sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Arte pra ver e comprar

- Publicidade -

Tádzio França
repórter

A arte pode estar em qualquer lugar, mas quando ela é concentrada e abrigada nas galerias, o olhar é mais atento. Iniciativas para tornar esse encontro mais acessível ao apreciador comum sempre são bem vindas, e estão acontecendo especialmente neste fim de semana. Na Pinacoteca do Estado abre nesta sexta, às 19h, o 1º Salão Dorian Gray de Artes Visuais, uma imensa mostra coletiva com todo o acervo à venda. Oportunidade para apreciar e levar um bela obra pra casa. No boêmio Bardallos também abre sexta a exposição “Olhares atemporais das artes no RN”, às 19h, mesclando veteranos e novidades. E no dia 09, em homenagem ao Dia do Artista Plástico, será aberta “Dentro e Fora – Cartografia dos Sentidos”, do consagrado Maurício Panella, às 19h30, na galeria da Funcarte.
Salão é uma é uma reunião colorida e sortida de trabalhos criativos e curiosos
“Esse salão está sendo uma descoberta até para nós mesmos, que atuamos há anos nessa área. Ficamos maravilhados com a qualidade do material que apareceu”, afirma o marchand Antônio Marques, que junto com Dione Caldas, atuou como curador da mostra. O artista potiguar merece esse espaço e essa valorização do seu trabalho. Estamos muito satisfeitos com o resultado e o público visitante também sentirá o mesmo”, afirma Isaura Rosado, uma das idealizadoras da SAP.

#SAIBAMAIS#O salão é uma é uma reunião colorida e sortida de nomes novos e consagrados. Os estilos diferentes estarão distribuídos entre as salas, para facilitar a apreciação dos visitantes sobre as obras. Apreciadores da arte naif (ou “espontânea”) terão muito a que ver, como nas pinturas de Fé Cordula, um acariense que mora em Goiás e tem renome nacional; ou os traços inconfundíveis de nomes como Vicente Vitoriano; uma sala só com interpretações da figura humana, em desenhos pintados com café e nanquim; exemplares de arte realista ou religiosa, com toque bastante criativos.
Dione Caldas e Antônio Marques: Amigos da Pinacoteca na curadoria
Há reinterpretações bastante originais, como o clássico “O beijo”, de Gustav Klimt, feito com apliques de fuxicos e crochês sobre tintas; Clécios Silva, que com acrílicas e colagens, fez imagens de Luiz Gonzaga, Stevie Wonder e Daniela Mercury; esculturas como as peças de inspiração musical de Ana Antunes; as coloridas e pop cadeiras de papel machê e garrafas pet de Maria Eneida, ou um futurista ciclista feito de arame farpado, entre muitos outros. Tem de tudo para todos os gostos. Os preços das peças variam de R$100 até quatro mil reais.
Mulher, obra de Rejane Batista de Melo, está à venda no Salão da Pinacoteca
O homenageado do salão, Dorian Gray, será duplamente presente na exposição: terá peças novas para venda na mostra comum do andar térreo, e no primeiro andar do palácio contará com uma exposição só de obras suas, que não estarão à venda, e fazem parte do acervo da Pinacoteca. Ao todo, 40 obras do mestre poderão ser apreciadas.
Obra de Vicente Vitoriano está no Salão Dorian Gray
Os componentes da SAP estão otimistas com a repercussão da mostra coletiva. “Ficaremos abertos em Natal até dois de julho, mas não pretendemos parar por aí. A ideia é levar o material restante para outros municípios do estado, e nos anos seguintes incluir aulas, workshops, e contatos com artistas de fora. Vamos esperar a resposta do público e dar prosseguimento a essa iniciativa, maior e melhor ainda”, afirma Diona Caldas. A Sociedade Amigos da Pinacoteca já fez ações em Natal e Mossoró.

Serviço:
I Salão Dorian Gray de Arte Potiguar. Na Pinacoteca do Estado, Cidade Alta. Abertura no dia 06 (sexta), às 19h. Aberto de terça a sábado, das 9 às 17h.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas