sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

As letras de Paraty

- Publicidade -

Woden Madruga [ [email protected] ]

Começa hoje a Festa Literária Internacional de Paraty, um dos mais importantes eventos culturais do país, já na sua 13ª versão, este ano homenageando Mário de Andrade, cuja obra é tema em várias mesas de debates e já aparece na abertura, hoje à noite: “As margens de Mário”. O mote será glosado pelo escritor Eduardo Jardim, autor do livro Eu sou trezentos: Mário de Andrade vida e obra, pela critica literária Beatriz Sarlo, argentina, e pela professora de Literatura da USP, Eliane Robert  Moraes.

A Festa de Paraty se estende por 21 mesas redondas que reunirá 40 escritores, sendo 16 estrangeiros, entre eles o cubano Leonardo Padura que dividirá o palco com  escritora britânica Sophie Hannah. Os dois não falarão sobre Mário de Andrade. Abordarão o mote “De frente para o crime”. Uma leitura em torno do romance policial ou romance de detetive., que é um dos gêneros preferidos de Padura. Mas Mário estará sendo discutido na mesa de José Ramos Tinhorão e Hermínio Bello de Carvalho, dois monstros sagrados da música popular brasileira. Tema da conversa: “Música, doce música”-  uma caminhada pelos rastros das pesquisas de Mário sobre as tradições musicais brasileiras.

No encerramento, domingo, 5, tem  mais  Mário de Andrade. O músico, compositor e ensaísta José Miguel Winisk, também professor de Literatura da USP, falará sobre “Mário de corpo inteiro”. Winisk, que já andou pelas festas literárias de Natal, tem vários livros publicados, entre eles O Nacional e o Popular na Cultura Brasileira Há uma outra mesa que, pelo tema, tem Mário de Andrade no meio: “Do angu ao kaos”, por conta de Jorge Mautner e Marcelino Freire. Aliás, o Marcelino é o único escritor nordestino (pernambucano, radicado em São Paulo) que está na lista dos palestrantes da Flip.

Mário de Andrade tem uma ligação muito carinhosa com o Rio Grande do  Norte. Mantinha correspondência  com Luís da Câmara Cascudo e era amigo do crítico Antônio Bento. Esteve aqui duas vezes, nos anos 1927 e 1928. A primeira rápida, menos de um dia,  entrando de navio (o Baependi) pelo Potengi, vindo de sua longa viagem a Amazônia (três meses). A segunda visita se estendeu por mais de  40 dias, levando o autor de Macunaíma aos engenhos,  aos sertões do Seridó e do Oeste. Está tudo contando, como num diário de viagem, no seu livro O Turista Aprendiz. Junta-se a essa obra a sua vasta e rica correspondência com Cascudo.

Abro O Turista Aprendiz na página 191 e lá está a primeira impressão  de Mário de Andrade sobre Natal, datada de  7 de agosto de 1927:

“E a entrada linda de Natal pelas doze horas. Manso o Potengi. Forte dos Reis Magos a bombordo. Estamos enfim no Rio Grande do Norte, propriedade do meu amigo Luís da Câmara Cascudo, quem será? São dezenas de barquinhos se aproximando do “Baependi”. Nisto vejo um rapaz gesticulando imensamente, exatíssimo no estilo das cartas de Cascudinho, era ele. E era mesmo. Em terra, apresentações, o simpático O’Grady, o  Secretário Geral de Estado. Autos. A praia maravilhosa de Areia Preta, Petrópolis, Refoles, Reservatório. Encontro o poeta Jorge Fernandes na casa dele, encorujado. Cerveja no restaurantinho. E o jantar na Escola Doméstica, Butantã de Natal. Sem discurso. Partimos já era bem dentro da noite. Vida de bordo se preparando para dormir.”

Política
De Josias de Souza, em seu artigo de ontem, no UOL, com o título “Lula tornou-se um líder com receituário vencido”, destacando algumas passagens:

– Atordoados com o cheiro de enxofre que emana dos inquéritos da Lava Jato, deputados e senadores do PT reuniram-se com Lula noite passada. Buscavam orientação. Encontraram um líder desorientado. Para evitar grampos companheiros, recolheram-se os celulares. A providência se revelaria premonitória. Evitou-se o registro em áudio de um Lula com receituário vencido.

– Na economia, Lula aconselhou o petismo a virar a página. Avalia que, vencida a etapa do ajuste fiscal, deve-se trombetear a agenda do crescimento econômico. Disso isso horas depois de a Petrobras anunciar que decidiu lipoaspirar seus investimentos em 37% e vender US$ 42,6 bilhões do seu patrimônio para fazer caixa.

– De resto, Lula disse que o governo Dilma vive momentos dramáticos e precisa ser defendido pelo PT. Dias atrás, reunidos com religiosos, o mesmo Lula soara como líder  da oposição. Dissera que o prestígio de Dilma está “no volume morto”. E o PT “abaixo do volume morto”.

Lula e o PMDB 
O ex-presidente Lula reuniu-se na manhã de ontem com alguns senadores do PMDB. O encontro foi na residência oficial do presidente do Senado, Renan Calheiros. O senador Garibaldi Filho não esteve presente. O ex-presidente José Sarney estava.

Lula ressaltou a importância da aliança do PT com o PMDB.  Foi lá acertar alguns ponteiros.

Rubem Fonseca 
A Academia Brasileira de Letras marcou para o dia 16,  no Rio de Janeiro, a entrega do Prêmio Machado de Assis ao escritor Rubem Fonseca, que mês passado completou 90 anos. O valor do prémio é de 100 mil reais.

Pery Lamartine
Começo da noite de hoje, que é de lua cheia inaugurando julho, as tribos natalenses se encontrarão na Academia Norte-Rio-Grandense, rua Mipibu, Petrópolis, para o lançamento do CD “Pery Lamartine: Velhas Oiticicas” com músicas compostas pelo velho, querido e saudoso sertanejo/sertanista, também escritor.

Dunga 
O presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, assegurou que o “afrodescendente” Dunga continuará à frente da seleção brasileira até à Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Viva a mandioca!

Madame Lindaura, famosa cartomante da rua Ocidental de Baixo, consultando suas cartas,  admite que o Brasil não passará das eliminatórias do Mundial. Com Dunga, não.

Chuva 
Chove em todo o Rio Grande do Norte, principalmente no Litoral e no Agreste. São Pedro foi generoso, mas a Emparn não tem publicado o seu boletim. O último foi o dia 26, lá se vai quase uma semana.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas