- Publicidade -

Ramon Ribeiro
Repórter

O Dia do Artista Plástico, data que já entrou no calendário festivo de Natal, será marcado por diálogos entre as instituições culturais e a classe artística. Mas o público também terá o que ver. Duas exposições entram em cartaz nesta sexta-feira, uma na galeria da Fundação José Augusto, composta por  obras de Jayr Peny, que integra parte do acervo do Estado. E outra reunindo o acervo da Fundação Capitania das Artes, na Galeria Newton Navarro.

A parte política setorial começa às 16h, na Pinacoteca. Em pauta na reunião estará a utilização dos equipamentos de exposição geridos pela Fundação José Augusto – Pinacoteca, Galeria da FJA e Museu Câmera Cascudo, com presença do presidente, Rodrigo Bico, da coordenadora dos museus, Luana Cibele, a coordenadora de promoção  cultural, Tatiane Fernandes e, a novidade, o recém-nomeado coordenador da Pinacoteca, Samuel Lins. Gestor público e radialista, ele assume a pasta que foi de Mathieu Duvignaud.
Exposição na Funcarte do 8 de Maio também reúne paineis com imagens de Newton Navarro e obras do acervo próprio
Passado o tempo para entender a máquina e após conversas iniciais com o Fórum de Artistas Visuais, o diretor da Fundação José Augusto já desenha as primeiras ações para o setor. Uma delas é administrativa e delineia o novo perfil de trabalho mais centralizado. A gestão artística da Pinacoteca do Palácio da Cultura voltará para a FJA, e ficará sob a responsabilidade da Coordenadoria de Promoção Cultural. “A CPC cuidará de atender as demandas dos artistas, organizando, por exemplo, a agenda de exposições e a publicação de editais”, disse Bico. “Samuel (Lins) ficará  com uma função meramente administrativa. Vai ser responsável pela manutenção do prédio, mantê-lo aberto e funcionando, promovendo a qualificação dos funcionários para melhor atender aos visitantes.”, completou. O presidente da FJA não detalhou questões ligadas a função de curadoria e quem cuidará do acervo e reserva técnica. “Passamos por um problema sério de estrutura do prédio. A gente assume isso. Precisamos mexer na parte do teto, banheiros, colocar ar-condicionados, tudo isso qualificaria a Pinacoteca para receber exposições maiores”.

#SAIBAMAIS#Parte desses problemas estruturais no prédio da Pinacoteca poderiam ser sanados com a verba de R$ 1 milhão que viria de uma parceria com a Petrobras. No entanto esses recursos estão parados na empresa. “Por causa de questões interna na Petrobras não há previsão de recebimento dessa verba.”

“Vamos circular com o acervo pelo interior”, diz bico
Perguntado sobre os editais de ocupação e do Chico Santeiro, Bico diz que estão todos passando por um processo de avaliação. “Estamos procurando saber com a classe artística o que precisa ser modificado. Editais dependem de definições orçamentárias, que ainda não temos. Mas o nosso desejo é  lançar o edital em junho”.

Por enquanto o que tem de concreto, conforme disse o presidente, é um plano de circulação das obras do acervo da Pinacoteca pelo interior do Estado,  que  “pode ser feita independente da confirmação do orçamento”. “Percorri vários municípios para saber da situação das Casas de Cultura, a ideia é expormos as obras do acervo nesses espaços. É preciso também movimentar o acervo da Pinacoteca”.

Ocupação da Newton Navarro
Sobre as próximas mostras  agendadas na Funcarte, estão previstas para este semestre as exposições de Edilson Batista de Lima (PB) e Maurício Camargo Panella (RN). E para o segundo semestre será levado ao público o resultado da pesquisa artística de Leonardo Versilex, premiado no Salão de Artes Visuais do ano passado, bem como o trabalho teórico de Alexandre Santos sobre o processo do artista em questão.

#ALBUM-5633#

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas