quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Assembleia Legislativa aprovam mudança na indicação de desembargadores pelo MPRN

- Publicidade -

Os deputados da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovaram, por unanimidade, o o Projeto de Lei Complementar 025/2014 de iniciativa do Ministério Público Estadual (MPE), que altera a forma de escolher os candidatos a desembargador pela instituição.

De acordo com o projeto que altera o artigo 31, da Lei 141/96, a lista sêxtupla com nomes que serão aprovados pelo Conselho Superior do Ministério Público, será formada a partir de uma lista anterior com dez indicações feitas em votação universal, secreta e facultativa de todos os membros do quadro ativo da instituição.
Projeto muda o formato da escolha dos candidatos a desembargador do MP
Na eleição para a composição da lista décupla poderão concorrer todos os membros do quadro ativo que satisfaçam os requisitos constitucionais. Durante a discussão do projeto, o deputado Fernando Mineiro (PT) parabenizou os membros do MPE: “Essa mudança deixa o processo mais democrático”, disse.

O deputado Kelps Lima (Solidariedade), que foi o relator do projeto na CCJ, afirmou que a mudança cumpre o quinto constitucional e é democrática por incluir no processo de escolha todos os membros ativos do Ministério Público. “Hoje essa eleição passa somente pelo Conselho, Tribunal de Justiça e governo do Estado, mas com a alteração, se torna democrática”, disse.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas