sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Assembleia terá representantes de 13 partidos

- Publicidade -

Os  únicos partidos com bancada são o PROS, que elegeu quatro parlamentares, o PMDB, com cinco deputados, o PSD, com três representantes, o DEM, com dois, e o PSB também com dois deputado. No entanto, nem todas essas legendas terão assento no colégio de líderes. Pelo regimento da Casa, só têm representação nesse colegiado, que é onde se definem a pauta do dia e as matérias que terão dispensa de tramitação, apenas os blocos que possuem, no mínimo, três deputados.

Ou seja, por esse critério, só têm assento natural no colégio de líderes apenas o PMDB (com os deputados Nelter Queiroz, Hermano Morais, Gustavo Fernandes e Álvaro Dias), o PROS (com Ricardo Motta, Gustavo Carvalho, Raimundo Fernandes e Albert Dickson) e o PSD (com Galeno Torquato, Disson Lisboa e José Dias). Todos os demais partidos terão que se compor em blocos para terem direito a voz e voto no colegiado.

LÍDERES
No início da legislatura alguns cargos estratégicos no próprio funcionamento das discussões políticas e administrativas da Casa serão definidos: são os líderes.  No caso do líder do Governo na Assembleia, o nome mais provável é do deputado estadual José Dias (PSD). Inclusive, durante a convocação extraordinária para votar o plano de aplicação do empréstimo de R$ 850 milhões, foi ele que atuou como líder do Governo e intermediou as negociações. Já na bancada de oposição, ainda não há definição sobre quem será o líder. Os deputados estaduais eleitos pela coligação contrária a de Robinson Faria têm mantido um discurso de pregar a “independência”, sem uma oposição contundente. Outro posto de líder a ser definido é dos próprios partidos que terão assento no colegiado, no caso o PMDB, PSD e o PROS.

Blocos partidários podem evitar isolamento de bancadas
#SAIBAMAIS#Sem a formação da bancada de três deputados, a alternativa de dez partidos com representação na Assembleia será se comporem em blocos. Em recente entrevista, o deputado estadual Jacó Jácome (PMN) confirmou que vem mantendo conversas para formar um bloco no Legislativo e assim ganhar direito a participar do colégio de líderes.

O deputado Souza (PHS) também confirmou entendimentos, sem revelar com quais partidos estão ocorrendo as negociações.

Para figurarem no colégio de líderes precisarão se compor o PDT (Agnelo Alves), PT do B (Carlos Augusto Maia), PC do B (Cristiane Dantas), PT (Fernando Mineiro), PR (George Soares), DEM (José Adécio e Getúlio Rego), PMN (Jacó Jácome), SDD (Kelps Lima), PHS (Souza) e PSB (Márcia Maia e Tomba Farias).

Alguns partidos, pelos próprios movimentos da campanha de 2014, já tendem a se compor, como é o caso do PT, PC do B e PT do B. Os três deputados dessas legendas integraram a coligação do governador Robinson Faria e permanecem na base.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas