quinta-feira, 28 de março, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

As muitas facetas do ‘Doutor do baião’

- Publicidade -

Tádzio França – repórter

Se 2012 acenou para uma maior celebração da obra de Luiz Gonzaga, devido ao seu centenário de nascimento, o momento segue oportuno para falar de outro componente fundamental dessa história. O cearense Humberto Cavalcanti Teixeira foi o principal parceiro musical de Gonzagão, e junto com ele compôs alguns dos clássicos da canção nacional. O  recente lançamento em DVD do documentário “O homem que engarrafava nuvens” (Biscoito Fino), do diretor pernambucano Lírio Ferreira, tira Humberto dos bastidores e mostra diversas facetas do homem que ajudou o baião e a cultura nordestina a atravessarem fronteiras.

“O homem que engarrafava nuvens” não é uma sucessão de imagens, dados e datas sobre a vida de seu personagem principal. O tom é mais pessoal. O que se explica pelo fato de a produção do vídeo ser da atriz Denise Dumont, filha de Humberto Teixeira. Logo no começo do documentário, ela visita o túmulo do pai num cemitério do Rio de Janeiro, e afirma que a razão do trabalho não é apenas fazer com que as novas gerações conheçam  a contribuição do pai para a música brasileira, mas também que ela mesma conhecesse melhor o pai. Os dois tiveram uma relação que ia da impessoalidade ao embate. Denise não esconde isso ao longo  do vídeo.

O documentário começa pela cidade de Iguatu, interior do Ceará, onde Humberto Teixeira nasceu, em 1915. O baião que ele ouvia nas ruas e nos campos desde que nasceu foi a fonte máxima de inspiração que ele logo transformou em canções com Luiz Gonzaga. Eles se conheceram em 1945. Se Gonzagão era o ‘Rei do Baião’, Humberto foi o ‘Doutor do Baião’. Estudado e articulado, Teixeira foi advogado e político, instrumentista e poeta, e foi como compositor que ele entrou para a história. Os primeiros minutos do documentário investiga as origens do baião, influências e legados para a cultura nordestina.

Um bom número de músicos é ouvido em “O homem que engarrafava nuvens”, cada qual atestando a importância da obra de Humberto Teixeira. Há depoimentos e/ou números musicais de Alceu Valença, Caetano Veloso, Bebel Gilberto, Gilberto Gil, Chico Buarque, Lenine, Otto, Fagner, Zeca Pagodinho, Wagner Tiso, Gal Costa, Sivuca, entre outros. Vê-se o quanto o baião poético de Humberto e Gonzagão foram influentes ao se verem refletidos em artistas tão diferentes quanto Os Mutantes, David Byrne, Carmem Miranda, Belchior, Elba Ramalho, e Forró in the Dark, a banda brasileira que faz sucesso tocando forró em Nova Iorque.  

A primeira composição de sucesso entre Humberto Teixeira e Gonzagão foi “No meu pé de serra”, mas foi com “Asa Branca” que os dois tiveram o seu maior sucesso a nível nacional – com reflexos no exterior.  Entre outros clássicos estão “Baião”, “Juazeiro” e “Assum preto”.  Teixeira também abraçou a carreira política, elegendo-se deputado federal em 1954. Mesmo nessa área manteve o contato com a música, empenhando-se nas leis de defesa dos direitos autorais, e também da maior divulgação da música brasileira no exterior.

Pessoal e intransferível

Denise Dumont afirmou que não gostaria de um documentário folclórico e tradicionalista, daí a escolha de Lírio Ferreira para a direção. Ele, que já havia trabalhado o tema musical em “Cartola – Música para os olhos”, mantém o tom pessoal, leve e lírico durante todo o documentário. Um momento especialmente delicado é quando Denise entrevista a própria mãe, a atriz Margot Bittencourt (falecida em 2007), que teve uma relação conturbada com Teixeira. A carreira de Margot foi interrompida pelo machismo de Teixeira. Para Denise, o documentário foi a oportunidade de superar definitivamente algumas mágoas do passado. “Um dia antes dele morrer, ficamos juntos, ele visitou o set de uma novela comigo. Foi a primeira vez que me aceitou como atriz”, conta. Denise considerou o doc (lançado em 2009) “pessoal e intransferível”. E para todos que apreciam a música brasileira, também é.
 

SERVIÇO
DVD ‘O Homem que engarrafava Nuvens’. Direção Lírio Ferreira. Produção: Denise Dumont. Lançamento: Biscoito Fino. Documentário musical sobre a vida e a obra do compositor, advogado, deputado federal e criador das leis de direito autoral, Humberto Teixeira.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas